Bom dia, estou atrás de um profissional que aplique teste de autismo. Gostaria de saber se é possíve

6 respostas
Bom dia, estou atrás de um profissional que aplique teste de autismo. Gostaria de saber se é possível fazer também na fase adulta?
O diagnóstico tanto de autismo quanto de qualquer outro transtorno psíquico não é feito apenas por testes. É necessário que o profissional (psicólogo, psicanalista, psiquiatra)realize uma avaliação adequada de acordo com as técnicas de que dispõe. Um bom profissional possui uma escuta diferenciada para realizar o diagnóstico e manejar o tratamento. O diagnóstico só tem utilidade diante de um tratamento.
E por fim o tratamento de autismo pode ser realizado em idade adulta.

O diagnóstico de autismo é feito pela clínica, isto é, pela avaliação em consultório. Existem testes que podem ajudar, como a avaliação comportamental aplicado por neuropsicólogo experiente. O tratamento depende dos sintomas-alvo, por exemplo, se houver muitos sintomas obsessivos compulsivos, depressivos ou de hiperatividade, existem medicamentos que ajudam; se os sintomas forem basicamente relacionados à socialização, a análise do comportamento aplicada é a terapia com melhores resultados. Se houver atraso na fala, será necessário fonoterapia. Portanto o tratamento tem que ser individualizado.
Sim, o diagnostico pode ser feito em qualquer idade. Procure um bom neurologista e neuropsicólogo que geralmente trabalham juntos. Dependendo do resultado e do que está associado ao TDAH, medicações e outras tipos de terapia podem ser recomendados, como a colega Arianna explicou. Qualquer outra duvida estou a disposição.
O diagnóstico de Autismo é majoritariamente clínico, dependendo de observação comportamental, entrevista e análise do histórico pessoal. Medidas complementares podem ser utilizadas, como escalas ou testes que avaliem sintomas típicos de autismo (por exemplo, testes de reconhecimento de emoções ou que avaliem aspectos relacionados à teoria da mente). Mas isso depende de cada caso. É sempre importante lembrar que o Autismo é um espectro e a manifestação de sintomas pode variar muito.
É mais fácil realizar o diagnóstico durante a infância. Isso porque durante o desenvolvimento a pessoa pode criar estratégias de compensação que mascarem formas menos severas de autismo. No entanto, um profissional qualificado é, sim, capaz de realizar a avaliação de pacientes adultos.
Bom dia...realizo Avaliação Neuropsicológica para diagnóstico de Autismo em idade adulta. Além dos testes que possibilitam observar habilidades e dificuldades cognitivas (linguagem, memória, atenção...), há observação comportamental, das questões emocionais e acadêmicas. Além do Autismo, podemos identificar outras comorbidades presentes no caso.
Fico a disposição
Priscilla Carolina Sociale - Psicóloga, Psicopedagoga e Neuropsicóloga
Olá. Todo transtorno psicológico ou neurológico, precisam ser diagnosticado por um neuropsicólogo ou Psicólogo, habilitados e que atuam na área clínica. Pode ser feita a avaliação direcionada pelo Conselho de Classe, e usada universalmente. Em qualquer idade, e o tratamento deve ser multidisciplinar, isto é, por vários profissionais em que o caso requer com a individualidade respeitada