Bupropiona 300mg 1 pela manhã Clonazepam 2mg 1 a noite Posso tomar normalmente ? Ja tomava o cl

3 respostas
Bupropiona 300mg 1 pela manhã
Clonazepam 2mg 1 a noite
Posso tomar normalmente ?
Ja tomava o clonazepam depois parei quando fui sao pisiquiatra falei q não estava tomando mais !
Mais como já tenho dificuldade pra dormir e o bupropiona interfere o sono
Estou tomando novamente ? Posso tomar sem medo ?
Bom dia! A combinação de bupropiona pela manhã e clonazepam à noite é comum e, em geral, segura quando prescrita e acompanhada por um psiquiatra. A bupropiona pode causar insônia, porém hoje existem medicamentos melhores, com menos efeitos adversos que o clonazepam e que possam te ajudar na insônia. Se tiver dúvidas ou inseguranças, estou disponível para atendê-lo(a) de forma online ou presencial para revisar seu tratamento e esclarecer dúvidas. Fico à disposição e tenha uma ótima semana.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! A combinação de bupropiona 300 mg pela manhã com clonazepam 2 mg à noite é, em muitos casos, uma associação viável e até comum na prática clínica, desde que seja feita com acompanhamento médico.

A bupropiona é um antidepressivo com perfil mais estimulante — ela ajuda na disposição, no foco e no humor, mas, como você já percebeu, pode atrapalhar o sono, especialmente no início do tratamento ou em doses mais altas, como os 300 mg. Por isso, ela deve mesmo ser tomada pela manhã, para evitar insônia.

Já o clonazepam é um ansiolítico com efeito calmante e sedativo, indicado para tratar ansiedade, insônia e agitação. Se você já fazia uso antes e agora voltou a ter dificuldade para dormir com a introdução da bupropiona, retomar o clonazepam pode sim fazer sentido, especialmente de forma pontual ou conforme orientação do seu psiquiatra.

A associação não é perigosa por si só, desde que:

Seja monitorada por um profissional.

O uso do clonazepam não se prolongue por muito tempo sem reavaliação, já que ele pode causar tolerância e dependência.

Você não misture com álcool ou outras substâncias que deprimam o sistema nervoso central.

Você está fazendo o certo ao prestar atenção ao que está sentindo. No entanto, mesmo que esteja tomando por conta o clonazepam que já tinha em casa, é muito importante avisar seu psiquiatra sobre essa retomada, para que ele possa ajustar seu plano de tratamento com segurança.

Você não precisa ter medo — mas precisa ter orientação. Marque uma consulta e converse abertamente. Isso vai te ajudar a ter mais tranquilidade nesse processo.
Dr. Raphael Moraes Vasconcelos
Psiquiatra
São Paulo
A combinação de bupropiona (300 mg pela manhã) com clonazepam (2 mg à noite) pode ser usada, mas precisa ser bem avaliada pelo psiquiatra.

A bupropiona é um antidepressivo ativador, podendo realmente dificultar o sono em algumas pessoas, enquanto o clonazepam é um ansiolítico de efeito sedativo. Ou seja, um “acorda” e o outro “apaga” — o que pode indicar que o tratamento não está totalmente ajustado para suas necessidades atuais.

O ideal é não retomar o clonazepam por conta própria, pois ele pode causar dependência e perda de eficácia com o uso contínuo.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1806 perguntas sobre Rivotril
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.