Bom dia, tenho um filho tem 11 anos que defeca nas calças, ele disse que não sente mas sabe que está

16 respostas
Bom dia, tenho um filho tem 11 anos que defeca nas calças, ele disse que não sente mas sabe que está sujo e não toma banho para retirar a roupa suja, ficar como fosse normal ficar assim eu converso sempre para que eu possa entender o que está acontecendo. Já o levei no médico e encaminhei para o psicólogo, e fui informada que ele não tem nada é uma criança normal
O que faço
Deus abençoe. Obrigada
Certamente há um desequilíbrio interno significante. É necessário realizar uma avaliação completa para entender o que de fato está acontecendo para então definir uma estratégia terapêutica.

Olá. Em minha prática clínica com a Psicanálise já me deparei com casos de crianças dessa faixa etária com questões relacionadas ao controle dos esfíncteres. Indico que procure um psicanalista, pois certamente pode se tratar de uma dificuldade psíquica em relação ao controle do próprio corpo. Espera que tenha ajudado.
Sugiro procurar um psicólogo comportamental para ensiná-lo o treino de controle de esfíncter
Procure um atendimento psicológico e fale mais a respeito.
Olá! Claramente não é normal defecar nas calças com essa idade. Que bom que está procurando ajuda. Neste caso, um profissional da saúde, como o psicólogo, poderá lhe ajudar. Qualquer dúvida, estou por aqui. Boa sorte!
Olá! Eu diria que pode se tratar de uma forma de controle... Porém não do próprio corpo, mas de você... Pra mim, lembra manipulação. Imagino a cena, toda vez que isso acontece, que você deve se desesperar e resolver tudo por ele. Quanta angústia! Como é o relacionamento de vocês? Como é o diálogo? Até mais!
Pode reavaliar com psico diagnóstico, uma vez que não refere se fez avaliação psicometrico. Pode descartar perfil ansioso e outros. A parte da avaliação médica, porém integrando.
Imagino sua angústia diante do que está acontecendo...
Crianças apresentam mecanismos diferentes dos adultos para a comunicação. Muitas vezes nas atitudes algo pode estar sendo "dito", algo que com palavras não está sendo possível expressar.
Se ele diz que não percebe ou não sabe que está defecando e que opta por não se limpar depois disso, certamente é um sintoma importante de que algo não vai bem com seu filho. Não podemos aqui definir que isto seja algum transtorno mental ou algum comportamento perverso ou manipulador. Cabe uma avaliação concreta e empática que só um atendimento pode oferecer.
Acredito que você precise procurar um outro psicólogo para realizar uma avaliação detalhada sobre o quadro dele e até mesmo buscar psicoterapia para seu filho. Não desista de procurar ajuda para entender o que está acontecendo.
Lembre-se também de cuidar de você mesma(o). Aquele que cuida também precisa de cuidados.
Abraço!
Olá! Imagino o quão difícil deve estar sendo esta vivência para vocês durante este tempo. Como os colegas pontuaram, esta situação está comunicando que algo não vai bem no desenvolvimento de seu filho, e merece a devida atenção. O acompanhamento de um psicólogo é fundamental, para que a partir de uma escuta sensível possa ajudar na compreensão e elaboração do que pode estar causando este comportamento. Costumo sempre ao atender crianças e adolescentes, reforçar a importância do trabalho conjunto à família, para que os responsáveis participem e estejam cientes das dinâmicas despertadas durante o tratamento. Espero ter ajudado de alguma forma, abraços!
Sugiro que busque outra opinião profissional, principalmente de um Neuropediatra ou Psiquiatra Infantil e Psicóloga, uma vez que os sintomas permanecem e não é um comportamento adequado/esperado para a idade.
Olá! Entendo a sua angústia. Com certeza não é fácil passar pelo o que vocês tem passado. Que bom que tem procurado ajuda! É importante entender, o quanto antes, pq seu filho tem se comportado dessa forma para que seja possível pensar em estratégias para lidar com isso e amenizar o sofrimento de toda a família. Como os colegas expuseram acima, a realização de Psicoterapia é recomendada para trabalhar essas dificuldades. Com o apoio profissional, você receberá toda a orientação que precisa. Cuide-se bem!
Olá! Imagino sua angústia! Procure um atendimento psicológico para ensiná-lo o treino de controle de esfíncter e para fazer uma avaliação mais completa das causas!
Olá! É extremamente importante que haja confiança e diálogo aberto sobre o que está acontecendo. Sem dúvida é um indicador de que algo não está indo bem. Este comportamento pode ser sinal de muita insegurança e dificuldades emocionais, porém não tenho como afirmar apenas com este relato. É fundamental que procure acompanhamento psicoterápico. Espero ter ajudado e fico à disposição!
Olá! Seu filho pode estar sofrendo de uma condição chamada encoprese, que é quando uma criança com mais de 4 anos não consegue controlar a eliminação de fezes, resultando em evacuações acidentais nas roupas. A encoprese pode ser causada por problemas emocionais, comportamentais, médicos ou uma combinação desses fatores. É importante continuar trabalhando com o médico e psicólogo para descobrir a causa subjacente do problema e desenvolver um plano de tratamento adequado. Além disso, é importante oferecer apoio emocional e incentivar hábitos saudáveis, como tomar banho diariamente e ajudar a lidar com as emoções dele.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicológica da criança - R$ 140
Realmente pode ser que ele não tenha nenhuma condição específica, "apenas" (as aspas aqui são importantes) uma questão emocional. Procure outro profissional da psicologia ou psicanálise para fazer um acompanhamento mais extenso. Abraço
A encoprese é um sintoma onde observa-se repetidas evacuações, voluntárias ou não, de fezes nas roupas, resultantes de fatores psíquicos. Existe uma dificuldade em reter as fezes! A direção do tratamento vai de encontro a esse ponto, reter! O que se quer do outro? O que se demanda? O que se entrega? O sintoma é uma mensagem direcionada ao outro e que pode ser lida, interpretada por um Analista. Imprescindível buscar um Psicólogo e Psicanalista para analisar e intervir no singular do caso!