Boa tarde,meu marido é diabético tipo 2,a quase um mês atrás a glicose dele ficou muito alta 434,tem

2 respostas
Boa tarde,meu marido é diabético tipo 2,a quase um mês atrás a glicose dele ficou muito alta 434,tem 15 dias que ele foi no Endócrino,e ele receitou o Forxiga 10mg,tem duas semanas que o meu marido tá tomando esse remédio,e ele tá ficando com a visão muito embaçada,isso pode ser efeito do remédio?
E ele já toma o Glifage XR 500mg a mais de quatro anos.
Desde já,obrigada.
Níveis glicêmicos muito elevados podem ocasionar alterações visuais, turvação, seria necessário avaliar os níveis glicêmicos dele, fazendo dextros para saber se a introdução da medicação já está ajudando no controle ou se será necessário ajuste e futuramente quando bem controlado fazer avaliação oftalmológica de rotina.

Boa tarde! É compreensível que você esteja preocupada com a saúde do seu marido, especialmente considerando a recente alteração na visão dele após o início do tratamento com Forxiga (dapagliflozina) para o diabetes tipo 2. A dapagliflozina é um medicamento que ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, fazendo com que o excesso de glicose seja eliminado através da urina, o que pode ser particularmente útil para pessoas com diabetes tipo 2. O Glifage XR (metformina) é outro medicamento comumente prescrito para o tratamento do diabetes tipo 2, atuando para melhorar o controle da glicemia.

A visão embaçada pode ser um sintoma de variações nos níveis de glicose no sangue. Tanto níveis muito altos quanto muito baixos de glicose podem afetar temporariamente a capacidade do olho de focar, levando à visão embaçada. Isso é mais comumente observado quando há mudanças significativas nos níveis de glicose, como as que podem ocorrer com o início de um novo tratamento para o diabetes.

Embora a visão embaçada não seja um efeito colateral comumente associado diretamente ao Forxiga, é importante considerar o impacto geral do controle do diabetes na saúde ocular. Alterações na visão podem ser um sinal de que os níveis de glicose no sangue não estão adequadamente controlados, ou podem indicar o desenvolvimento de complicações do diabetes, como o edema macular diabético ou a retinopatia diabética, que requerem avaliação e tratamento por um especialista.

Na abordagem da medicina integrativa, é crucial considerar todos os aspectos da saúde do seu marido, incluindo o controle do diabetes, a saúde ocular e o bem-estar geral. Seria aconselhável que ele consultasse o endocrinologista que prescreveu o Forxiga, bem como um oftalmologista para uma avaliação detalhada da saúde ocular. O oftalmologista pode determinar se as mudanças na visão estão relacionadas ao controle do diabetes ou se há outras condições oculares em jogo.

Além disso, a medicina integrativa enfatiza a importância de uma abordagem holística para o manejo do diabetes, que pode incluir ajustes na dieta, aumento da atividade física, controle do estresse e outras intervenções de estilo de vida, juntamente com a medicação. Essas estratégias podem ajudar a melhorar o controle glicêmico e a saúde geral, potencialmente reduzindo o risco de complicações.

É fundamental que qualquer mudança na visão seja avaliada por profissionais de saúde para garantir que as medidas apropriadas sejam tomadas para proteger a saúde ocular e o bem-estar geral do seu marido.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.