Ciúmes excessivo é controlado com TCC?
 Claudia Grass
Claudia Grass
Psicólogo, Psicopedagogo
Niterói
A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) se destaca em nesse tema sendo referência com resultados eficazes nesse processo. A TCC é uma abordagem psicológica bem atual com evidencias científicas de efetividade na mudança de atitudes prejudiciais e mantém o foco do paciente voltado para a identificação e reparação de padrões de pensamento disfuncionais pelo levantamento de hipóteses que serão confirmadas, ou não, no decorrer do processo da psicoterapia. Dentro do contexto quem sofre com o ciúme patológico ou exagerado, que repercute nos padrões de comportamento baseados em pensamentos disfuncionais, a TCC é capaz de atuar modificando crenças e desadaptações desses pensamentos, além de auxiliar na busca por autocontrole, melhoria na autoestima do paciente e consequente construção de relacionamento interpessoais saudáveis.

 Eliezer França Ribeiro
Eliezer França Ribeiro
Psicólogo
São Paulo
De.pleno acordo com a psicóloga Cláudia Santos e faço das palavras dela as minhas.

 Eliezer Zulianeli Andrade
Eliezer Zulianeli Andrade
Psicanalista
Natal
Toda abordagem tem sua função e maneira de interpretar o sintoma, mas também limitações, que muitas vezes está do lado do paciente, do momento que ele está vivenciando ou mesmo da técnica. É válido conhecer algumas opções. TCC é interessante, assim como, Gestalt e a Psicanálise que normalmente aprofunda mais nas questões inconscientes.

 Cristiano Luis
Cristiano Luis
Psicólogo
Rio de Janeiro
De acordo com os colegas que apontam um bom trabalho do psicólogo que trabalha com a abordagem da TCC. Indico também terapia EMDR e Brainspotting como uma forma também eficaz e rápida de tratar o ciúme.

Olaa.... Sim como tudo que já foi informado pelos demais profissionais. Acha-se a causa e trata-se. Porém com algumas técnicas de relaxamento que a TCC dispõem ajudaria a diminuir um pouco da ansiedade e consequentemente até chegar na causa principal. Espero ter ajudado...

Dra. Katia Barbosa
Dra. Katia Barbosa
Psicólogo, Sexólogo
Nova Iguaçu
Independente da abordagem, precisa trabalhar as causas desse ciume excessivo, pois o mesmo corrói todos os relacionamentos. E sim, a Tcc, sua pergunta, pode te ajudar a reestruturar esses pensamentos distorcidos e a ajudá-lo a equilibrar as suas emoções. Procure um bom profissional! Boa sorte!

O ciúme excessivo pode ser um sintoma de insegurança, dependência afetiva, baixaautoestima. O ciúme por ciúme não é uma doença, mas poderá se tornar, como Transtorno Obsessivo Compulsivo, Alcoolismo,
Demência,Esquizofrenia. Lembrando que o ciúme normal é transitório, já o ciúme patológico é uma criação mental, preocupação infundada, irracional e fora de contexto, na verdade são pensamentos distorcidos em relação ao outro, são pensamentos obsessivos, sempre em busca de evidências.
O tratamento poderá ser com Psicoterapia de qualquer seguimento ou linha, juntamente com tratamento medicamentoso.
Espero ter ajudado
Abraço
Vera Pelizzari

Dra. Léa Michaan
Dra. Léa Michaan
Psicanalista, Psicólogo
São Paulo
Sim, afinal, o ciume excessivo é resultado de pensamentos disfuncionais que invadem a mente e a pessoa é dominada por eles, tornando-se-escrava da mente.
Na TCC, o paciente irá discriminar pensamentos funcionais e construtivos dos pensamentos disfuncionais e destrutivos e deixará de ser submissa a uma mente que gera tanto sofrimento e discórdia.
Um forte abraço,
Léa

Olá! Essa abordagem como qualquer outra pode te ajudar com essa questão, pois o papel principal é praticamente seu. Ao trabalhar com o profissional escolhido sua autoestima e autoconfiança, automaticamente ajudará nos problemas relacionados ao ciúme patológico.
Nao desista. Tem solução.

Sim, a TCC ( Terapia Cognitivo Comportamental) ajuda o paciente a identificar e modular pensamentos disfuncionais, emoções e comportamentos, auxiliando no controle do impulso melhorando as habilidades sociais e qualidade de vida.

Melhor que se esforçar para controlá-lo, invista em uma abordagem direta para encontrar e dessensibilizar as causas que contribuem para a manifestação desse comportamento.

Dra. Louise Mustafá
Dra. Louise Mustafá
Psicólogo, Psicopedagogo
Recife
Sim, qualquer abordagem poderá te ajudar se você se dispor a olhar para você e querer te ajudar. A TCC tem a ferrameta que propiciará a você conhecer seus pensamentos disfuncionais dos funcionais. Perceber suas distorções cognitivas que provocam esse comportamento. Dá condições a você ressignificar seus pensamentos e comportamentos. Só você pode fazer muito por você. O profissional será um facilitador que com técnica, acolhimento e ética te dará os meios, a fim de q você descubra o motivo pelo o qual assim procede e como você pode fazer para se sentir melhor e segura.

