Bom dia! Eu estou com infecção urinária e estou a 4 dias tomando a medicação passada pelo médico ao

Bom dia! Eu estou com infecção urinária e estou a 4 dias tomando a medicação passada pelo médico ao qual fui atendida. Os sintomas iniciais foram dores nos rins, lombar, dor irradiando para as pernas e nos pés, mal estar, dor no pé da barriga, ardência ao urinar, além de um formigando estranho não pés. Sendo que mesmo já tomando a medicação/antibiótico, hoje acordei sentindo novamente dores na lombar/rim direito e dores e formigamentos nos pés. Isso é normal de acontecer durante o tratamento?

5 respostas


Olá! Não é normal! É interessante procurar atendimento o mais rápido que possível! Estou a disposição. Atenciosamente Dra Laryssa Pontes

Dra. Maria Laryssa da Silva Pontes

Dra. Maria Laryssa da Silva Pontes

Especialista em Clínica Médica

Paulínia

Agendar consulta

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


Ola boa tarde, o antibiótico utilizado pode não estar resolvendo sua infecção, seria melhor uma reavaliação médica. Fico a disposição.

Dra. Carolina Tolentino Duarte

Dra. Carolina Tolentino Duarte

Médico clínico geral

Belo Horizonte

Agendar consulta

Os sintomas que você descreve merecem atenção. Vamos analisar: 1. Dor lombar persistente + dor nos rins + dor irradiando para pernas: em uma infecção urinária, a persistência de dor lombar após 4 dias de antibiótico pode indicar que a infecção não está respondendo adequadamente ao tratamento, ou que pode haver uma pielonefrite (infecção renal) que necessita de reavaliação. 2. Formigamento nos pés: este é um sintoma que PODE estar relacionado à ciprofloxacina. As fluoroquinolonas podem causar neuropatia periférica, que se manifesta como formigamento, dormência e dor nos membros. A FDA emitiu alerta (Black Box Warning) sobre este efeito. 3. A combinação de dor lombar + irradiação para pernas também pode sugerir compressão nervosa (não relacionada à infecção). Recomendo com URGÊNCIA: - Retornar ao médico para reavaliação - Realizar novo exame de urina e urocultura - Informar sobre os formigamentos (pode ser necessário trocar o antibiótico) - Se houver febre, vômitos ou piora, procure emergência Referências: - FDA Safety Communication: Fluoroquinolone-associated disability. 2018. - Gupta K, et al. International clinical practice guidelines for UTI. Clin Infect Dis. 2011.

Dr. Anderson Contaifer

Dr. Anderson Contaifer

Especialista em Clínica Médica

Florianópolis

Agendar consulta

Uma boa anamnese, exame físico, talvez exames complementares, podem te ajudar muito.

Dr. Lucas Defanti

Dr. Lucas Defanti

Gastroenterologista

Rio Das Ostras

Agendar consulta

No 4º dia de tratamento, **a dor lombar que voltou merece reavaliação**, principalmente porque você também está apresentando formigamento nos pés. Em uma infecção urinária, os sintomas devem começar a melhorar nos primeiros dias; quando persistem ou voltam, é importante verificar se o antibiótico está adequado e se a infecção atingiu os rins. Além disso, **se o antibiótico que você está tomando for ciprofloxacino**, formigamento, dormência, ardência ou dor nos pés pode ser uma reação importante ao medicamento e deve ser comunicada ao médico imediatamente. Procure atendimento ainda hoje, principalmente se tiver **febre, calafrios, vômitos, sangue na urina, piora da dor ou redução da quantidade de urina**. Agende uma consulta comigo, na Clínica Médica.

Dra. Maria Jose Campos Neta

Dra. Maria Jose Campos Neta

Especialista em Clínica Médica

São Paulo

Agendar consulta

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.