Bom dia, É normal ficar imaginando situações que não existem no atual momento? Por exemplo, fico

14 respostas
Bom dia,

É normal ficar imaginando situações que não existem no atual momento? Por exemplo, fico imaginando e fantasiando situações como se eu tivesse outra vida, com outra pessoa.. Com pessoas que não estão dentro do meu vínculo hoje, crio alguns roteiros de vida e fico imaginando, por um certo tempo enjoo e paro mas depois de certo tempo, acabo voltando as imaginações com outras pessoas. Depois acabo me frustrando pois sei que minha vida está longe de está dentro daquela realidade.
Bom dia! Em primeiro lugar "normal" é uma palavra perigosa, posto que cada um de nós é um ser único, com características específicas.
Imaginar situações pode ser uma espécie de fuga do momento presente, ou uma forma de se distrair em relação à situações desconfortáveis e, criando um mundo imaginário o estado de conforto se acomoda em você. Mas a realidade logo volta, invalidando essa criação... dura pouco!

É normal sim! E vc não está sozinha(o). Venha participar de um programa de psicoterapia que dura entre 6-16 semanas. Nesse tempo iremos desenvolver uma relação terapêutica e alcançaremos objetivos amplos e com muito pé no chão. Sua CONDIÇÃO atual não define quem vc é. Esses possíveis pensamentos que estão trazendo esses sentimentos é altamente tratável e acontece principalmente quando estamos com ruminação (de pensamentos negativos) e sentimentos de culpa. A psicoterapia na TCC (Terapia Cognitivo Comportamental), minha linha de estudo e trabalho é eficaz, comprovada cientificamente em mais de 80 % dos casos. Fico no aguardo de um contato, abs e espero ter ajudado mostrando que vc não é assim. Vc está assim!. abs.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
Olá, a imaginação é inerente ao ser humano. Se imaginar em uma outra vida, que é a que você tem agora, não tem problema algum. Inclusive é um processo comum, que podemos fazer ao ler um livro e nos imaginarmos naquele enredo, por exemplo.
Mas se esse processo está se tornando recorrente ao ponto de "se esquecer" da sua vida ou se está te fazendo se sentir desconfortável, recomendo um processo terapêutico para identificar a causa.
A fantasia está na ordem do desejo, de algo que gostaríamos que fosse, de determinada forma, e isso é natural. A fantasia nos sustenta a dar conta da vida cotidiana. Agora, se você está percebendo que esses pensamentos lhe trazem algum prejuízo, atrapalhando sua rotina, impactando de forma significativa em suas relações, seria um bom momento para você procurar por uma ajuda profissional e, juntos, realizarem uma travessia entre a fantasia, que está na ordem do desejo, com a realidade, aquilo que se presentifica e que você precisa lidar. Espero ter contribuído de alguma forma.
Olá! Fantasiar algo é inerente ao ser humano. O cuidado que deve ser tomado é a separação da realidade com o imaginário. Caso queira fazer uma análise mais aprofundada, marque uma consulta com um Psicólogo.
Olá! Um pouco de fantasia não faz mal a ninguém. Mas me conta uma coisa: como a sua realidade? O que você acredita que precise fazer para conseguir a desejada modificação? As pessoas com quem você interage na fantasia são as mesmas com quem desejaria ter contato? E elas lhe parecem perfeitas? E por isso se afasta ainda mais delas? Psicoterapia vai lhe ajudar a repensar como interagir e o que fazer com esses pensamentos. Fico à disposição!
Olá, fantasiar faz parte do funcionamento do ser humano. Precisamos avaliar se essas fantasias geram prejuízos e sofrimento clinicamente significativos. Para isso, pergunto: quanto tempo de vida você gasta fantasiando? O que tem deixado de viver por conta das suas fantasias?
Sugiro que agende uma consulta para falarmos sobre.
Te aguardo!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 230
Bom dia
A resposta a sua pergunta está nas linhas finais.
Sugiro que procure um psicólogo para lhe ajudar
Olá! Sim, é normal criar, imaginar, sonhar. Mas o que me chama a atenção é que você diz que depois acaba se frustrando porque sabe que sua vida não pe assim. Ou seja, parece-me que o que o(a) incomoda, não é tanto o fato de você imaginar histórias, mas o fato da sua vida não estar satisfatória para você. Sugiro que procure ajuda de um profissional de psicologia para se aprofundar nessas questões e se conhecer melhor. Não deixe de se cuidar!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 200
Olá! Pode ser comum, porém, longe de ser normal. Se não está satisfeita com sua realidade, busque por um bom Psicólogo Cognitivo Comportamental Racional Emotivo e Hipnoterapeuta.
Olá, tudo bem?
Você trouxe duas coisas que me chama a atenção. Disse criar alguns roteiros de vida e começa imaginá-los e também disse que depois se frustra, pois sabe que sua vida está longe de estar dentro da realidade que criou.
A primeira coisa que devemos nos perguntar é acerca da satisfação com sua vida atual. Pois, começa idealizar uma vida onde supostamente pode ser "feliz".
Será que com isso, você não deixa de olhar para coisas que tem e são importantes para alimentar uma vida imaginária?
Quero chamar sua atenção para suas escolhas. Você precisa se posicionar com respeito a vida que quer. Se algo não está bom na atual, a ponto de fantasiar outra. Será que não vale a pena ver o que é possível transformar para melhorar?
É fácil se recolher em algo imaginário por estar difícil o que é real, mas faz parte do processo de amadurecimento fazer escolhas conscientes e não se deixar levar.
Pensa nisso, tá? Espero ter te ajudado um pouco.
Fique bem. Um abraço

Imaginar situações, sonhar, fantasiar, são normais sim, vale ressaltar que temos essa capacidade natural e que isso faz parte também de nosso desenvolvimento humano e intelectual, lembre-se de sua infância, quando você brincava e criava situações, onde você tinha todo o controle. A terapia pode te ajudar muito a interpretar esses momentos, principalmente as situações que estão causando certo desconforto psíquico, recomendo que você faça terapia.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia adulto - R$ 200
Depende do quanto de sofrimento e prejuízo isso lhe traz, bem como a duração desses eventos. Pode ser somente uma mente bastante criativa como também algo mais complicado e severo. Agende uma consulta com um Psicólogo para averiguar isso.
Olá! Fantasiar sobre outra vida, outras pessoas, outras relações é uma estratégia de enfrentamento de desligamento e desconexão com a situação atual. Existem vantagens e desvantagens de utilizar essa estratégia. Enquanto você está fantasiando, se desconecta da realidade e reduz o sofrimento em relação as situações que te incomodam. Essa vantagem traz benefícios a curto prazo. A parte negativa é que ao não enfrentar e não se conectar emocionalmente com as situações incômodas da vida, você não muda os fatos que estão sob o seu controle, não vai em busca daquilo que precisa para ter uma vida com sentindo que possa te trazer felicidade e continua se sentindo frustrada. Sugiro que busque o auxílio de uma psicoterapia para que você consiga construir uma estratégia de enfrentamento mais saudável para as suas dificuldades.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!