Sim, a TCC ajuda a identificar os pensamentos automáticos do ciúme ou de qualquer pensamentos disfuncionais, ou seja pensamentos que não condiz com a realidade , chamamos de pensamentos quentes são as crenças adquiridas na vivência de cada sujeito, ex: a pessoa liga p o namorado, ele não atende, ela já imagina que ele está com outra. Esse pensamento quente, está por trás a crença da Desconfiança, Insegurança. Enfim a TCC possibilita o uso de técnicas para o sujeito aprender através da Psico educação a Reestruturar seus pensamentos, chegando ao objetivo da terapia que é conseguir flexibilizar os pensamentos com alternativas Positivas e Realista de Si, resultando às mudanças das Crenças. Que resulta a extinção de sintomas de alguns distúrbios de comportamento, como é o caso do sintoma Ciúmes..

 Rodrigo Vogas
Rodrigo Vogas
Psicólogo
Rio de Janeiro
A Terapia Cognitivo Comportamental trabalha com a identificação e reestruturação de pensamentos que causam sofrimento e desconforto para as pessoas. Através das técnicas será possível compreender o que significa este ciúme, o que está por trás dele é trabalhar não só o ciúme, mas também a forma como as pessoas se posicionam. Coloco-me a disposição.

Olá! sim claro! O ciúmes é a expressão de sua falta de autoestima. Ciúmes é insegurança. Tratando...ficará tudo bem em seus relacionamentos! Busque por um bom Psicólogo Cognitivo comportamental e Hipnoterapeuta! Paz e Bem!

 Ariella Silberman
Ariella Silberman
Psicólogo
Niterói
Sim, a psicoterapia irá buscar os motivos que levam a você sentir e agir de determinada forma, proporcionando um processo de descoberta e identificação para modificações posteriores daquilo que está trazendo sofrimento emocional.

Sim, a TCC busca mudar as atitudes prejudiciais e a manter o foco voltado para a identificação e a reparação de padrões de pensamentos disfuncionais. Ela é capaz de atuar modificando crenças e desadaptações desses pensamentos, auxiliando na busca de autocontrole, melhoria na autoestima do paciente e na construção de relacionamentos interpessoais saudáveis.

Dra. Ajurymar Santos
Dra. Ajurymar Santos
Psicólogo, Terapeuta complementar
Feira de Santana
Ola! Ciúmes excessivos está relacionado a insegurança, medo e necessidade de controle. A Terapia Cognitiva Comportamental pode trazer benefícios como outra, pois todas trabalharão conteúdos emocionais que possivelmente estarão desajustados. A consciência do excesso já é um primeiro passo, não desista! Abraço

 Filipe Torelli
Filipe Torelli
Psicólogo
Sorocaba
Olá. Sim a TCC pode ajudar a controlar. Porém como os profissionais relataram é importante compreender os motivos que pode estar por trás destes comportamentos. Lembrando que todas abordagens pode ajudar da sua forma.

A TCC irá ajudar a avaliar suas crenças quanto aos relacionamentos, ciúmes,auto estima, insegurança e etc. Quando aliada a técnica da hipnose podemos fazer uma reprogramação através da neurolinguística e trabalhar de forma eficaz a autoestima.

Dr. Eduardo Santos
Dr. Eduardo Santos
Psicólogo
Ribeirão Preto
Sim, a TCC (Terapia Cognitiva-Comportamental) é um método utilizado para modificar a maneira como as pessoas pensam e sentem as dificuldades da vida. O ciúme (e os comportamentos tóxicos associados a ele) pode estar​ ancorado em Auto-Estima baixa; Insegurança Generalizada; Pensamentos Paranóicos (isto é, desconfiança extrema sem justificativa); Falta de Habilidade para Comunicação na relação; Compensação (por projeção no outro) dos Próprios Comportamentos Inadequados; etc. Cada pessoa pode estar utilizando um ou mais desses motivos para alimentar um ciúme que seja patológico. Por isso a avaliação pelo(a) Psicólogo(a) é fundamental e o tratamento é definido de acordo com as particularidades de cada indivíduo. A Terapia de Casal também costuma ser proveitosa para essas queixas. E a TCC é especialmente útil para casos como esse que exigem​ mudança na maneira de processar os pensamentos e representar os fatos das relações.

 Alana Zanlorenzi
Alana Zanlorenzi
Psicólogo
Campo Largo
Olá! Independente da abordagem escolhida, é importante ter em mente que não é ela que vai controlar o sintoma, seja ele qual for.
O que seria mais adequado é estar disposto a encarar esse ciúme, buscar compreender o que o origina e o motiva. Talvez buscar olhar para si e para seu relacionamento, tentar compreendê-lo de forma mais completa e identificar os pontos que podem estar sendo compensados por esse ciúme excessivo.
Isso pode ser feito tanto por um psicólogo que segue a linha da TCC quanto por um que trabalhe com qualquer outra abordagem. O fator determinante aqui é a disposição e a energia do indivíduo para lidar com suas questões.
Espero ter esclarecido! Um abraço!

De acordo com o DSM - IV ( o Manual de Diagnóstico e Estatísticas das Desordens Mentais, em seu volume IV) o TAG - transtorno de ansiedade generalizado é caracterizado por um estado de apreensão e preocupação constante, acompanhado de perturbações do sono, tesão motora, irritabilidade.
Entende como a fraqueza que você menciona em sua pergunta pode ser explicada?
Com todos esses sintomas, você poderá se sentir cansado, abatido, fraco, sem forças, dentre outras sensações.
Sugiro procurar um psiquiatra e um psicólogo de sua confiança o quanto antes.
AO se tratar, você sentirá essa fraqueza ir diminuindo até que você se sinta saudável e disposto novamente.

Especialistas em Terapia Cognitivo-Comportamental

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 64 perguntas sobre Terapia Cognitivo-Comportamental

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.