Boa tarde!!! Minha vitamina B12 esta em 453 pg/ml, ja vi outros medicos falando, que o ideal é acima
Boa tarde!!! Minha vitamina B12 esta em 453 pg/ml, ja vi outros medicos falando, que o ideal é acima de 600 até 800. Tomo B12 comprimidos, ja tomei em gotas e não sobe. Estou tomando uma dos Estados Unidos que meu filho trouxe e deu uma subidinha, ja que era em torno de 300. Seria por causa do Glifage XR? tomo 4 ao dia. Qual é o numero ideal? Talvez fosse melhor a injetavel no meu caso?
5 respostas
Olá, tudo bem? O Glifage interfere na absorção da vitamina b12. O ideal seria passar em consulta para verificar melhor forma de administração e horários. Abraços.
Obtenha respostas com a consulta online
Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.
Olá, uma dosagem de vitamina B12 acima de 400 não é baixa, mas níveis consideráveis ótimos são entre 500 e 1000pg/mL. O uso contínuo de metformina diminui a absorção da Vitamina B12. O ideal para você é vitamina B12 sublingual porque não depende de absorção do trato digestório; a vitamina B12 intramuscular também é uma excelente opção para você.
Você tocou num ponto que gera muita confusão — e tem razão em questionar. A referência laboratorial de B12 (que vai de ~190 a 900 pg/mL dependendo do laboratório) não reflete o que é ótimo para a saúde — reflete apenas a faixa da população "normal". Na prática clínica, especialmente em medicina preventiva e psiquiatria nutricional, existe consenso de que valores abaixo de 400 a 500 pg/mL já podem estar associados a sintomas sutis: fadiga, névoa mental, irritabilidade, formigamentos — mesmo estando dentro da faixa "normal" do laboratório. A meta de 600-800 pg/mL que os médicos mencionaram é a faixa funcional — onde a B12 atua de forma mais eficiente como cofator nas reações metabólicas. Sobre o motivo de não subir: a absorção da B12 oral depende do fator intrínseco no estômago. Em algumas pessoas, por variações genéticas (polimorfismos no gene FUT2, por exemplo) ou uso de certos medicamentos (como metformina), a absorção oral é reduzida. Nesse caso, a suplementação sublingual ou intramuscular tende a ser mais eficaz. Valeria checar também a forma que está usando: metilcobalamina é melhor absorvida e utilizada que a cianocobalamina. Isso merece uma avaliação nutricional individualizada para descobrir por que a suplementação não está funcionando como deveria. (Resposta informativa — não substitui consulta médica.)
Uma B12 de 453 não é necessariamente baixa, ela estar entre 600 e 800 seja um valor mais desejável. O Glifage pode reduzir a absorção da B12, principalmente em doses altas e no uso prolongado. A forma injetável não é obrigatoriamente melhor; a escolha depende dos sintomas e de outros exames. Fico à disposição para avaliar seu caso!
Perguntas semelhantes
- Fiz exames de hormônio e minha testosterona estava baixa, fiz reposição somente de 2 dosagem que era
Tenho pedra na vesícula e gordura grau 3 no fígado, posso tomar açaí puro com quinoa em flocos sem g
Com relação a tumores de mama positivos para receptores de estrogênio, alimentos com fitoestrogênios
Tenho 62 anos, fiz HT e fui diagnosticada com sarcopenia. Já faço musculação; para ajustes nos suple
Minha irmã está com câncer colorretal. Tem diarreia com sangramento. Que alimentos e suplementos pos
Ainda procurando respostas? Faça uma nova pergunta
Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.

