Com que tipo de especialista devo tratar o HOCD ? Um psicólogo especialista em TCC me ajudaria ?

10 respostas
Com que tipo de especialista devo tratar o HOCD ? Um psicólogo especialista em TCC me ajudaria ?
Olá. Caso você tenha recebido o diagnóstico por um psicólogo, então a técnica pode ser a princípio cognitivo comportamental e também a analítica.
A necessidade é fazer os sintomas serem tratados com as causas.
Na media da evolução do tratamento procure um psiquiatra e o próprio processo vai pedir novos rumos

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá... vamos lá.... sim um especialista em TCC pode perfeitamente trabalhar com este tipo de condição, discernindo se você está sofrendo desse transtorno, podendo colocar práticas e técnicas adequadas para o tratamento; criando uma lista detalhada dos sintomas associada com a doença e avaliar melhor os passos para o tratamento. Após uma avaliação sólida pode-se associar uma coisa chamada terapia ERP, que é uma forma de exposição e prevenção de resposta.
sim, a abordagem TCC é eficaz nesse momento.
Concordo do o colega especialista,mas no caso de ter acesso a esse especialista,um psicólogo hospitalar e experiente pode atende lo inclusive conversar sobre como obteve esse diagnóstico e tudo que envolve esses sintomas que vem sentindo...até pq causa dúvidas e sofrimento pra vc
Eu indicaria procurar exatamente um profissional Cognitivo Comportamental, pois com esta abordagem conseguiremos trabalhar com a sua crença e principalmente trabalhar os seus medos. Identificar a origem destes pensamentos e destes medos promovendo uma reestruturação cognitiva aliviando a pressão deste medo. Espero ter ajudado. Coloco-me a disposição.
Olá, a psicoterapia baseada na TCC e também a de orientação analítica ajudariam muito a solucionar o problema junto com alguma medicação administrada por um psiquiatra.
Ola! Com certeza um/uma psicologa especializada em TCC poderia ajuda-lo e muito. Em seguida poderia trabalhar com a técnica de EMDR que lida com traumas, pois seria muito indicada para esse caso! Abs, Sandra Romao
E concordo que uma abordagem Cognitiva seja muito interessante também. Contudo, creio que outras linhas podem perfeitamente auxiliá-lo nesse momento de angustia e ansiedade.
Ola! O profissional para entender e trabalhar essas questões sexuais e emocionais sem dúvida é um psicoterapeuta. A compulsão sexual, principalmente vinculada com a homoafetividade geralmente pode trazer angústia e descontrole emocional. Independente da abordagem terapêutica, em análise com um profissional sério e competente irá trazer excelentes resultados. Os desafios existem para proporcionar um aprendizado, por isso no desista! Abraço
Pensamentos obsessivos em relação à escolha sexual podem se relacionar a uma série de questões. Penso que o ponto principal é trabalhar seu desejo. Qual categoria sexual se apresenta como objeto de desejo para você? Sua religião, seu entorno familiar e social aceitariam tal eleição? Como você lida com as opiniões dos outros? Será que esses pensamentos se repetem justamente como uma forma de satisfazer algo que considera impossível? A psicanálise propõe não um adestramento desses pensamentos, mas um "atravessamento", de modo que ao confrontá-los uma saída possa ser construída pelo sujeito que sofre. Para tanto é preciso que o paciente consinta em lidar com sua parte obscura, só assim poderá encontrar um modo libertador de lidar com ela.

Especialistas

Rafael Oliveira Gomes da Silva

Rafael Oliveira Gomes da Silva

Psicólogo

Rio de Janeiro

Nadir Lara Junior

Nadir Lara Junior

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita
Leonardo Ribeiro

Leonardo Ribeiro

Terapeuta complementar

Rio de Janeiro

Felipe de Nadai

Felipe de Nadai

Psicanalista

Curitiba

Rogerio Carneiro

Rogerio Carneiro

Psicanalista

Brasília

Gustavo Ferreira

Gustavo Ferreira

Psicanalista

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 61 perguntas sobre Incongruência de gênero
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.