Boa noite! Minha filha fez uma Cirurgia Ortognatica a 15 dias e tem acordado frequentemente com pes

27 respostas
Boa noite!
Minha filha fez uma Cirurgia Ortognatica a 15 dias e tem acordado frequentemente com pesadelos de que estão forçando a mandíbula dela a ficar aberta, ela descreve tudo como se estivesse revivendo a cirurgia, será apenas uma sensação passageira ou caso para psicólogo. Como isso é possível?
Olá! Que bom que você está procurando ajuda! Esse cirurgia pode ter gerado um trauma nela o que tem causado esses pesadelos. Pode ser que com o tempo eles cessem ou não. O ideal seria marcar uma sessão com psicólogo para avaliar, se seria um caso para psicoterapia ou se não é necessário. Caso vocês decidam fazer isso, eu sugiro marcar um horário com um ou uma psicóloga que trabalhe com terapia cognitivo-comportamental, pois é uma forma de terapia que gera ótimos resultados em casos como esse. Espero que a sua filha se recupere! Abraço!

Boa tarde! Provavelmente a experiência com a cirurgia causou um trauma na sua filha. Seria bom marcar uma consulta com psicólogo para um tratamento.
Prezada, seria necessário uma escuta mais aprofundada para entender porque a sua filha continua revivendo a experiência da cirurgia na forma de pesadelos. Esses pesadelos podem cessar sozinhos ou apontar para alguma questão que precisa ser melhor acolhida e escutada. Contar com a ajuda de uma profissional da psicologia poderia ajudar a sua filha a por em palavras o sofrimento que tem experimentado e dessa forma, ajudá-la a elaborar esta experiência, que pelo seu relato foi traumática para ela. De antemão, é muito bom que ela possa contar com o seu apoio e empenho em ajudá-la. Cuidem-se! Abraço
Olá!

Sua filha passou por uma cirurgia dolorosa e pode ter desencadeado um estresse pós traumático, sugiro buscar ajuda de um psicólogo para acolhe-la, ouvi-la e ajuda-la na superação do trauma.
Abraço
Olá!
É possível que cirurgias de alta complexidade, especialmente em pessoas tão jovens, causem o que chamamos de estresse pós traumático.. por vários fatores, dentre eles a mudança de rotinas, as dores e principalmente as que envolvem mudanças na aparência, causando um desconforto com a imagem/identidade (bariátrica, por exemplo).

Seria importante um acompanhamento psicológico antes e depois da cirurgia, para que ela ganhe entendimento sobre sua nova realidade/imagem..

Podemos dizer que sonhos são uma espécie de expressão do inconsciente, então seria importante que ela bote isso pra fora, ressignifique e passe por esse momento com mais cuidado.

