Boa tarde. Preciso viajar de avião pela primeira vez agora em dezembro, mas estou com muito medo. T

15 respostas
Boa tarde.
Preciso viajar de avião pela primeira vez agora em dezembro, mas estou com muito medo. Tenho TAG e ataques de pânico, já iniciei a terapia mas ainda não percebo uma melhora. O que posso fazer?
Olá! Em primeiro lugar parabéns por procurar ajuda. A eficácia da psicoterapia para TAG vai depender muito do tempo de exposição e da gravidade do quadro. Além disso, seria interessante saber se você tem monitorado seus resultados para mensurar a eficácia da terapia em seu cotidiano. Consegue notar se existem situações onde você consegue perceber uma diminuição nos sintomas? A diminuição dos sintomas costuma ser gradual e verificável em situações onde você sabe que eles irão aparecer. Abraços.

Olá! Todo evento ansioso está baseado em um futuro que você não tem controle e que de alguma forma pode te causar mal, certo? Tendo isso em mente você deve testar gradativamente os estimulos que te causam desconforto emocional e verificar se eles te causaram ou não mal. Se fizer isso sistematicamente poderá comprovar a eficácia de seu processo terapêutico. Aliado a isso, é importante desenvolver a habilidade de pensamento crítico. Entenda as estatísticas frente a sua catastrofização.
Tem uma técnica de Bernard Rangé que se chama "Acalme-se". Procure sobre, pois poderá te ajudar!
Espero que sua viagem seja incrível!
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia breve - R$ 250
É comum no tratamento de fobias, seja uma claustrofobia, que é o medo de permanecer em lugares fechados, uma aracnofobia, que é o medo de aracnídeos, ou uma aerofobia, que é o medo de voar de avião/helicóptero, que é o seu caso, o uso de técnicas de dessensibilização sistemática.
Dessensibilização sistemática consiste em expor o indivíduo gradualmente aos estímulos ansiogênicos/ panicogênicos, que são, em suma, aqueles que causam ansiedade/pânico no indivíduo. Ademais, a dessensibilização sistemática consiste no uso de técnicas que expõe o indivíduo de forma indireta ao estímulo aversivo, isto é, não ao estímulo em si e de fato, mas em projeções e muitas vezes simulações desse estímulo, como realidade virtual e/ou outras técnicas possíveis de serem simuladas em terapia/consultório.
O ideal seria conversar com sua psicóloga ou trocar de profissional. Tag, ataques de pânico e fobia de avião requerem um tratamento bem preciso e te auxiliar nessa situação.
Olá, sabendo que já passa por psicoterapia, gostaria de te perguntar, você diz estar com medo, mas medo exatamente do que? Do avião cair, do medo de altura, de ter pânico dentro do avião? Etc. Faça essa auto analise. Pois cada medo, requer um caminho de autocura diferente. Exemplo, se seu medo for ter pânico, já passe no seu psiquiatra que te diagnosticou e pergunte a ele a possibilidade de levar um remédio certo, para que a crise seja controlada. E dentro da psicologia positiva e tcc, temos técnicas que te ajudam a identificar os primeiros sinais da ansiedade , e assim controla-los antes que se entre em uma crise. Lembre-se que um dos maiores sintomas da ansiedade é exatamente você se "Pré ocupar" com o que pode vir acontecer e essa preocupação se não controlada, gera o medo de ter os sintomas e assim, sua ansiedade vai aumentando até que tenha a crise.
Caso seu medo seja do avião cair, indico conversar com pilotos, amigos que voam bastante, leia sobre a segurança dos aviões de hoje etc.. E psicologicamente vá trabalhando esse auto controle que te indiquei.
Boa sorte!!!E espero que tenha uma ótima viagem!!!!

