Comecei a tomar lítio 300mg e inicialmente foi ótimo, porém ao retornar na psiquiatra, houve um aume

2 respostas
Comecei a tomar lítio 300mg e inicialmente foi ótimo, porém ao retornar na psiquiatra, houve um aumento da dose para 450mg depois de eu relatar estar me sentindo muito ansiosa e frequentemente irritada, isso já fazem mais ou menos 3 meses. Desde então, essa irritação piorou e minha ansiedade também, tenho crises de pânico e raiva frequentes. Os sintomas depressivos e ideação suicida melhoraram de fato, mas agora estou sofrendo com essa questão. Ainda não consegui marcar minha consulta de retorno e também ainda não tenho um diagnóstico, porém ela suspeita que eu tenha border. É normal o carbolithium 450 causar esse tipo de efeito?
O Carbolitium* (carbonato de lítio) não leva a aumento de irritabilidade, ansiedade, crises de pânico e raiva. Se está tendo estes sintomas, podem ser do próprio quadro em tratamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Ilana  Souza
Psiquiatra
Rio de Janeiro
O lítio pode causar efeitos colaterais, mas irritabilidade intensa, aumento de ansiedade e crises de pânico não são os efeitos mais típicos da medicação. Em alguns casos, pode haver sensibilidade individual à dose ou necessidade de ajuste.
Também é importante considerar que os sintomas podem estar relacionados ao próprio quadro clínico, especialmente se houver suspeita de transtorno de personalidade borderline ou instabilidade do humor.
Como houve piora após o aumento para 450 mg, é fundamental reavaliar dose, níveis séricos de lítio (litemia) e estratégia terapêutica. Não ajuste por conta própria. Tente antecipar o retorno para revisão adequada do tratamento.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 346 perguntas sobre Carbolitium
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.