Bom dia, Apliquei a segunda dose de Mounjaro no sábado, só que no dia seguinte a aplicação, vi que
Bom dia, Apliquei a segunda dose de Mounjaro no sábado, só que no dia seguinte a aplicação, vi que a base do suporte onde fica a agulha, estava manchado de sangue, uma quantidade razoável de sangue. Como eu comprei o medicamento na semana anterior e nem conferi se tinha algum lacre, fiquei na dúvida do sangue ter sido meu. Caso não tenha sido meu esse sangue, existe risco de contaminação? Pergunto isso porque estava na geladeira e nessas condições, o vírus fica infectivo por mais tempo.
3 respostas
Situações de risco de IST é importante marcar uma consulta com uma infectologista. Drª Marcela Bandeira - médica Infectologista.
Obtenha respostas com a consulta online
Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.
Bom dia! Entendo sua preocupação. O ponto principal é diferenciar uma mancha de sangue que apareceu após a sua própria aplicação de uma situação em que a caneta realmente pudesse ter sido usada anteriormente por outra pessoa. Uma pequena quantidade de sangue pode retornar para a região da agulha após a aplicação e manchar a base do dispositivo, então é perfeitamente possível que esse sangue seja seu. O fato de você só ter percebido a mancha no dia seguinte não permite saber há quanto tempo ela estava ali. Agora, se existisse uma evidência concreta de que aquela mesma caneta já havia sido utilizada por outra pessoa, a situação seria diferente. Canetas injetoras são de uso individual e nunca devem ser compartilhadas, mesmo quando se troca a agulha, porque pode ocorrer contaminação interna com pequenas quantidades de sangue. Nesse cenário, seria necessário avaliar exposição a hepatite B, hepatite C e HIV. O simples fato de a caneta ter permanecido refrigerada não transforma uma mancha externa de sangue em uma exposição automática ao HIV. Para existir risco, seria necessário que sangue contaminado de outra pessoa tivesse efetivamente chegado ao sistema de aplicação e posteriormente fosse inoculado em você. Se o medicamento foi comprado novo em farmácia regular, estava na embalagem original e somente você utilizou essa caneta, a explicação mais provável é que o sangue seja da sua própria aplicação, e eu não consideraria isso uma situação de risco para HIV. Por outro lado, se você realmente encontrou sinais de que a embalagem havia sido aberta, o dispositivo já estava manipulado antes da primeira utilização ou existe alguma suspeita concreta de reutilização, eu não usaria novamente essa caneta até esclarecer a procedência. Se a última aplicação ocorreu há menos de 72 horas, procure avaliação médica no mesmo dia para decidir se existe indicação de PEP, além de conferir sua vacinação contra hepatite B. Se quiser uma avaliação individualizada, no Instituto Dr. Marcelo Bravin de Infectologia e Clínica Médica fazemos esse tipo de análise em Infectologia, avaliando o dispositivo, a situação da exposição e a necessidade real de PEP ou exames. Espero ter ajudado. Abraço! Dr. Marcelo Bravin Callegario Infectologista
Olá! O mais provável é que o sangue seja seu. É comum sair um pouco de sangue no local da aplicação e ele refluir para a agulha ou para a base da caneta ao retirá-la, principalmente quando a agulha atinge um pequeno vaso da pele. Se o medicamento foi comprado em farmácia regular, a chance de a caneta ter sido usada por outra pessoa antes é muito remota, porque o produto sai lacrado da fábrica e passa por controle de distribuição. Mesmo assim, entendo a dúvida, e vale conferir alguns pontos. Verifique a embalagem e o lacre, se ainda os tiver, o número de lote e a nota fiscal. Confirme se a agulha usada era nova e se estava lacrada. As agulhas devem ser trocadas a cada aplicação e nunca compartilhadas. Sobre o risco teórico: é verdade que a refrigeração ajuda alguns vírus a sobreviverem mais tempo, principalmente as hepatites B e C, que são mais resistentes que o HIV. Se houver motivo concreto para suspeitar que a caneta foi usada por outra pessoa, como embalagem violada, compra fora de farmácia ou doses faltando, o recomendado é procurar atendimento em até 72 horas para avaliar a PEP e fazer testes de HIV, hepatite B e hepatite C agora e em 3 meses, além de conferir a vacinação contra hepatite B. Nesse caso, também é importante comunicar a farmácia e a Anvisa, pois pode se tratar de produto adulterado. Fico à disposição para avaliar seu caso em consulta.
Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.

