Boa tarde fiz a simpatectomia por duas vezes e não tive resultado, estou transpirando ainda mais pel

2 respostas
Boa tarde fiz a simpatectomia por duas vezes e não tive resultado, estou transpirando ainda mais pelo corpo todo principalmente nas axilas como posso estar amenizando isso?
Dr. Bernardo Nicola
Cirurgião torácico
Recife
Esse fato é bastante raro, visto que a simpatectomia torácica tem uma eficácia muito elevada para hiperidrose axilar. Existem estratégias para reduzir tanto a hiperidrose compensarória como a própria hiperidrose axilar refratária, mas somente o seu cirurgião pode entender melhor o caso após duas tentativas de cirurgia sem o resultado esperado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Rodrigo Miquelanti Melo
Cirurgião torácico
Uberlândia
Boa tarde. Quando a simpatectomia não traz o resultado esperado ou ocorre piora importante do suor em outras regiões do corpo, geralmente estamos diante de hiperidrose compensatória ou de falha terapêutica parcial da cirurgia. Infelizmente, repetir a simpatectomia nem sempre resolve e pode até aumentar a sudorese compensatória em alguns pacientes.

Nessa situação, o mais importante é uma reavaliação com especialista em hiperidrose para entender exatamente quais regiões estão sendo mais afetadas e definir o melhor tratamento para controle dos sintomas. Hoje existem alternativas que podem ajudar bastante, principalmente para axilas, como uso de antitranspirantes específicos, medicamentos via oral para reduzir a sudorese, aplicação de toxina botulínica e tecnologias como micro-ondas para hiperidrose axilar em alguns casos.

Como você relata suor intenso pelo corpo todo, o tratamento costuma focar mais em controle clínico e melhora da qualidade de vida do que em novas cirurgias, porque novas abordagens cirúrgicas geralmente têm benefício limitado nessa fase e podem aumentar os efeitos compensatórios.

Vale a pena procurar acompanhamento especializado para montar um plano individualizado e tentar encontrar a combinação de tratamentos que lhe dê mais conforto no dia a dia.

Especialistas

Rodrigo Miquelanti Melo

Rodrigo Miquelanti Melo

Cirurgião torácico

Uberlândia

Agendar uma visita
Sandino Ragnini Sá

Sandino Ragnini Sá

Cirurgião torácico

Florianópolis

Agendar uma visita
Rodrigo Pires de Souza Lima

Rodrigo Pires de Souza Lima

Cirurgião torácico, Endoscopista

Aracaju

Agendar uma visita
Eudes Carvalho Assis Filho

Eudes Carvalho Assis Filho

Cirurgião torácico

Brasília

Agendar uma visita
Danilo Caribé

Danilo Caribé

Cirurgião torácico

Guarulhos

Agendar uma visita
André  Dellareti

André Dellareti

Cirurgião torácico

Belo Horizonte

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 219 perguntas sobre Simpatectomia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.