Cipramil x Lexapro quais as diferenças as vantagens e qual tem mais efeitos colaterais? E qual e mais

3 respostas
Cipramil x Lexapro quais as diferenças as vantagens e qual tem mais efeitos colaterais? E qual e mais eficiente ?
Dr. Marcelo Marui Biondo
Psiquiatra
São Paulo
Lexapro é uma medicação mais nova e com menor perfil de efeitos colaterais, é mais cara também. O Cipramil é usado para as mesmas indicações (depressão, ansiedade, fobias).

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Jacqueline Segre
Psiquiatra
São Paulo
Olá, como mencionado, o Cipramil tem como componente em sua fórmula o Citalopram e o Lexapro, o Escitalopram.
O citalopram é uma medicação mais antiga e possivelmente com um perfil de efeitos colaterais maior do que o escitalopram, que em tese é a fórmula mais pura que o citalopram.
Respondendo mais objetivamente o que você perguntou, o Lexapro é mais moderno, em tese teria a vantagem de ser mais eficaz e com menos efeitos colaterais, além de menor interação medicamentosa com outros remédios. A desvantagem ficaria principalmente no valor (o Lexapro costuma ser bem mais caro que o Cipramil).
Mas é muito importante frisar dois aspectos:
ambos tratam basicamente os mesmos transtornos
o mais importante é saber a resposta a cada um deles em cada paciente, isso pode mudar muito de um paciente para outro, portanto se você já toma o Cipramil, com boa tolerância e boa resposta, não vejo motivo para substituí-lo.
Espero ter ajudado
Atenciosamente, Dra Jacqueline Segre
Olá! A droga do Cipramil é o Citalopram e a do Lexapro é o Escitalopram. Do ponto de vista histórico, o Citalopram surgiu primeiro. O Escitalopram vem como uma tentativa da indústria de purificar o Citalopram, retirando da mistura o enantiômero que não tem efeitos clínicos aparentes. Apesar da sacada e da tentativa da indústria em dizer que o Escitalopram é uma droga com menos efeitos colaterais e de início de ação mais rápido, o que é observado no uso diário é que algum pacientes vão se beneficiar mais de um enquanto outros pacientes vão se beneficiar do outro.

Dessa forma, a escolha deve ser realizada com base em várias variáveis como por exemplo o resultado no uso pregresso, o resultado em parentes de primeiro grau e disponibilidade local do medicamento.

Espero ter ajudado!

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 51 perguntas sobre Cipramil
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.