boa noite. tomo omeprazol vários anos seguidos, todos os dias, estou com afinamento dos ossos dos punhos
boa noite. tomo omeprazol vários anos seguidos, todos os dias, estou com afinamento dos ossos dos punhos e pernas, será que tem relação com o omeprazol ? tem como recuperar a densidade óssea?
2 respostas
O omeprazol pertence à classe dos inibidores de bomba de prótons (IBP), medicamentos utilizados para reduzir a acidez do estômago. A elevação do pH gástrico pelo IBP, pode reduzir a absorção de cálcio. No entanto, ainda é controverso o papel do omeprazol na ocorrência de osteoporose e fraturas. No seu caso, precisamos avaliar várias questões: 1) você recebeu o diagnóstico de osteoporose?; 2) se sim, outros fatores de risco para osteoporose já bem estabelecidos precisam ser avaliados (como: idade, menopausa, tabagismo atual, uso de glicocorticoide, história familiar de osteoporose e fraturas, entre outros; 3) é muito importante avaliar estes fatores de risco, pois muitos deles podem ser corrigidos, além do tratamento especifico para a osteoporose. A mensagem que gostaria de deixar é que a osteoporose é uma doença silenciosa, que precisa ser diagnosticada precocemente e tratada, para evitar fraturas. Converse com seu médico. Um abraço!
Obtenha respostas com a consulta online
Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.
Existem alguns estudos que sugerem a associação do uso de inibidores de bomba ( no seu caso, o omeprazol) com o aumento do risco de fraturas osseas. Um estudo australiano de 2015 mostrou que o maior risco é com o uso de esomeprazol e associado a dose utilizada. Seu médico precisa avaliar quais são os benefícios do uso de omeprazol no seu caso e a necessidade ou não de tratamento da osteoporose. O maior objetivo é evitar mais perda de massa óssea.
Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.

