Clavulin Bd 12/12 horas, apos 4 dias de administração, sintomas como estado febril, palidez, dor de

Clavulin Bd 12/12 horas, apos 4 dias de administração, sintomas como estado febril, palidez, dor de cabeça, enjoo e mal estar. São reações adversas ? Devo continuar o tratamento até 7 dias ?

5 respostas


Nesse caso é importante procurar o seu médico ou atendimento de urgência pois é necessário saber se é uma reação adversa, se o antibiótico não está sendo capaz de tratar a infecção ou se existe complicação da infecção que necessite de uma outra abordagem. Normalmente após 48h a 72h de tratamento é esperado alguma melhora. Se isso não está acontecendo ou está piorando, necessita de reavaliação para adequar o tratamento.

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


Sim, os sintomas como estado febril, palidez, dor de cabeça, enjoo e mal-estar podem ser reações adversas ao Clavulin BD (amoxicilina + clavulanato), embora febre seja menos comum e possa indicar uma progressão da infecção. É importante avaliar se esses sintomas são efeitos do medicamento ou sinais de que a infecção não está controlada. Recomenda-se não interromper o tratamento sem orientação médica, mas você deve relatar esses sintomas ao médico imediatamente para que ele avalie a necessidade de ajustar a medicação ou realizar novos exames.

Dr. Raphael Pereira

Dr. Raphael Pereira

Especialista em Clínica Médica

São José dos Campos

Agendar consulta

Os sintomas que você descreve — estado febril, palidez, dor de cabeça, enjoo e mal-estar — podem estar relacionados a reações adversas da amoxicilina associada ao ácido clavulânico (Clavulin BD). De acordo com a literatura científica, náusea, vômito e desconforto abdominal estão entre os efeitos colaterais mais comuns dessa medicação (StatPearls, 2024). Além disso, febre pode ocorrer como parte de reações de hipersensibilidade ao fármaco (FDA Label, Augmentin, 2024). É importante destacar que existe uma condição chamada Síndrome de Enterocolite Induzida por Drogas (DIES), que pode se manifestar com vômitos, dor abdominal, palidez e desidratação após o uso de antibióticos betalactâmicos, incluindo a amoxicilina-clavulanato (Türk Pediatri Arşivi, 2025; Mayo Clinic, 2024). Como médico especialista em Clínica Médica, não posso fornecer um diagnóstico por este canal, pois seria necessária uma avaliação presencial completa. Recomendo que entre em contato com o médico que prescreveu o antibiótico para relatar esses sintomas e avaliar a necessidade de ajuste ou substituição da medicação. Caso apresente sintomas graves como dificuldade respiratória, inchaço facial, diarreia intensa com sangue ou febre alta persistente, procure atendimento médico de urgência. Referências: - StatPearls. Amoxicillin Clavulanate. NCBI Bookshelf, atualizado em agosto de 2024. - FDA. Augmentin Prescribing Information, 2024. - Türk Pediatri Arşivi. Drug-induced enterocolitis syndrome in children, 2025. Dr. Anderson Contaifer, médico especialista em Clínica Médica, CRM-SC 24484, RQE 18790.

Dr. Anderson Contaifer

Dr. Anderson Contaifer

Especialista em Clínica Médica

Florianópolis

Agendar consulta

Uma boa anamnese, exame físico, talvez exames complementares, podem te ajudar muito.

Dr. Lucas Defanti

Dr. Lucas Defanti

Gastroenterologista

Rio Das Ostras

Agendar consulta

Enjoo e dor de cabeça **podem ser efeitos colaterais do Clavulin BD**. Já a presença de **febre, palidez e mal-estar após 4 dias de tratamento não deve ser simplesmente atribuída ao antibiótico**, pois pode significar que a infecção ainda não está controlada ou, menos frequentemente, uma reação ao medicamento. Quanto aos **7 dias de tratamento**, não recomendo interromper nem prolongar o antibiótico por conta própria. A duração deve seguir a prescrição médica, **mas como você está apresentando febre e palidez mesmo após 4 dias, é importante ser reavaliado pelo médico antes de simplesmente continuar até o 7º dia**. Se aparecer **falta de ar, inchaço no rosto ou língua, manchas/bolhas na pele, pele ou olhos amarelados, urina escura, sangramentos ou piora importante**, procure atendimento imediatamente. Se quiser avaliar esses sintomas e verificar se é seguro manter o antibiótico, **agende uma consulta comigo, na Clínica Médica**.

Dra. Maria Jose Campos Neta

Dra. Maria Jose Campos Neta

Especialista em Clínica Médica

São Paulo

Agendar consulta

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.