Ciúmes excessivo é controlado com TCC?

23 respostas
Ciúmes excessivo é controlado com TCC?
Melhor que se esforçar para controlá-lo, invista em uma abordagem direta para encontrar e dessensibilizar as causas que contribuem para a manifestação desse comportamento.

Olá! sim claro! O ciúmes é a expressão de sua falta de autoestima. Ciúmes é insegurança. Tratando...ficará tudo bem em seus relacionamentos! Busque por um bom Psicólogo Cognitivo comportamental e Hipnoterapeuta! Paz e Bem!
Sim, a TCC ( Terapia Cognitivo Comportamental) ajuda o paciente a identificar e modular pensamentos disfuncionais, emoções e comportamentos, auxiliando no controle do impulso melhorando as habilidades sociais e qualidade de vida.
De.pleno acordo com a psicóloga Cláudia Santos e faço das palavras dela as minhas.
Olá! Independente da abordagem escolhida, é importante ter em mente que não é ela que vai controlar o sintoma, seja ele qual for.
O que seria mais adequado é estar disposto a encarar esse ciúme, buscar compreender o que o origina e o motiva. Talvez buscar olhar para si e para seu relacionamento, tentar compreendê-lo de forma mais completa e identificar os pontos que podem estar sendo compensados por esse ciúme excessivo.
Isso pode ser feito tanto por um psicólogo que segue a linha da TCC quanto por um que trabalhe com qualquer outra abordagem. O fator determinante aqui é a disposição e a energia do indivíduo para lidar com suas questões.
Espero ter esclarecido! Um abraço!
Ola! Ciúmes excessivos está relacionado a insegurança, medo e necessidade de controle. A Terapia Cognitiva Comportamental pode trazer benefícios como outra, pois todas trabalharão conteúdos emocionais que possivelmente estarão desajustados. A consciência do excesso já é um primeiro passo, não desista! Abraço
Sim, afinal, o ciume excessivo é resultado de pensamentos disfuncionais que invadem a mente e a pessoa é dominada por eles, tornando-se-escrava da mente.
Na TCC, o paciente irá discriminar pensamentos funcionais e construtivos dos pensamentos disfuncionais e destrutivos e deixará de ser submissa a uma mente que gera tanto sofrimento e discórdia.
Um forte abraço,
Léa
Sim, a TCC (Terapia Cognitiva-Comportamental) é um método utilizado para modificar a maneira como as pessoas pensam e sentem as dificuldades da vida. O ciúme (e os comportamentos tóxicos associados a ele) pode estar​ ancorado em Auto-Estima baixa; Insegurança Generalizada; Pensamentos Paranóicos (isto é, desconfiança extrema sem justificativa); Falta de Habilidade para Comunicação na relação; Compensação (por projeção no outro) dos Próprios Comportamentos Inadequados; etc. Cada pessoa pode estar utilizando um ou mais desses motivos para alimentar um ciúme que seja patológico. Por isso a avaliação pelo(a) Psicólogo(a) é fundamental e o tratamento é definido de acordo com as particularidades de cada indivíduo. A Terapia de Casal também costuma ser proveitosa para essas queixas. E a TCC é especialmente útil para casos como esse que exigem​ mudança na maneira de processar os pensamentos e representar os fatos das relações.
Sim, a TCC busca mudar as atitudes prejudiciais e a manter o foco voltado para a identificação e a reparação de padrões de pensamentos disfuncionais. Ela é capaz de atuar modificando crenças e desadaptações desses pensamentos, auxiliando na busca de autocontrole, melhoria na autoestima do paciente e na construção de relacionamentos interpessoais saudáveis.
A Terapia Cognitivo Comportamental trabalha com a identificação e reestruturação de pensamentos que causam sofrimento e desconforto para as pessoas. Através das técnicas será possível compreender o que significa este ciúme, o que está por trás dele é trabalhar não só o ciúme, mas também a forma como as pessoas se posicionam. Coloco-me a disposição.
Olá! Essa abordagem como qualquer outra pode te ajudar com essa questão, pois o papel principal é praticamente seu. Ao trabalhar com o profissional escolhido sua autoestima e autoconfiança, automaticamente ajudará nos problemas relacionados ao ciúme patológico.
Nao desista. Tem solução.
O ciúme excessivo pode ser um sintoma de insegurança, dependência afetiva, baixaautoestima. O ciúme por ciúme não é uma doença, mas poderá se tornar, como Transtorno Obsessivo Compulsivo, Alcoolismo,
Demência,Esquizofrenia. Lembrando que o ciúme normal é transitório, já o ciúme patológico é uma criação mental, preocupação infundada, irracional e fora de contexto, na verdade são pensamentos distorcidos em relação ao outro, são pensamentos obsessivos, sempre em busca de evidências.
O tratamento poderá ser com Psicoterapia de qualquer seguimento ou linha, juntamente com tratamento medicamentoso.
Espero ter ajudado
Abraço
Vera Pelizzari
Olá. Sim a TCC pode ajudar a controlar. Porém como os profissionais relataram é importante compreender os motivos que pode estar por trás destes comportamentos. Lembrando que todas abordagens pode ajudar da sua forma.
