Comecei hoje a tomar sertalina 25mg e no final do dia vi que tenho os olhos, por baixo, Inchados. Pa

2 respostas
Comecei hoje a tomar sertalina 25mg e no final do dia vi que tenho os olhos, por baixo, Inchados. Para além disso senti-me mais ansiosa. O que devo fazer?
Olá, é comum no início do tratamento com antidepressivos, no seu caso a sertralina, ocorrer uma relativa piora de alguns sintomas (ansiedade, sintomas depressivos, irritabilidade, entre outros) especialmente durante a primeira semana de tratamento - esse é um efeito de neuroadaptação. É importante destacar que isso é comum e não indica que o medicamento "está errado", se puder aguentar mais alguns dias vai melhorar e, ao longo de 2-3 semanas os efeitos desejados em seu tratamento começarão a aparecer. Quanto ao inchaço observado próximo dos olhos, é importante ficar atenta se não é alergia ao medicamento, caso surjam outros sinais, como agravamento ao longo do dia, coceira ou manchas em alguma região do corpo, procure um pronto atendimento para ser avaliada e entre em contato com seu psiquiatra assistente.

A queixa de alguma inquietude, nos primeiros poucos dias do uso de um antidepressivo, ainda que de "última geração", ou seja, bem mais isento de efeitos colaterais que os antigos tricíclicos, é efeito comum, de intensidade variável, frequentemente apontado pelos clientes. Nada tem a ver com uma piora dos sintomas depressivos! Por outro lado, ainda não se iniciou a ação antidepressivo em si do medicamento, o que demandará, por razões neuro-biológicas, um número variável de dias (ou até mesmo umas poucas semanas!) Isto somado, torna uma certa "provação" o início de um tratamento com sntidepressivo! Mas esteja certo o paciente de que, nos dias que se seguem, o tratamento poderá ser extremamente compensador! Boa sorte e melhoras! Ah, quanto aos olhos edemaciados, não se trata um efeito colateral descrito. Assim sendo, recomendo cautela e uma possível revisão com seu médico, caso isto não regrida.