Boa noite! Minha mãe toma sertralina, Losartana, amitriptilina, alprazolam, glifage e rosuvastatina.

3 respostas
Boa noite! Minha mãe toma sertralina, Losartana, amitriptilina, alprazolam, glifage e rosuvastatina. Ela tomava 3 sertralina e a médica diminuiu pra dois porque ataca o coração. Disse que rosuvastatina não pode tomar com Losartana,e falou pra tomar pra dormir com o amitriptilina e o alprazolam. Mas a dor nas pernas, joelho da minha mãe piorou,e agora é nas costas,e tosse coisa que ela não tinha. Cada médico fala uma coisa,e sempre fica trocando o remédio, isso incomoda muito. Pode tomar essa mistura na hora de dormir o amitriptilina, alprazolam e rosuvastatina? Obrigada!
Olá, sugiro que marque um atendimento para entendermos bem a situação. Porém amitriptilina é uma medicação que sobrecarrega mais o coração, em comparação com sertralina por exemplo. Fico a disposição.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Amitriptilina e alprazolam podem ser usados juntos, mas aumentam o risco de sedação excessiva, sonolência, confusão e prejuízo das habilidades motoras e cognitivas, especialmente em idosos. É fundamental monitorar sinais de sedação intensa, quedas, confusão ou dificuldade para acordar. A rosuvastatina pode ser tomada à noite, pois é o horário de maior eficácia para a maioria das estatinas, e não há contraindicação formal de uso junto com os outros dois medicamentos nesse horário.
Boa noite! Entendo a sua preocupação, porque realmente fica confuso quando há muitas medicações e orientações diferentes. De forma geral, a sertralina não “ataca o coração”, mas em doses mais altas pode exigir maior cautela em pessoas com determinadas condições clínicas, o que pode justificar um ajuste feito pela médica. A losartana e a rosuvastatina podem ser usadas juntas, acredito que ela quis se referir ao fato de que a rosuvastatina deve ser tomada a noite, e não pela manhã. Já a amitriptilina associada ao alprazolam à noite é algo que alguns médicos prescrevem, mas exige cuidado, especialmente em pessoas mais velhas, por aumentar sedação, risco de tontura, quedas e confusão. Dor muscular e nas pernas pode, sim, ocorrer com estatinas como a rosuvastatina, e tosse pode estar relacionada a outras causas, inclusive medicações ou condições clínicas associadas. O ideal é que um único médico faça a revisão completa de todas as medicações, avalie os sintomas novos e decida o que deve ser mantido, ajustado ou suspenso, evitando mudanças fragmentadas. Não é recomendável fazer ajustes por conta própria. Alguns psiquiatras também atuam como médicos clínicos, o que pode facilitar no caso da sua mãe, por ser vista por um único médico. Do contrário, consultar um médico geriatra juntamente com o psiquiatra seria o ideal. Boa sorte, um abraço!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.