Borderline é doença? Transtornos de personalidade podem ser considerados doença?

23 respostas
Borderline é doença? Transtornos de personalidade podem ser considerados doença?
Nós não utilizamos a palavra "doença" porque ela contém um viés social que distorce alguns significados, segrega pessoas e propaga preconceitos. Por isso chamamos de Transtornos Mentais. Agora, para o senso comum, no sentido de "validade", sim, Transtornos têm a mesma "validade/impacto" que Doenças e merecem a mesma atenção, tratamento, cuidados e investimentos.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 150

Sim, para o senso comum são consideradas doenças. Entretanto, para os profissionais da saúde são apenas maneiras de descrever quais tipos de comportamentos a pessoa apresenta ao ser diagnosticada e traçar possíveis estratégias para extinguir ou reduzir o sofrimento do indivíduo.
Transtorno, que é definido como um desarranjo ou anormalidade funcional, que causa sofrimento ao indivíduo. Nos casos dosTranstornos de Personalidade, estamos falando de traços da personalidade do indivíduo, que podem causar sofrimento para ele e/ou para pessoas próximas a ele. Os quadros clínicos de transtornos geralmente não apresentam todos os sintomas ou causas bem definidos, por isto hoje não podem ser classificados como doenças ou síndromes, apesar de poderem estar associados a elas.
Os transtornos apresentam uma origem complexa: interação entre aspectos biológicos, psicológicos e sociais.
No entanto, apesar desta falta de clareza em termos de origem e de sintomas nem sempre tão bem definidos dados de pesquisas mais recentes mostram que quando o paciente consegue se engajar em um plano de tratamento adequado (medicamentoso+psicoterapia) é possível minimizar sintomas, retomar a sua funcionalidade e recuperar a qualidade de vida. Por isto, a indicação nestes casos é a de procura por um Psiquiatra e um Psicólogo. A psicoterapia considerada padrão ouro para Transtornos de Personalidade hoje é a Terapia Comportamental Dialética.
Doença é ligada ao corpo curável com medicamentos e embora interfira no dia a dia é vc pode se livrar dela, digamos assim. Já o Transtorno é uma condição que envolve o existir da pessoa. Tem tratamento, mas difícil ter cura. Por isso a necessidade de vários profissionais da Psi e outros para uma melhora na qualidade de vida.
Se entendermos doença como um conjunto de sinais e sintomas que possam afetar o bem-estar do paciente, seja este mental, físico ou social (OMS), podemos dizer que sim, o transtorno Boderline pode ser uma doença. Mas acredito que você usou o termo "doença" pensando nele como uma "enfermidade" grave capaz de debilitar, incapacitar e enfraquecer uma pessoa pelo resto de sua vida, a tornando um indivíduo sem avidez e energia, então neste caso é possível dizer também que sim, o transtorno Boderline pode tambem ser uma doença. Contraditório?!? Veja que eu usei propositalmente a palavra "pode" e não "é " para ilustrar que todos os transtornos de personalidade são multifatoriais (envolvem questões genéticas, sociais, psicológicas, biológicas) e dependem muito da postura e visão de cada indivíduo frente as adversidades impostas pela vida para se manifestarem. Então a minha resposta para a sua pergunta seria "sim e não", tudo vai depender da postura, crencas, atitudes e visão de mundo que pessoa com trantorno de personalidade encara os seus desafios na vida. A condição Boderline pode ser a sua doença como também pode ser o seu ponto de vulnerabilidade, tudo depende de como você vai opera-lo. Fica claro que o processo terapêutico e psiquiátrico são necessários neste sentido, né?!? Espero ter ajudado. Abraços e boa sorte.
Borderline é um transtorno de personalidade. Logo é uma construção que fez em sua vida e que, provavelmente lhe prejudica muito quanto ao seu estado afetivo. Procure um psicólogo da abordagem comportamental dialética
Para o senso comum é uma doença, mas para os profissionais de saúde chamamos de transtorno, por ser algo bem mais complexo. A doença, no geral, a pessoa trata e se recupera em pouco tempo, por exemplo: dor de barriga, gripes, resfriados etc. Já o transtorno de personalidade, envolve a saúde mental do indivíduo, onde a pessoa pode se tratar, mas vai estar sempre controlada, não há cura. Por isso é importante procurar profissionais da área da Saúde Mental - psiquiatras e psicólogos - para estar sempre dando aquela orientação no tocante ao seu transtorno mental, não apenas para o paciente, mas tbm para a família, que na maioria dos casos, não sabe como lidar com seu familiar que tenha algum transtorno. Espero ter te ajudado.

O diagnóstico é importante saber pois faz parte da compreensão dos acometimentos em saúde, porém, além disso tem toda uma tragetória que pode auxiliar consideravelmente que é entender-se partindo do auto conhecimento, e convivência, associados entre tratamento médico e psicoterapeutico.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 105
A Síndrome Borderline é um transtorno de personalidade, conhecido como Transtorno de Controle de Impulso.

E, se o conjunto de sintomas e sinais causados pelo Transtorno de Controle de Impulso Borderline, causam/ afetam o bem estar mental (emocional) do paciente, nós Psicólogos Clínicos, recomendamos que seja buscado atendimento psicológico, inicialmente.

Espero ter contribuído.