Espero que fiquem bem
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 180
Boa noite! Essa cirurgia é bastante delicada. Sua filha pode ter sofrido algum trauma. O que pode ter ocasionado um estresse pós traumático. É de suma importância que ela procure uma psicóloga da Terapia Cognitiva comportamental, que costuma ter êxito nessa área. Desde já me ponho à disposição. Estimo as melhoras de sua filha. Um abraço
15 dias é um tempo bem recente ainda. Cirurgias em geral são traumáticas. Ainda mais ortognática que tem um pós operatório super complicado. Não desaparecendo esses sintomas vocês podem procurar um psicólogo para avaliação.
Olá! Pode ser uma reação da anestesia ou de fato ela precisa ser acompanhada devido um trauma. Busque por um bom Psicólogo Cognitivo Comportamental Racional Emotivo e Hipnoterapeuta.
Olá! O que você descreve indica a investigação do processo que antecedeu a cirurgia, como se deu a mesma e como está sendo o pós-cirúrgico. Processos traumáticos podem se instalar em todas essas fases por diferentes motivos. Dessensibilizar traumas recentes ou distantes possibilita melhores cenários de enfrentamento, menos menos estresse, menos atividade inflamatória e naturalmente mais alívio. Eis as abordagens que podem fazer a diferença em casos como esse: Terapia EMDR + Dor (Pain Management).
Ola! Você esta descrendo algo que esta deixando os pensamentos e sentimentos da sua filha com muita turbulência.
Seria muito importante que ela nesse momento esteja procurando ajuda psicológica, para que tenha possibilidades de olhar para o que esta deixando com medo e insegurança.
O processo antes e após a cirurgia esta sendo um momento delicado para ela, por isso a importância da psicoterapia.
Olá! É comum que as pessoas tenham sonhos ou pesadelos após uma cirurgia ou em situações que geram estresse e ansiedade. É possível que a sensação que sua filha está vivenciando seja reflexo do trauma da cirurgia e dos efeitos colaterais da medicação e anestesia que ela pode ter recebido. É importante que você converse com o médico que realizou a cirurgia e com o psicólogo ou psiquiatra que está acompanhando o caso de sua filha para avaliar se há a necessidade de alguma intervenção específica. Eles podem ajudar a avaliar a situação e orientar quanto às melhores estratégias para lidar com a situação.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 250
A cirurgia pode ter gerado algum tipo de estresse. O psicólogo pode ajudar nesse momento, não deixe de procurar ajuda, mesmo que seja para uma avaliação do caso.
A experiência traumática da cirurgia ortognática pode ser o motivo pelo qual sua filha está tendo pesadelos. É possível que o estresse e a ansiedade da cirurgia estejam afetando a qualidade do sono dela e, consequentemente, levando a esses pesadelos.
Uma das terapias psicológicas que pode ajudar a lidar com essa situação é a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). A TCC pode ajudar a sua filha a identificar e mudar seus pensamentos e comportamentos que possam estar contribuindo para os pesadelos. Além disso, a terapia pode ensinar técnicas de relaxamento e estratégias de enfrentamento para lidar com o estresse e a ansiedade relacionados à cirurgia e aos pesadelos.
É importante lembrar que, mesmo que a terapia possa ajudar, é recomendado que sua filha informe ao médico responsável pela cirurgia sobre os pesadelos para que ele possa avaliar se há alguma complicação física que esteja contribuindo para a situação. Sempre `a disposição.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Olá! Pelo seu relato entendo que a cirurgia da sua filha pode ter causado um impacto psicológico significativo. Neste caso, a psicoterapia pode ajudá-la a ressignificar este momento de angústia.
Olá! Que bom ler sua pergunta aqui, muito importânte esta dúvida.
Olha só, muitas vezes acontecem sintomas de estresse pós traumático após uma cirurgia de risco, cirurgias longas. Vamos lincar o dormir como um medo de estar inconsciente e vulnerável, como ela estava na mesa de cirurgia. Essa sensação de vulnerabilidade leva um nível de estresse elevado gerando alguns sintomas como os que descreveu.
Pode ser passaggeiro, mas pela segurança mental dela, seria interessante buscar um apoio profissional para que esses sintomas sejam solucionados.
Grande abraço!
Olá!
Cada pessoa enfrenta uma cirurgia de maneira diferente. Para alguns, a cirurgia pode significar uma "invasão" no corpo, e o psiquismo pode, inconscientemente, não ter elaboração o suficiente para esta entrada abrupta. Os procedimentos causam dores e mudanças muitas vezes repentinas no corpo. Se isto tem persistido muito ou trazido sofrimento intenso, pode ser interessante uma psicoterapia para ajudá-la a elaborar melhor estas dores e mudanças, para que isto a atormente menos durante o sono ou ao longo da vida. Espero que dê certo!
Olá, boa tarde! A mandíbula tem uma relação muito estreita com várias emoções fundamentais no ser humano: a agressividade, as defesas, a capacidade para interiorizar o que está fora, a capacidade de conter as emoções que se revelam pela boca, a capacidade de esconder o mundo interior, a possibilidade de expulsar aquilo que não é desejado, a denúncia de apetites nem sempre confessáveis. Mexer na mandíbula cirurgicamente é mexer com tudo isso. Dá para entender que sua filha esteja se sentindo invadida em território tão íntimo, onde ela abrigou, durante tantos anos, defesas psicológicas importantes. A ajuda de um psicólogo familiarizado com a linguagem do corpo poderá ser de grande valor para liberar o que está preso na região operada. Se quiser, esteja à vontade para me procurar, acredito poder ajudar.
A psicoeducação é muito importante nesse momento, o que isso significa? Que o sonho descrito por sua filha, corresponde ou tem muita semelhança com o procedimento feito cirurgicamente (toda a cirurgia é feita por dentro da boca), por isso a necessidade de permanecer com a boca aberta. O que tem que ficar claro para ela, é que esse é o procedimento normal para esse tipo específico de cirurgia (Ortognática). No momento em que ela entende o procedimento utilizado, qualquer percepção de agressividade, ou de terem feito algum "mal" a ela, se dissipa. Ao tomar consciência de que toda cirurgia representa um trauma para o organismo, pode experimentar uma sensação maior de acolhimento e conforto. Todo entendimento e esclarecimento, gera alívio. No entanto, caso os sonhos continuem intensos, não cessem, permanecendo com essa temática cirúrgica, procure SIM uma opinião profissional de um (a) psicoterapeuta, de preferência da abordagem Cognito-Comportamental. Essa abordagem por ser mais técnica e diretiva, irá instrumentalizar a sua filha, ensinando técnicas de enfrentamento funcionais, para que ela consiga transmutar essa remanescência traumática. Espero que minha resposta tenha ajudado a esclarecer sua dúvida. Se precisar, estou à disposição. Boa sorte!
Parece-me que esta cirurgia pode ter sido traumática para sua filha e sonhar com ela e uma forma de elaborar este trauma, trabalho este feito pelo inconsciente dela. Mas me parece necessario ter um trabalho de conscientizacao. muitas vezes uma situaçao traumatica é vivida com muita intensidade poque alimenta outras situaçøes de vida muito precoces , que também foram traumaticas. É como se fosse uma cadeia sendo estimulada e a reaçao atual parece fora de proporção. O trabalho psicanalitico serve para que tudo isto seja melhor esclarecido , levando a desaparecimento dos sintomas que, hoje, sao a forma de sua filha expressar o que lhe é difícil de suportar
Olá! É compreensível que sua filha esteja experimentando pesadelos após a cirurgia ortognática. A experiência da cirurgia e as mudanças físicas podem desencadear reações emocionais e psicológicas.

