Bom dia, em um exame de CURVA GLICÊMICA - 2 TEMPOS após a sobrecarga no período de 120 minutos o val
5
respostas
Bom dia, em um exame de CURVA GLICÊMICA - 2 TEMPOS após a sobrecarga no período de 120 minutos o valor abaixo do valor inicial é normal?
Por exemplo:
Inicial: 90mg/dL
Após 120 minutos: 65mg/dL
Por exemplo:
Inicial: 90mg/dL
Após 120 minutos: 65mg/dL
Olá. Pode ocorrer normalmente, isso mostra que seu organismo esta trabalhando de forma correta para compensar o alimento ingerido. Ainda mais se for o caso de paciente sem comorbidades e com hábito de vida saudável. Levando-se em conta que o intervalo de normalidade da glicemia fica entre 60 e 99mg/dL (jejum). Importante saber se junto a esse valor, o paciente apresenta algum sintoma. Para podermos pensar em doença...
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Seria bom dosar sua insulina pra saber se você não sofre de hipoglicemia reativa, por exemplo.
No exame de curva glicêmica (glicemia pós-sobrecarga de glicose), o esperado é que a glicemia aumente nos primeiros minutos e depois retorne aos níveis basais ou levemente acima em até 120 minutos.
Quando a glicemia no tempo de 120 minutos cai abaixo do valor inicial, como no seu exemplo (de 90 mg/dL para 65 mg/dL), isso não é considerado normal e pode sugerir:
Hiperinsulinismo reativo, em que o organismo responde de forma exagerada à glicose;
Hipoglicemia tardia pós-prandial;
Ou até predisposição a distúrbios do metabolismo da glicose, mesmo que a glicemia de jejum seja normal.
Nesses casos, o ideal é investigar com mais profundidade, especialmente se o paciente apresenta sintomas como fraqueza, tontura, sudorese ou tremores após refeições ricas em carboidratos.
Um endocrinologista ou medico com experiência nesses casos pode solicitar exames complementares, como curva com mais tempos, dosagem de insulina, peptídeo C, ou até teste de tolerância com monitoramento contínuo da glicose.
Fico à disposição para uma consulta individualizada.
Quando a glicemia no tempo de 120 minutos cai abaixo do valor inicial, como no seu exemplo (de 90 mg/dL para 65 mg/dL), isso não é considerado normal e pode sugerir:
Hiperinsulinismo reativo, em que o organismo responde de forma exagerada à glicose;
Hipoglicemia tardia pós-prandial;
Ou até predisposição a distúrbios do metabolismo da glicose, mesmo que a glicemia de jejum seja normal.
Nesses casos, o ideal é investigar com mais profundidade, especialmente se o paciente apresenta sintomas como fraqueza, tontura, sudorese ou tremores após refeições ricas em carboidratos.
Um endocrinologista ou medico com experiência nesses casos pode solicitar exames complementares, como curva com mais tempos, dosagem de insulina, peptídeo C, ou até teste de tolerância com monitoramento contínuo da glicose.
Fico à disposição para uma consulta individualizada.
Agradeço por compartilhar seu exame! Uma queda abaixo do valor inicial na curva glicêmica após 120 minutos pode ocorrer, mas deve ser avaliada no contexto clínico. Se não houver sintomas como tontura ou mal-estar, pode ser variação normal. Para análise personalizada do seu caso e possíveis investigações, estou disponível para uma consulta de telemedicina - prática e segura. Será um prazer ajudá-lo!
Dr. Matheus Chagas Lima
CRM MG 110200
Dr. Matheus Chagas Lima
CRM MG 110200
Sim, pode ser normal.
Na curva glicêmica (TOTG), após a sobrecarga de glicose, o esperado é que a glicemia suba e depois caia. Em algumas pessoas, pode cair até abaixo do valor inicial, como de 90 para 65 mg/dL. Isso pode ocorrer por uma resposta mais intensa da insulina.
Atenção:
• Se houver sintomas (tontura, tremor, sudorese), pode sugerir hipoglicemia reativa
• Se for assintomático, geralmente não tem significado patológico isolado
Na curva glicêmica (TOTG), após a sobrecarga de glicose, o esperado é que a glicemia suba e depois caia. Em algumas pessoas, pode cair até abaixo do valor inicial, como de 90 para 65 mg/dL. Isso pode ocorrer por uma resposta mais intensa da insulina.
Atenção:
• Se houver sintomas (tontura, tremor, sudorese), pode sugerir hipoglicemia reativa
• Se for assintomático, geralmente não tem significado patológico isolado
Perguntas relacionadas
- A gonorréia pode evoluir pra hiv, sem relaçôes sexuais?
- Bom dia pessoa com trinta anos de idade que tem estrabismo pode fazer a cirurgia ? Depois da cirurgia a vizam fica melhor ?
- Tomo anticoncepcional mesygina todo dia dia 27, atrasei 2 dias e tive relações sem preservativo, preciso tomar pílula do dia seguinte?
- Bom dia, eu tomo puran de 150 e tô grávida posso continuar tomando?
- Olá... posso tomar relaxante muscular no dia seguinte em que tomei a vacina do Covid?
- Tive meu bebe em 05/01/2021 logo depois inserir o dou de cobre e estou mestruando ate hj isso é normal?
- Posso tomar Dipirona após a vacina da AstraZeneca,porque estou com dor de cabeça e parece que febre também?
- Quanto tempo dura o efeito do propranolol de 40 mg?
- Tomei Vacina AstraZenica Civid19 dia 28/04/2021 e irei ser submetido a cirurgia de catarata dia 30/04/2021. Existe alguma restrição? Tenho 63 anos. Grato.
- Estou com sifilis é gostaria de saber como os médicos sabem se é fase primaria secundária ou terciária, seria através do vdrl?
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.