Bom dia.. me perdoa mandar mensagem,é que estou muito preocupada. Se você puder me tirar uma dúvida

2 respostas
Bom dia.. me perdoa mandar mensagem,é que estou muito preocupada. Se você puder me tirar uma dúvida por favor.
Estou com linfonomegalia, principalmente lado esquerdo do corpo,cervical, torácica, braço, virilha. Nenhuma infecção ativa.
Passei com clinico pra investigar, fiz hemograma, leve eosinofilia, basofilos zero, bastonetes zero, linfócitos reativos zero.
Toxoplasmose negativo. Evb IgM negativo, mas IgG deu reagente, para anticorpos, que indicia q já tive contato com a infecção alguma vez na vida. Porém, a moça do laboratório me disse, que o evb está associado, a vários tipos de linfoma. Você acha que deveria fazer uma biópsia , ou já procurar outro especialista sem ser clínico ?
Olá bom dia.
Quando falamos de linfonodomegalia podemos estar diante de um quadro reacional, secundário a algum virus ou algo crônico, que já existe e nao tem uma causa evidente. Porém no seu caso, já que existe um apreocupação e já teve uma investigação basica que foi inconclusiva, seria recomento sim uma avaliação com médico especialista.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Entendo sua preocupação e é totalmente compreensível querer esclarecimentos. A linfonodomegalia (aumento dos linfonodos) pode ter várias causas, incluindo processos infecciosos anteriores, doenças autoimunes, reações inflamatórias ou, em alguns casos, doenças hematológicas como linfomas.

O fato de você ter um EBV IgG reagente indica apenas que você teve contato com o vírus no passado, o que é bastante comum, já que grande parte da população é exposta ao vírus de Epstein-Barr ao longo da vida. Embora existam estudos que relacionam o EBV a alguns tipos de linfoma, isso não significa que um IgG positivo seja um indicativo de que você tem ou terá a doença.

Diante da persistência da linfonodomegalia sem uma infecção ativa aparente, pode ser uma boa ideia procurar um especialista, como um hematologista ou um médico da área de infectologia. A necessidade de biópsia dependerá da avaliação clínica, do tamanho e da consistência dos linfonodos, e de outros exames complementares que o especialista pode solicitar para uma investigação mais aprofundada.

O mais importante neste momento é manter a calma e seguir com uma abordagem médica estruturada. Se os linfonodos estão persistindo por um período prolongado sem uma causa clara, uma avaliação especializada pode ajudar a esclarecer a situação. Caso tenha mais dúvidas, estou aqui para ajudar!

Especialistas

Edgar Reis

Edgar Reis

Médico clínico geral, Especialista em medicina preventiva

Lajeado

Leonardo Gonçalves Macedo

Leonardo Gonçalves Macedo

Cirurgião oncológico, Cirurgião geral, Oncologista

Araguaína

Arthur Brenno Victor dos Santos

Arthur Brenno Victor dos Santos

Hematologista, Médico clínico geral

São Paulo

Daniel Aleixo Tavares

Daniel Aleixo Tavares

Médico clínico geral

São Paulo

Rafael De Castro Hendges

Rafael De Castro Hendges

Médico clínico geral

Santo André

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 243 perguntas sobre Linfonodos aumentados
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.