Boa tarde! Pode acontecer de no segundo dia do aumento da dosagem aumentar a ansiedade?

Boa tarde! Pode acontecer de no segundo dia do aumento da dosagem aumentar a ansiedade?

5 respostas


Dosagem de quê?

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


SIM, QUALQUER AUMENTO PODE PIORAR NOS PRIMEIROS DIAS, MAS É NECESSARIO REVER O DIAGNOSTICO E AS MEDICAÇÕES EM USO


Olá! Sim, isso pode acontecer. Durante os primeiros dias após o início ou aumento da dose da sertralina, é relativamente comum que algumas pessoas percebam uma maior ansiedade, agitação ou até insônia. Esse efeito costuma ser transitório, e tende a melhorar conforme o organismo se adapta ao medicamento, geralmente em algumas semanas. Apesar de ser esperado em alguns casos, é sempre importante relatar esses sintomas ao médico que acompanha você. Ele poderá avaliar se é necessário ajustar a dose, orientar estratégias para esse período inicial ou, em casos específicos, associar outra medicação temporariamente para aliviar o desconforto.


Sim. É comum que nos primeiros dias de aumento do antidepressivo haja um aumento da ansiedade. Esse é um efeito passageiro na grande maioria dos casos. Estou à disposição caso haja mais dúvidas.

Dr. Ronieri Borges

Dr. Ronieri Borges

Psiquiatra

Rio de Janeiro

Agendar consulta

Boa tarde! Sim, é possível que, nos primeiros dias após o aumento da dosagem de um medicamento psiquiátrico, como antidepressivos ou ansiolíticos, você sinta um aumento temporário da ansiedade. Isso ocorre porque o organismo ainda está se adaptando à nova quantidade do medicamento, e os efeitos colaterais iniciais podem incluir agitação, nervosismo, insônia e, justamente, aumento da ansiedade. Esse desconforto costuma ser transitório e tende a diminuir conforme o corpo se ajusta, geralmente em algumas semanas. Porém, se a ansiedade aumentar muito ou persistir por mais tempo, é importante comunicar seu médico, pois pode ser necessário reavaliar a dose ou o medicamento. Nunca interrompa ou altere a medicação sem orientação profissional. Lembre-se que o tratamento psiquiátrico é um processo, e pequenas variações fazem parte da adaptação. Estou aqui para ajudar e apoiar você durante essa fase.

Dr. Pablo Leal

Dr. Pablo Leal

Endocrinologista

Rio de Janeiro

Agendar consulta

Ainda procurando respostas? Faça uma nova pergunta

  • • A pergunta é anônima

  • • Faça uma pergunta específica

  • • A pergunta vai para especialistas, não para um médico específico

  • • Não substitui uma consulta médica

  • • Não serve para confirmar diagnósticos

  • • Não publicamos informações sobre dosagem de medicamentos


Escolha o especialista para quem deseja direcionar sua pergunta
Usaremos apenas para notificá-lo sobre a resposta. Não será visível publicamente.

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.