No entanto, se esses pesadelos estão causando angústia significativa ou interferindo na qualidade de vida de sua filha, pode ser útil buscar o suporte de um psicólogo ou profissional de saúde mental. Um psicólogo poderá ajudar a sua filha a processar as emoções e os medos associados à cirurgia, fornecer estratégias de enfrentamento e oferecer suporte durante o processo de recuperação.

Espero que dê tudo certo, abraços!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 250
Olá! Pelo que relata, são sintomas que têm causado um sofrimento significativo, então é interessante que procure o auxílio de um psicólogo sim. Para uma criança/adolescente, uma cirurgia pode ser uma experiência ameaçadora, causadora de ansiedade e até mesmo traumática, o que pode levar à manifestação de reações adversas como o estresse e medo. Um profissional poderá ajudar a sua filha a elaborar melhor e ressignificar essa experiência. Desejo melhoras e fico à disposição. Um abraço!
Olá, fazer uma cirurgia pode ser um momento de bastante ansiedade e, dependendo de cada pessoa e seu contexto, a experiência pode ter levado a um grau de estresse ou ansiedade maior. Penso que você pode avaliar junto a sua filha o quanto ela está sofrendo ou se sentindo prejudicada por essa situação e caso necessário agende consulta com psicólogo. Abraço.
A experiência de sua filha de acordar com pesadelos e sensações de que estão forçando sua mandíbula a ficar aberta pode ser uma reação normal ao estresse da cirurgia ortognática e à ansiedade associada ao procedimento. É importante lembrar que cirurgias podem ser eventos estressantes e que o cérebro processa essas experiências de maneiras diferentes.

