Boa tarde. Minha bebê tem um mês, ela mama e assim que tiro do peito não passa nem 1 minuto e ela se

2 respostas
Boa tarde. Minha bebê tem um mês, ela mama e assim que tiro do peito não passa nem 1 minuto e ela se golfa toda. É normal? Ela não estava assim antes, começou quando foi chegando perto de fazer 1 mês.
Dr. Heitor Oliveira
Homeopata, Pediatra, Médico de família
Piracicaba
Nessa fase de um mês de vida, é muito comum que esse quadro apareça ou se intensifique. O que sua bebê tem, muito provavelmente, é o que chamamos de refluxo fisiológico.

Isso acontece porque o "ajuste" entre o esôfago e o estômago ainda é muito imaturo; é como uma válvula que ainda não fecha direito. Como a dieta é exclusivamente líquida e o volume de leite ingerido aumenta naturalmente quando o bebê completa um mês, o estômago fica mais cheio e o leite acaba voltando com facilidade.

Se ela estiver ganhando peso adequadamente, estiver ativa e não demonstrar sinais de dor intensa (o que chamamos de "golfador feliz"), esse processo é considerado normal e tende a melhorar conforme o organismo amadurece. Na pediatria com olhar homeopático, observamos se esse refluxo não está causando irritabilidade ou inflamação, buscando sempre o equilíbrio do sistema digestivo de forma suave. O ponto de atenção deve ser apenas se houver perda de peso, engasgos frequentes ou se a bebê demonstrar muito sofrimento ao golfar.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
É muito comum bebês menores de um ano apresentarem refluxo fisiológico, que é o retorno do leite por imaturidade do sistema esofágico (bebês nessa idade não tem o esfíncter esofágico bem desenvolvido - que é uma estrutura que "segura" o alimento no estômago - favorecendo o retorno do conteúdo líquido. Porém, sempre devemos avaliar sempre o crescimento e desenvolvimento deste bebê. Por isso, é necessário acompanhamento regular e contínuo em consulta de rotina.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.