Boa tarde, às vezes (diariamente) me incômodo em estar no corpo feminino, gostaria de saber qual esp

26 respostas
Boa tarde, às vezes (diariamente) me incômodo em estar no corpo feminino, gostaria de saber qual especialidade eu deveria consultar primeiro, psicólogo, psiquiatra ou ambos concomitantemente?

Agradeço.
O acompanhamento do transtorno de identidade envolve uma série de especialidades, mas tanto o psiquiatra quanto o psicólogo estão habilitados para te ajudar nesse direcionamento. Boa sorte!

Você pode buscar o Psicólogo primeiramente para te ajudar identificar essa questão e em que nível de incômodo você está. Caso seja necessário, ele irá te orientar a buscar o Psiquiatra.
Olá. Importante buscar um profissional que ajude você a se perceber, se reconhecer e principalmente ajuda-la a descobrir a origem destes incomodos. Um psicólogo pode auxiliar neste processo, que passa principalmente pelo reconhecimento e aceitação de quem você verdadeiramente quer é. Tente e Seja Feliz
Olá
É preciso compreender melhor esse desconforto que fala brevemente, então buscar ajuda na terapia pode ser valioso. Terá espaço de fala e reflexão sobre essa realidade que refere, encontrará apoio para sentir-se melhor com a própria identidade.
Se for necessário avaliação psiquiátrica por alguma condição que seja identificada no processo terapêutico, será encaminhada.
Nesse momento, as possibilidades de terapia on-line/remota tornam essa busca mais próxima. Espero ter ajudado a considerar essa possibilidade de buscar a terapia com psicólogo/terapeuta para sentir-se melhor.
Sugiro ginecologista, psiquiatra e psicólogo, além de outros encaminhamentos que os médicos solicitarem.
Sendo bem objetivo, acredito que, inicialmente, um psicólogo especialista em sexualidade seria o profissional mais adequado para a sua consulta. A partir da sua queixa, ele poderá avaliar a necessidade em buscar outros especialistas. Um abraço
Olá!
Precisaríamos entender se esse incômodo está relacionado à identidade de gênero ou há outros aspectos que devemos nos atentar. Sugiro que seu contato inicial seja com um psicólogo para identificar qual a sua queixa e contexto em que você está inserida. A partir disso, encaminharemos para os profissionais necessários ou indicaremos qual o acompanhamento psicoterápico poderá te ajudar.
Um abraço
Para que fique claro e tenha certeza do que buscar, é importante saber a diferença destes dois profissionais. Psiquiatras e psicólogos são capacitados para cuidar da mente humana. No entanto, os psicólogos são os profissionais responsáveis por ajudar o indivíduo a compreender e enfrentar os problemas observando suas emoções, sentimentos, pensamentos e comportamento, enquanto o psiquiatra é o responsável por prescrever medicamentos com intuito de aliviar os sintomas. Portanto, o ideal é que você busque ajuda de um profissional PSICÓLOGO e juntos identifiquem as suas demandas, isso inclui avaliar a necessidade de um psiquiatra.
Costuma ser um trabalho multidisciplinar, mas como meus colegas citaram acima, sugiro buscar ajuda de um psicólogo para te ajudar a compreender melhor seus sentimentos e esse incômodo e juntos vocês podem analisar a necessidade de outros profissionais.
Olá, acredito que a ajuda de um profissional de psicologia, será muito importante para te auxiliar compreender sobre esse desconforto e se necessário o próprio te indicará outro profissional
O psicólogo vai ajudar e muito no conhecimento de sua emoções e o porquê deste desconforto com esta imagem que não reflete como vc se vê, mas este trabalho , como alguns colegas ja se pronunciaram é multidisciplinar, o aconselhamento psicológico , é uma das etapas ! O profissional escolhido vai te orientar quais outros especialistas vc deve procurar no tempo adequado ! Um abraço
Inicialmente sugiro um Psiquiatra e que você possa ter também um acompanhamento psicoterápico. Desejo que fique bem!
Olá, primeiramente seria interessante buscar um psicólogo para entender melhor a origem desse desconforto. Perceber quais sentimentos e eventos da sua história de vida contribuem para que você se veja dessa forma. Em um segundo momento, junto com seu terapeuta, buscar outras possibilidades de ajuda profissional. De qualquer forma, é importante que você se entenda e saiba lidar com suas dificuldades internas. Boa sorte!
Quando a não aceitação do próprio corpo põe em risco a saúde física da mulher para se encaixar em padrões estéticos, é necessário repensarmos a construção da nossa autoestima e segurança.

Lá na infância os pais ou responsáveis possuem papel fundamental no desenvolvimento da autoestima e segurança das crianças, seja na elaboração da autonomia, através de elogios e mesmo permitindo que as crianças lidem com suas frustrações. Mas em uma sociedade que exige padrões estéticos, muitas vezes os próprios pais já transmitem para a criança alguns reforços sem perceberem porque também apreenderam esses valores.