Toda abordagem tem sua função e maneira de interpretar o sintoma, mas também limitações, que muitas vezes está do lado do paciente, do momento que ele está vivenciando ou mesmo da técnica. É válido conhecer algumas opções. TCC é interessante, assim como, Gestalt e a Psicanálise que normalmente aprofunda mais nas questões inconscientes.
De acordo com o DSM - IV ( o Manual de Diagnóstico e Estatísticas das Desordens Mentais, em seu volume IV) o TAG - transtorno de ansiedade generalizado é caracterizado por um estado de apreensão e preocupação constante, acompanhado de perturbações do sono, tesão motora, irritabilidade.
Entende como a fraqueza que você menciona em sua pergunta pode ser explicada?
Com todos esses sintomas, você poderá se sentir cansado, abatido, fraco, sem forças, dentre outras sensações.
Sugiro procurar um psiquiatra e um psicólogo de sua confiança o quanto antes.
AO se tratar, você sentirá essa fraqueza ir diminuindo até que você se sinta saudável e disposto novamente.
Olaa.... Sim como tudo que já foi informado pelos demais profissionais. Acha-se a causa e trata-se. Porém com algumas técnicas de relaxamento que a TCC dispõem ajudaria a diminuir um pouco da ansiedade e consequentemente até chegar na causa principal. Espero ter ajudado...
Sim, a TCC ajuda a identificar os pensamentos automáticos do ciúme ou de qualquer pensamentos disfuncionais, ou seja pensamentos que não condiz com a realidade , chamamos de pensamentos quentes são as crenças adquiridas na vivência de cada sujeito, ex: a pessoa liga p o namorado, ele não atende, ela já imagina que ele está com outra. Esse pensamento quente, está por trás a crença da Desconfiança, Insegurança. Enfim a TCC possibilita o uso de técnicas para o sujeito aprender através da Psico educação a Reestruturar seus pensamentos, chegando ao objetivo da terapia que é conseguir flexibilizar os pensamentos com alternativas Positivas e Realista de Si, resultando às mudanças das Crenças. Que resulta a extinção de sintomas de alguns distúrbios de comportamento, como é o caso do sintoma Ciúmes..
Independente da abordagem, precisa trabalhar as causas desse ciume excessivo, pois o mesmo corrói todos os relacionamentos. E sim, a Tcc, sua pergunta, pode te ajudar a reestruturar esses pensamentos distorcidos e a ajudá-lo a equilibrar as suas emoções. Procure um bom profissional! Boa sorte!
Sim, a psicoterapia irá buscar os motivos que levam a você sentir e agir de determinada forma, proporcionando um processo de descoberta e identificação para modificações posteriores daquilo que está trazendo sofrimento emocional.
Sim, qualquer abordagem poderá te ajudar se você se dispor a olhar para você e querer te ajudar. A TCC tem a ferrameta que propiciará a você conhecer seus pensamentos disfuncionais dos funcionais. Perceber suas distorções cognitivas que provocam esse comportamento. Dá condições a você ressignificar seus pensamentos e comportamentos. Só você pode fazer muito por você. O profissional será um facilitador que com técnica, acolhimento e ética te dará os meios, a fim de q você descubra o motivo pelo o qual assim procede e como você pode fazer para se sentir melhor e segura.
De acordo com os colegas que apontam um bom trabalho do psicólogo que trabalha com a abordagem da TCC. Indico também terapia EMDR e Brainspotting como uma forma também eficaz e rápida de tratar o ciúme.
A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) se destaca em nesse tema sendo referência com resultados eficazes nesse processo. A TCC é uma abordagem psicológica bem atual com evidencias científicas de efetividade na mudança de atitudes prejudiciais e mantém o foco do paciente voltado para a identificação e reparação de padrões de pensamento disfuncionais pelo levantamento de hipóteses que serão confirmadas, ou não, no decorrer do processo da psicoterapia. Dentro do contexto quem sofre com o ciúme patológico ou exagerado, que repercute nos padrões de comportamento baseados em pensamentos disfuncionais, a TCC é capaz de atuar modificando crenças e desadaptações desses pensamentos, além de auxiliar na busca por autocontrole, melhoria na autoestima do paciente e consequente construção de relacionamento interpessoais saudáveis.
Olá!
O ciúmes excessivo pode ser controlado pela TCC.
Inicialmente o terapeuta irá investigar quais pensamentos estão relacionados ao ciúmes. Por exemplo, uma pessoa A pode sentir ciúmes, pois tem o pensamento de que " não é boa o suficiente e assim o namorado irá substitui-la por outra", a pessoa B pode sentir ciúmes pois pensa que "as pessoas não são confiáveis, ele vai me enganar". Identificando os pensamentos o terapeuta irá iniciar um processo de flexibilização cognitiva, adaptando os pensamentos à realidade, e treinando o paciente na resolução de problemas, à fim de que ele tenha uma resposta mais funcional.