Geralmente, após uma cirurgia, as pessoas podem ter sonhos ou pesadelos relacionados à experiência, e isso pode ser uma forma de processar o trauma emocional da cirurgia. Na maioria dos casos, esses pesadelos são temporários e tendem a diminuir à medida que o tempo passa.

No entanto, se esses pesadelos continuarem causando angústia significativa ou interferindo na qualidade de vida de sua filha após um período razoável de recuperação, pode ser benéfico procurar a ajuda de um profissional de saúde mental, como um psicólogo. Um psicólogo pode ajudar a avaliar e tratar qualquer ansiedade ou distúrbio de sono relacionado à experiência da cirurgia, além de fornecer estratégias para lidar com os pesadelos, se necessário.

É importante oferecer apoio emocional a sua filha durante o processo de recuperação e encorajá-la a discutir seus sentimentos e preocupações com você e com um profissional de saúde, caso seja necessário.
Boa tarde! Quando é realizado um procedimento invasivo no corpo, usualmente este tem efeitos importantes também na dimensão psíquica. No caso que a senhora relatou trata-se também de uma adolescente que ainda está em processo de construção da sua imagem. Assim, até certo ponto, é até esperado que ela leve algum tempo para se ajustar a todas estas mudanças. Porém, como a senhora apontou no relato, sua filha tem apresentado sonhos de uma situação de sofrimento importante diante o procedimento. A psicanálise nos ensina que os sonhos são uma expressão de um conflito subjetivo. Nestes momentos de mudanças ou adversidades é importante que se tenha uma escuta qualificada para que torne possível um processo de elaboração das angústias vivenciadas. Vejo que a senhora está atenta aos impactos da cirurgia para sua filha, isso é muito importante também! Acredito que você poderia sim conversar com ela sobre iniciar um acompanhamento neste momento. Espero ter ajudado Abraços!
Sempre que estiver em dúvida sobre se deve ou nao procurar uma ajuda profissional, considere a frequência em que acontece o comportamento indesejado , nesse caso, a frequência com que vem acontecendo os pesadelos. Considere a intensidade e se isso está trazendoo um sofrimento clinicmente significativo para sua filha. As vezes não conseguimos lidar com emoçoes desconfortáveis, e pesadelos envolvem medo, as vezes medos irracionais e improváveis. Sendo esse o caso, você pode procurar ajuda especializada.
Olá, sinto muito pela sua filha. Imagino que ela esteja sofrendo e você também por vê-la assim.
O idela é que você busque ajuda de uma psicóloga para realizar uma avaliação psicológica, pois pela sua descrição é possível que ela esteja sofrendo um Estresse pós-traumático, ocasionado pelo procedimento cirurgico que deve ter sido um momento de muita ansiedade, medo e dor pra ela.
Minha sugestão é que você busque uma psicóloga que seja especialista na abordagem da Terapia Cognitiva-Comportamental, pois é a abordagem que tem mais evidências científicas para tratar os sintomas que foi relatado. Caso seja necessário, a psicóloga encaminhará para acompanhamento com médico psiquiatra, no caso dela precisar realizar algum tratamento medicamentoso, como para os sintomas de ansiedade por exemplo.

Fico à disposição para maiores informações sobre o processo terapêutico!
Bruna Souza Barrada
Psicóloga Clínica Especialista em Saúde Mental da Mulher. CRP 06/165918
O tempo de 15 dias, ainda é um período curto, ela esta em recuperação de uma cirurgia invasiva, que mexeu com sua imagem. Seria bom buscar uma ajuda psicológica, o profissional que ira escutá-la, poderá identificar se trata-se de uma trauma pós traumático ou é algo passageiro.