Boa tarde, Fiz o uso de um medicamento vellija por quase 9 anos para tratamento de ansiedade e sí

2 respostas
Boa tarde,

Fiz o uso de um medicamento vellija por quase 9 anos para tratamento de ansiedade e síndrome do pânico. Em 01/2026 a psiquiatra recomendou o desmame gradual (17 dias) e após esse período iniciar com venlafaxina de 37.5. Estou há um mês com essa dose e tendo crises fortes diárias e crises que nunca tive, tomando alprazolam e ansitec todo dia. Mal consigo sair de casa. Provavelmente deve aumentar a dose. Vocês acham que foi a melhor decisão ou deveria voltar para o vellija e associar outro remédio?
Bom dia!

Obrigado por compartilhar como está se sentindo. Mudanças na marca do medicamento podem, em alguns casos, afetar a resposta, embora a substância ativa seja a mesma. Crises de pânico recentes após a troca podem indicar necessidade de avaliação do seu tratamento. Não é recomendado voltar à marca anterior por conta própria sem orientação médica.

O tempo para o efeito do escitalopram estabilizar pode variar, mas geralmente alterações significativas são percebidas em 2 a 4 semanas, dependendo de cada pessoa e da dose. É importante avaliarmos seu caso individualmente para ajustar a medicação de forma segura.

Se desejar, podemos marcar uma consulta para revisar seu tratamento e acertar novamente eles para evitar essas crises que atrapalham seu dia!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Boa noite! Se essa transição está lhe causando tanto incômodo e sofrimento, entre em contato com sua psiquiatra para que ela possa alterar a prescrição de modo a lhe deixar mais confortável. Transições costumam ser difíceis, mas não devem ser insuportáveis a esse ponto. O velija e a venlafaxina são medicamentos da mesma classe, os antidepressivos "duais": inibidores da recaptação de serotonina e noradrenalina e possuem um perfil de eficácia semelhante, ou seja, não há um melhor que o outro, há o que melhor se adapta ao seu organismo. Se você se adapta melhor ao Velija, converse com sua psiquiatra para entender a razão da troca. Desejo melhoras!!

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1263 perguntas sobre Venlafaxina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.