Boa noite. Tive o corona vírus em maio, e fiquei por 11 dias sem o paladar e olfato, depois disso, t

3 respostas
Boa noite. Tive o corona vírus em maio, e fiquei por 11 dias sem o paladar e olfato, depois disso, tudo voltou ao normal. Porém, estou a duas semanas com o olfato e paladar diferentes, sinto gostos e cheiros das coisas, do jeito que elas não são, já fui ao médico e não estou com corona vírus de novo, porém ouvir que é uma secuéla. Essas sequelas são irreversíveis ? Ou poderia ser disgeusia ? Agradeço a resposta.
Dr. Pablo Cartaxo
Cardiologista, Médico clínico geral
Campinas
Olá,
Os sintomas de alteração de paladar e olfato secundários à infecção pelo coronavírus podem demorar um pouco mais para se resolver. Em torno de 30 dias. Então fique tranquilo.
Alguns exercícios olfatórios são indicados para antecipar a melhora, onde você deve cheirar sentir odores diferentes (algo cítrico, algo adocicado, etc...), repetindo algumas vezes aos dias.
Em geral esses sintomas são reversíveis.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Solange Ayala
Médico clínico geral, Especialista em dor, Nutrólogo
São Paulo
Olá! Estudos são realizados diariamente em busca de evidências sobre os sintomas e possíveis sequelas da infecção pelo coronavírus, e até o momento não há sinais de que esses sintomas são irreversíveis. Eles costumam voltar ao normal geralmente, no prazo de 15 a 60 dias.
Entre os tratamentos adotados está o treinamento olfatório. Existem alguns exercícios olfatórios como opção, com pouca contraindicação e efeitos colaterais, em que o paciente é exposto a diferentes fragrâncias para estimular a recuperação do olfato. Essa exposição gera maior estímulo às terminações nervosas que estão ali e tem sido bastante positiva na recuperação do olfato.
Espero ter ajudado!
Dr. Guilherme Condé
Médico clínico geral, Generalista
Barueri
Olá, entendo sua preocupação, isso realmente incomoda bastante.

Alterações tardias do olfato e paladar podem ocorrer após a COVID-19 e são consideradas uma forma de sequela. Na maioria dos casos, essas alterações não são irreversíveis e tendem a melhorar gradualmente ao longo do tempo.

Uma teleconsulta pode ajudar a diferenciar disgeusia e orientar medidas que auxiliem na recuperação.

Atenciosamente.

Especialistas

Carlos Roberto Mota Moura

Carlos Roberto Mota Moura

Generalista

Limoeiro

William Zammataro Júnior

William Zammataro Júnior

Médico clínico geral

Valinhos

Igor Fraga

Igor Fraga

Infectologista

São Paulo

Socorro Azevedo

Socorro Azevedo

Generalista

Belém

Camila Vicentini de Araujo

Camila Vicentini de Araujo

Generalista

São Paulo

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 5453 perguntas sobre Coronavírus COVID-19
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.