Obrigado.
A síndrome bordeline é um transtorno de personalidade, não uma doença.Existem tratamentos que podem proporcionar uma melhor qualidade de vida ao portador desse transtorno.
Não. O transtorno de personalidade borderline não é uma doença. Quando falamos em doença, falamos na possibilidade de cura, o border não tem cura, pois é um traço na personalidade do individuo, é o jeitinho border de Ser!
Olá. O termo doença não é utilizado pelo profissionais e sim transtorno. O melhor tratamento para o transtorno borderline é a Terapia Dialética Comportamental, geralmente feita por um psicólogo da TCC. Também é importante uma avaliação do psiquiatra. Atenciosamente
Bom dia! Mais importante do colocar o transtorno borderline como doença ou não é ter consciência de que a pessoa precisa de cuidados, visto que é caracterizado por um padrão generalizado de instabilidade, hipersensibilidade, flutuações de humor e impulsividade. O que pode trazer prejuizos para a vida da pessoa. Um bom acompanhamento psicológico pode trazer mais conforto emocional. Nós psicólogos usamos o termo "Transtorno" e não doença, mas um trastorno mental pode ter implicações na vida de uma pessoa que merecem atenção.
Olá boa noite, o primeiro passo é procurar ajuda de um Psiquiatra para fazer um bom diagnóstico, e então entendendo que há essa dificuldade e conhecendo melhor o que é um Boderline, é importante que entenda que essa dificuldade não vai limitar e sim você irá entender para se ajudar, com uso de medicação adequada e terapia que é muito importante para ajudar a estabilizar o quadro de dificuldade levado ao médico.Abraços
Boderline é um transtorno, portanto algo que está em desordem. Como o paciente lida com a questão, depende do grau de comprometimento que já está instaurado no sistema afetivo e psicológico, desta forma comprometendo sua vida como um todo. É necessário uma avaliação com psiquiatra para avaliação do comprometimento e com psicologo para processo de aliviar as dores emocionais
Olá! Não é uma doença e sim um sofrimento emocional, como na maioria das pessoas. Não podemos olhar uma pessoa através de um diagnóstico que se nomeia isso ou aquilo, mas sim, o que podemos fazer para diminuir seu sofrimento!
Então, vou tentar simplificar ao máximo do que eu entendi de sua pergunta: Cada abordagem da psicologia tende a compreender os transtornos de uma maneira muito única. A abordagem que eu trabalho (Gestalt-Terapia) compreende o transtorno de personalidade borderline como uma forma muito cristalizada de lidar com o mundo, onde a dor emocional será tocada o tempo todo. Então, a terapia, neste sentido, poderia ser um lugar de acolhimento único para essas pessoas, afinal o mundo, de maneira geral, não consegue lidar com as pessoas que sofrem de transtornos de personalidade.
Não gosto de usar a palavra "doença", pois isto simplifica demais algo que é muito mais complexo... A palavra "doença" tem uma conotação muito negativa. Sendo assim, não chamaria o Transtorno de Personalidade Borderline como doença, mas sim como uma das formas possíveis de lidar com um mundo tão hostil como o qual vivemos. Espero ter ajudado.
Olá, sugiro procurar um psicólogo. Não se preocupe com rótulos. Na psicologia não utilizamos o termo doença e sim transtorno. Um processo psicoterapêutico vai te ajudar a entender o que está acontecendo contigo. Para alguns casos o tratamento em parceria com um Psiquiatra pode ser necessário. O importante é seu bem estar, o controle dos sintomas, o resgate da sua autoestima, da sua interação social e profissional. ok? Abraços.
Olá boa tarde!
Não, não entendemos como doença é um "modo de funcionamento diante da vida", é como o sujeito vê e percebe-se na vida, transtornos de personalidade são passíveis de gerar comorbidades como depressão, ansiedade etc...
Todo transtorno de personalidade deverá ser diagnosticado por um(a) psiquiatra que em uma construção com seu(a) psicólogo(a) poderá possivelmente fechar um diagnóstico.
Afinal é na terapia semanal que seu comportamento será avaliado e possivelmente alterado diante de suas escolhas, o psiquiatra tem a função medicamentosa e o psicólogo a comportamental.
Um diagnóstico não rotula o paciente, sua subjetividade sim precisa ser auto percebida para a partir dai fazer escolhas mais conscientes.
Muito boa sorte!
Abraço.
Não são doença. A doença é aquilo que tem uma causa conhecida e pode, por exemplo, ser identificado como um exame. Os transtornos, por outro lado, ou não tem uma causa clara ou podem ser determinados por várias causas e por isso se dá um nome diferente. De qualquer modo, o tratamento e o cuidado a quem possui um transtorno deve ser feito sem estigmas ou julgamentos. Deve ser feito com cuidado, humanidade e tratamentos fundamentados nas ciências psicológica e médica. Abraço!
Borderline é um transtorno de personalidade, no entanto se fixar nesse diagnótico pode levar o individual a paralisar na vida fazendo com o que o mesmo deixe de existir enquanto pessoa para existir enquanto diagnostico.e ai sim desenvolver "doenças fisicas". Talvez valha pensar sobre o que faz esse individuo ficar apenas nas "bordas" da vida.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia
Olá! Respondendo sua pergunta: transtornos de personalidade, incluindo o borderline, são diagnósticos psiquiátricos que requerem, portanto, acompanhamento clínico por profissionais da psicologia e da psiquiatria objetivando que o paciente se desenvolva plenamente.
Embora constem na Classificação Internacional de Doenças, não são consideradas doenças no sentido comum, e sim uma condição gerada por uma desregulação. Abraço