Espero que você tenha uma ótima viagem.
Olá! Que bom que já está em psicoterapia! É importante ressaltar que, para cada quadro, existe um tratamento específico (que apresenta maior eficácia comprovada). No caso de fobias, o mais recomendado são tratamentos de dessensibilização sistemática, que é uma técnica muito conhecida para psicólogos que trabalham com Análise do Comportamento ou Terapia Cognitivo Comportamental como abordagens. Você pode se informar com sua terapeuta se ela trabalha com práticas baseadas em evidências, ou mesmo se é essa estratégia que está sendo utilizada e, caso necessário, é possível buscar uma segunda opinião/avaliação. Espero que tenha ajudado e estou aqui caso precise.
Olá. Nesse 1o momento, talvez aumentar o número de sessões de psicoterapia e juntos também analisarem outras composições de tratamento que possam auxiliar.
É importante abordar esse sentimento de que ainda não houve resultado, com a ou o profissional que psicologia que estão te auxiliando.
Lembre, no entanto, que psicoterapia, apesar de a grande maioria de clientes expressar alivio em sintomas e aumento da sensação de bem-estar geral, é um acompanhamento/tratamento para se obter resultados a médio e longo prazo e, por vezes, para se chegar a 1 resultado esperado, é necessário visitar outras questões e elaborá-las primeiro. Assim sendo, é necessário tentar trabalhar com certa calma, amadurecer as expectativas com o trabalho.
Se perceber, entretanto, mesmo se abrindo com a ou o profissional sobre não haver satisfação com o trabalho, que nada parece estar fazendo sentido, que nada importante está sendo trabalhado, avalie buscar outra (o) profissional.
Você está com medo porque ainda não passou por isso e é a primeira vez. Existem ferramentas e até remédios que podem ajudá-lo.
Oi, como você está?
Acho que tem alguns fatos importantes para considerarmos no seu caso. Primeiro, você tem problemas com lugares fechados no geral? Você identifica alguma situação que piore as suas crises?
Em segundo lugar, o que te dá medo nessa situação? é a altura, o fato de ser um lugar fechado, outra pessoa estar dirigindo... Identificar os fatores que te deixam com medo, pode ser um lugar interessante para começar. Quando vamos fazer algo que nunca fizemos, bate um nervosismo e um medo, mas não necessariamente isso desencadeara uma crise.
Há inúmeras estratégias para manejo da ansiedade, é importante que você teste para ver se alguma te auxilia nos momentos de nervosismo. Espero ter ajudado, caso queira conhecer mais do meu trabalho, @naosouobrigada.spi
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Olá.... Você disse que iniciou a terapia, quanto tempo faz que você esta fazendo o tratamento? Porque terapia é um processo e precisa de um tempo para poder fazer efeito. Não sei qual a abordagem de seu psicólogo, mas a Terapia Cognitiva e Comportamental trabalha no aqui e agora, é muito eficiente, pois possui várias técnicas pautadas nas evidências científicas. Por exemplo existe um transtorno chamado: Transtorno Fóbico que consiste em medos específicos, persistentes, irracionais e intensos de situações, circunstâncias ou objetos específicos. Existem tambem a Fobia de Altura, que tem um fundo emocional. A pergunta é será que você tem TAG realmente? Porque ao TAG é uma ansiedade generalizada e você esta nos trazendo um medo bem específico!
Ola, boa tarde. Explore com seu psicologo o que realmente é seu medo, se é de realizar uma experiencia nunca vivenciada- medo do novo, medo de altura, medo de estar no avião, medo de acidente, como é que causa isto em você, assim como trabalharem juntos as possibilidades. É normal sentir ansiedade frente a algo que não conhecemos ou não temos controle. Saiba que é possível tratar estes sintomas. Explore mais em seu acompanhamento psicológico, seja franca com seu psicólogo.
Espero que fique bem, se precisar estou a disposição. um abraço @psiluanamarys
A Psicoterapia é um processo,o que de fato sugere que não há melhora? penso que seria interessante você conversar com o profissional que está te acompanhando. TAG e fobias podem ser tratados e evoluem com bons resultados.
Olá, irei responder sua pergunta de forma simples e objetiva: Se você está assistido por um psicólogo e, ou psiquiatra, seria ideal levar suas dúvidas diretamente a eles, pois são esses os profissionais mais habilitados a orientá-lo durante o curso do seu tratamento, visto que, eles têm acesso ao seu histórico de forma mais completa e conhecem mais de perto suas atuais dificuldades. Contudo, caso você esteja realmente desgostoso com o trabalho realizado por eles, sugiro procurar uma segunda opinião profissional, aqui na plataforma, por exemplo, você encontrará diversos profissionais e especialistas, incluindo Eu. Por fim, desejo melhoras e espero ter ajudado.
No seu caso você pode se beneficiar de abordagens de psicoterapia corporal. Em casos que envolvem Medo, o corpo todo é afetado pela situação formando um estado de ALERTA, formando respostas de Luta ou Fuga. Portanto, você precisa aprender COMO influenciar esse estado de Alerta e Medo. Pois o medo é formado também no corpo. A partir do momento que você conseguir influenciar seu estado de medo, susto, pânico, ansiedade, e etc.. voar será possível. Em algum grau você se sentirá mais preparada para encarar esse desafio.
O tratamento deve ser neste caso com Terapia Cognitiva Comportamental já que se há um tratamento mais estruturado para atingir tal objetivo, se não está surgindo efeito sua terapia, conversar com seu psicólogo/a sobre isso para entender melhor o planejamento terapêutico dele.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!