Com quantos dias após iniciar o uso de anticoncepcional oral já estou prevenida contra a gravidez?

3 respostas
Com quantos dias após iniciar o uso de anticoncepcional oral já estou prevenida contra a gravidez? Diazepam e clonazepam diminuem a eficiência dos anticoncepcionais orais?
.Iniciando no período menstrual e tomando de forma correta,a chance d proteção será de 99,9%.Não houve compravação científica q Diazepam e Clonazepam interferem na eficácia.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Aparecida Monteiro
Médico clínico geral
Rio de Janeiro
Olá, sua dúvida é frequente. Cada anticonceocional tem as suas particularidades, diferindo em tipos de progesterona e estradiol, além da dosagem e, por isso, podem apresentar eficácia em momentos distintos. Normalmente, quando iniciados no primeiro dia da menstruação, podem oferecer eficácia logo no início da tomada. Para você ter certeza, a bula de todo anticoncepcional descreve quando começa a eficácia contraceptiva. Inclusive, as medicações e situações que podem reduzir o efeito do medicamento. Clonazepan e/ou Clonazepam não interferem na eficácia contraceptiva.
Se a paciente iniciar os comprimidos dentro de 5 dias do início da menstruação considera-se que está protegida desde o primeiro comprimido. Mas se iniciar o anticoncepcional a partir do sexto dia (contando desde o início da menstruação) ela deve usar camisinha por 10 dias antes de considerar progtegida. Explico:Em geral os anticoncepcionais demoram até 5 dias para ter um efeito confiável em inibir a ovulação ( o principal mecanismo de funcionamento das pílulas ). O espermatozóide vive até 4 dias ( soma = 9 dias) . Quando a paciente inicia o anticoncepcional do sexto dia em diante ela tem risco de ter desencadeado ovulação, e tem que esperar os 10 dias

Especialistas

Lorena Jackson

Lorena Jackson

Ginecologista

São Paulo

Tania Tripode

Tania Tripode

Ginecologista

Mogi das Cruzes

Agendar uma visita
Adriana  Dantas

Adriana Dantas

Ginecologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
José Justiniano Torrico

José Justiniano Torrico

Ginecologista

Rio Branco

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 805 perguntas sobre Exame ginecológico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.