Boa tarde! Faço hemodiálise, descobrir ano passado o hipotireoidismo, o endócrino começou com Puran

2 respostas
Boa tarde! Faço hemodiálise, descobrir ano passado o hipotireoidismo, o endócrino começou com Puran de 50, e há 2 meses aumentou para 62.5, desde então tenho sentido fraqueza nas pernas quando estar calor, parece vasodilatação, não estou com anemia que justifique essa fraqueza, e só ocorre no calor, tem me incomodado muito pois estamos no verão, além do Puran tomo remédio de pressão ( losaratana 50, alondipino de 5 e atensina de 100) será que o ideal é diminuir?
O ideal é reavaliar o exame laboratorial; como já faz 2 meses da mudança de dose já é possível verificar se será necessário ajuste

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Arthur Henrique Caixeta da Conceição
Endocrinologista, Pediatra, Médico clínico geral
Campinas
O calor provoca, naturalmente, a dilatação dos vasos sanguíneos (vasodilatação) para resfriar o corpo. Quando você associa isso a medicamentos potentes como o Anlodipino e a Atensina:

Anlodipino: É um dilatador direto dos vasos. No calor, ele pode causar mais inchaço e a sensação de pernas pesadas ou "moles".

Efeito Hipotensor: No calor, a pressão tende a cair naturalmente. Se você mantém a mesma dose de três remédios de pressão (Losartana, Anlodipino e Atensina), sua pressão pode estar ficando baixa demais nos dias quentes, o que causa essa fraqueza súbita.

2. O Puran T4 e o Coração
O aumento da dose do Puran (de 50 para 62,5 mcg) faz o metabolismo acelerar.

Os hormônios da tireoide aumentam a sensibilidade do corpo às catecolaminas (como a adrenalina) e podem interferir na forma como o coração e os vasos reagem ao calor.

Em pacientes renais, o equilíbrio entre o hormônio tireoidiano e os remédios de pressão é muito delicado. Se o Puran estiver "alto" para o seu corpo agora, ele pode aumentar a frequência cardíaca, o que, somado à vasodilatação do calor, gera essa exaustão muscular nas pernas.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.