Chá verde faz mal para quem tem hipertireoidismo??
Chá verde faz mal para quem tem hipertireoidismo??
3 respostas
O chá verde é uma bebida saudável, mas para quem tem hipertireoidismo, é preciso tomar cuidado. Ele contém cafeína, que pode piorar sintomas como ansiedade, taquicardia e insônia. Além disso, o chá verde pode interferir na absorção de medicamentos para a tireoide se consumido perto do horário do remédio. Se você tem hipertireoidismo, o ideal é consumir com moderação e consultar seu endocrinologista para saber se o chá verde é indicado no seu caso. Evite tomá-lo próximo ao horário da medicação para não prejudicar o tratamento e cuidado com o excesso.
Obtenha respostas com a consulta online
Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.
Bom dia. O chá verde tem cafeína na composição e pode causar taquicardia. Em pacientes não tratdos ou descompensados, pode ocorrer piora deste sintoma.
O chá verde não é, por si só, proibido para todas as pessoas com hipertireoidismo. Entretanto, ele contém cafeína e outros compostos estimulantes que podem intensificar sintomas que já são comuns quando a tireoide está acelerada, como palpitações, tremores, ansiedade, insônia e aumento da frequência cardíaca. Por isso, principalmente enquanto o hipertireoidismo estiver descompensado, pode ser prudente reduzir ou evitar bebidas estimulantes. Outro cuidado são extratos concentrados e suplementos de chá verde, que não equivalem a uma xícara de chá e podem fornecer doses muito maiores de determinados compostos. Mais importante que retirar isoladamente um alimento é verificar se TSH, T4 livre e T3 estão adequadamente controlados e identificar a causa do hipertireoidismo. Quando os sintomas persistem apesar do tratamento, vale revisar o controle hormonal com o endocrinologista.
Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.
