Bom dia; vou fazer uma cirurgia de histerectomia subtotal ,vou retirar as tropas e o utero ma s naõ

Bom dia; vou fazer uma cirurgia de histerectomia subtotal ,vou retirar as tropas e o utero ma s naõ vou tirar o colo e o ovario a pergunta e posso engravidar depois da cirurgia?

1 resposta


Olá. Sempre siga as orientações pré e pós-operatórias do seu médico do seu médico. Esclareça todas as suas dúvidas. Discuta o seu tratamento. Mesmo mantendo o colo uterino e os ovários, uma gravidez não é possível devido a retirada do corpo do útero. Não há a necessidade do uso de anticoncepcionais no pós- operatório. Achava-se que a manutenção do colo uterino reduzia o risco de dor pélvica, de incontinência urinária e disfunção miccional, de disfunção sexual e constipação intestinal. Hoje sabemos que a permanência do colo uterino não trará nenhum benefício para a sua saúde. Você deverá manter a coleta do Papanicolaou para a prevenção de câncer de colo uterino. A melhor via cirurgica para a histerectomia é a via vaginal e não abdominal. Essa via cirúrgica facilitará a sua recuperação pós-operatória. Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas. Discuta o seu tratamento.

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.