Nas lojas de brinquedo dificilmente crianças que fogem dos padrões impostos, conseguem se enxergar em uma boneca por exemplo ou em uma personagem de filme. Mais tarde na adolescência, a mídia nos bombardeia com comerciais, produtos e capas de revista que estampam quase sempre mulheres magras, altas, brancas e produtos que prometem reduzir medidas. As protagonistas de novelas e séries juvenis também reforçam um estereótipo e muitas mulheres não se reconhecem no que veem.

Além disso, na adolescência o corpo das meninas passa por uma profunda transformação, os seios crescem, o corpo antes sem forma passa a adquirir curvas, os hormônios geram espinhas, vem a primeira menstruação e a partir daí muitos conflitos psíquicos desde o estranhamento do próprio corpo até a necessidade de pertencimento tomam conta dessa fase.

É nela que surgem também os primeiros relacionamentos afetivos e consequentemente cobranças internas para se sentir aceita. Essa busca incessante pela aceitação dentro de um padrão definido pode ocasionar crises de ansiedade, transtornos alimentares, vícios, uso abusivo de álcool ou drogas e depressão.

A adolescente que se prepara para entrar na fase adulta pode evitar o convívio social e sua capacidade de manter relacionamentos saudáveis é prejudicada porque sua autoimagem está distorcida. Autoestima está intimamente ligada com a sensação de merecimento.

Muitas vezes essa mulher que sofre com sua insegurança nem consegue enxergar quais são suas qualidades, porque as atribuições que ela dá ao seu corpo se sobrepõe ao que ela é na sua essência. Esse sofrimento torna necessário a busca de um psicólogo que irá trabalhar junto com ela a desconstrução dessa necessidade em se sentir pertencente ao mundo somente se tiver dentro de um padrão estético. Procurar help irá ajudá-la a reestruturar os pensamentos disfuncionais sobre si mesma oferecendo um novo significado para os momentos traumáticos e vivências mais saudáveis e libertadoras sobre quem de fato é.
O psicólogo pode te ajudar inicialmente entender melhor o que está acontecendo e te orientar na compreensão deste desconforto.
Um abraço!
A existência de uma possível diferença entre o sexo e o gênero pode causar um estranhamento que gera sofrimento, neste caso é indicado a busca de um psicanalista.
Seria muito importante você buscar uma compreensão quanto a esse conflito. O psicólogo pode te dar as orientações necessárias a sua questão! Boa caminhada para você!
Penso que tu podes definir sua resposta a partir da distinção entre os profissionais que cita. Um psiquiatra te avaliará para definir se teu diagnóstico necessita uso de medicação psiquiátrico (alguns realizam tratamento psicoterápico também). Já um psicólogo clínico irá te ouvir, sem necessariamente fechar um diagnóstico, mas te apoiando em refletir sobre tuas inquietações e implicações no que te incomoda, bem como pensar se é caso de buscar outros profissionais.
Psicóloga.
O ideal é buscar primeiramente um Psicólogo para poder se entender e posteriormente o psicólogo lhe encaminhará ao psiquiatra se for necessário.
Busca um profissional da psicologia. Avalie se esse profissional parece adequado pra atender essas questões. Infelizmente, alguns profissionais deixam o preconceito permear a prática. Mergulhando um pouco mais nessas questões você pode encontrar caminhos mais satisfatórios pra você ser feliz e plenx.
Procure um profissional de Psicologia. Com acolhida e profissionalismo, ele poderá lhe ajudar olhar com mais cuidado e atenção para seu conflito e a traçar estratégias eficazes para amenizar o sofrimento. Boa sorte!
Olá! O psicólogo (preparado para receber esta demanda) pode ser o primeiro profissional a lhe auxiliar em suas reflexões acerca desta questão. Caso este incômodo esteja associado a uma disforia de gênero, o acompanhamento é multiprofissional, contudo, o psicólogo é indispensável neste processo.
Olá!
Como já expressado pelo colegas, quando qualquer desconforto em relação a sua imagem surge, é preciso saber melhor de onde vem e o porque.
Nesse momento de confusão é importante que você procure a ajuda de um profissional que possa te auxiliar nesse período de descobertas. Um terapeuta (psicólogo) que tenha no foco do seu trabalho a sexualidade pode te ajudar a entender esse momento e te fortalecer para enfrentar os diversos olhares que irão te incomodar. É importante frisar que você não passe por esse momento sozinha(o), se você já sabe o que quer, siga em frente.
Olá! Inicialmente te recomendo a buscar um psicólogo para acolher você e sua demanda. O mais importante é você se sentir bem consigo mesma, independente de rótulos e um psicólogo é o profissional mais adequado para te ajudar com a autoaceitação. Fico à disposição. Abraço! Esther Araújo
Penso que psicoterapia vai te trazer mais entendimento e clareza sobre seus sentimentos e pensamentos, minha orientação seria começar por psicólogo. Abraço