Boa tarde, uma pessoal com formação de enfermeira, com pós graduação em Medicina Comportamental pode

15 respostas
Boa tarde, uma pessoal com formação de enfermeira, com pós graduação em Medicina Comportamental pode exercer atividade de Terapia de Casais?
Psicoterapia só é permitido para psicólogos exercerem. Outras formações atendem como Terapeuta holístico. Entra na parte de terapia alternativa. Senão vc pode ser processada por uso ilegal de profissão.

Infelizmente no Brasil muitos terapeutas holisticos ou sem formação adequada tem oferecido serviços entrando na área da psicologia. Se você ver o termo psicologia, psicoterapia, psicológico cabe denúncia ao crp. Se não é mais um coach que vai causar mais danos a saúde mental. Para ter certeza de um serviço sério e qualificado, sempre verifique crp do profissional para ter certeza.
Boa noite, para ser psicoterapeuta precisa ser psicólogo e ter CRP ativo e isso inclui terapia de casal.
Olá. Profissionais com graduação concluída, se tiverem também especialização concluída em terapia da família, podem sim atender casais. Há algumas especializações nessa área que não são restritas para psicólogos.
Esses profissionais não são psicoterapeutas, ou seja, psicólogos desenvolvendo o serviço de psicoterapia com famílias, casais etc

É importante que quem procura esses serviços, busque conhecer toda a formação da profissional, do profissional e perceba se está alinhado a seus interesses, se considera ser o profissional mais recomendado para o exercício da atividade.
Enfermeiro é formado em enfermagem. Pra fazer psicoterapia casal, tem quem que ter graduação em Psicologia.
Alguns dos colegas acima estão mal informados.

Segundo o próprio CRP-SP: "a psicoterapia, no estágio atual da profissão no Brasil, é uma prática não exclusiva do psicólogo." (fonte: Parâmetros técnicos e éticos para a formação do psicoterapeuta: alguns apontamentos).

Em 2021 o próprio CFP lançou Consulta Pública sobre Psicoterapia como atividade exclusiva para profissionais da Psicologia dentro do contexto do Seminário Nacional sobre Psicoterapia: formação, qualificação e regulamentação.

Ainda segundo a Lei nº 4.119/1962, § 1º: Constitui função privativa do Psicólogo a utilização de métodos e técnicas psicológicas com os seguintes objetivos:
a) diagnóstico psicológico;
b) orientação e seleção profissional;
c) orientação psicopedagógica;
d) solução de problemas de ajustamento.

Assim, a prática da psicoterapia não é exclusiva do psicólogo.
Para praticar terapia para casais é necessário ser psicóloga com registro no CRP.
Olá! Você diz psicoterapia de casais? Há várias formas de terapias alternativas, mas elas não são regulamentadas por um conselho regional. Exercer a atividade de terapia de casais talvez seja uma falta ética grave, pois não há respaldo técnico para tal atuação.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
Olá! Psicoterapia é apenas com um psicólogo, mas terapia pode ser feita por qualquer pessoa, entra na parte das terapias alternativas.
Espero ter ajudado.
Boa tarde,
O único curso em medicina comportamental, é realizado pela UNIFESP. Sou professor desse curso e deixo claro. Psicoterapia apenas com psicólogos experientes
A atividade de terapia de casais requer uma formação específica em psicologia, a fim de exercê-la de forma ética e eficaz.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá, bom dia! A psicoterapia só pode ser feita por psicólogos formados e com CRP, mas a terapia pode ser feita por profissionais de outras áreas que fizerem cursos para isso. Eu indico que você busque uma psicoterapia de casal, pois o profissional terá uma base mais profunda para te ajudar no seu caso, espero ter ajudado, fique bem!
Bom dia! Para poder fazer Terapia de Casais você precisa ser Psicóloga e ter CRP ativo.
Olá! Embora qualquer pessoa no Brasil possa ser terapeuta de casal, cabe dizer que o processo de psicoterapia é formulado com base no conhecimento em psicologia e têm sua base em fundamentos básicos de ciências do comportamento e neurociências. Além disso, toda intervenção precisa ser personalizada e baseada na melhor evidência científica disponível. Embora o termo terapia seja utilizado para definir serviços complementares, psicologia sempre será com psicólogo.
No Brasil, a prática da Terapia de Casais é geralmente realizada por psicólogos e psicanalistas que possuem formação específica nessa área. Uma enfermeira com pós-graduação pode ter um conhecimento sobre o comportamento humano, mas para exercer como terapeuta de casais, ela precisaria de uma formação adicional específica em terapia de casais, conforme as diretrizes profissionais do país. Geralmente outros profissionais fazem aconselhamento, e não psicoterapia. O idela seria checar os requisitos legais e regulamentações do Conselho Regional de Psicologia ou órgãos competentes para mais informações sobre a prática profissional, pra não ter problemas como profissional ou como paciente.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!