Bom dia! Tenho um irmão autista nível 3, que toma neuleptil 4 por cento e carbamazepina. Porém de u

3 respostas
Bom dia!
Tenho um irmão autista nível 3, que toma neuleptil 4 por cento e carbamazepina. Porém de uns tempos pra cá , ele dorme até às três da manhã e não dorme mais. O que pode estar acontecendo?
Mudanças no sono em pessoas com TEA nível 3 podem acontecer por vários motivos. No caso do seu irmão, isso pode estar relacionado a efeitos colaterais ou à perda de efeito sedativo do Neuleptil e da carbamazepina, alterações no ritmo biológico do sono (comum no autismo), ansiedade, algum desconforto físico que ele não consiga expressar ou mudanças na rotina e no ambiente. É importante não ajustar os medicamentos por conta própria e procurar o neurologista ou psiquiatra para relatar o horário do sono, quando ele acorda e há quanto tempo isso ocorre, para que o tratamento seja reavaliado. Enquanto isso, manter uma rotina previsível, ambiente escuro e silencioso à noite e evitar cochilos longos durante o dia pode ajudar.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Ilana  Souza
Psiquiatra
Rio de Janeiro
Alterações no padrão de sono em pessoas com Transtorno do Espectro Autista, especialmente no nível 3, devem ser avaliadas com atenção, pois podem ter múltiplas causas clínicas e comportamentais.

Entre as possibilidades estão adaptação ou mudança na resposta às medicações, variações do ritmo circadiano, aumento de ansiedade, desconfortos físicos (como dor, refluxo ou constipação) e alterações na rotina ou no ambiente, fatores aos quais pessoas com TEA costumam ser mais sensíveis.

Embora o neuleptil e a carbamazepina possam ter efeito sedativo, esse efeito pode diminuir ao longo do tempo, dependendo da dose, do horário de uso e da resposta individual.

Não é recomendada a suspensão ou ajuste de medicações sem orientação médica. O mais indicado é procurar o profissional que acompanha o paciente (neurologista ou psiquiatra) para reavaliação clínica e ajuste do tratamento, se necessário.
A Carbamazepina é conhecida por ser uma medicação que interage com diversas medicações, podendo a médio e longo prazo, induzir sua própria metabolização. Assim, ela pode diminuir os níveis de Neuleptil, assim como pode reduzir seus próprios níveis. Recomendo uma avaliação das medicações ou ajuste das doses.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 409 perguntas sobre Neuleptil
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.