Comecei o tratamento com fluoxetina à 3 semanas e desde o início tive uma piora nos sintomas inclusi
Comecei o tratamento com fluoxetina à 3 semanas e desde o início tive uma piora nos sintomas inclusive aumento da taquicardia durante as crises. É normal o aumento/piora dos sintomas no início? (Tomo 20mg pela manhã).
3 respostas
Bom dia! A fluoxetina é uma excelente medicação para o tratamento de sintomas de ansiedade. Porém, o início do efeito terapêutico da fluoxetina demora cerca de 4 semanas para se estabelecer na maioria dos pacientes. Durante esse período, é normal ter uma piora dos sintomas de ansiedade como o que você está descrevendo. Sugiro aguentar firme mais uma semana pelo menos. Também, assim que se sentir melhor, não se esqueça de que o remédio ajuda mas o tratamento completo é sempre com medicação, melhora da dieta com consumo frequente de verduras, legumes e frutas, psicoterapia cognitivo comportamental e atividade física regular conforme sua capacidade física e conforme indicação médica feita em consulta. Só o remédio sem uma vida saudável acaba jogando a sujeira para debaixo do tapete.
Obtenha respostas com a consulta online
Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.
BOA TARDE, NO INÍCIO DO TRATAMENTO É COMUM O PACIENTE APRESENTAR UMA PIORA DOS SINTOMAS ANSIOSOS, ISSO ACONTECE DEVIDO O TEMPO DE RESPOSTA DA MEDICAÇÃO, QUE PODE SER DE ATÉ QUATRO SEMANAS, MAS CONFORME OS DIAS DE USO DA MEDICAÇÃO VÃO AUMENTANDO OS SINTOMAS DE ANSIEDADE TENDEM A DIMINUIR PROGRESSIVAMENTE. SIGA FIRME COM O USO DA FLUOXETINA, POIS ESSE QUADRO TENDERÁ A DESAPARECER. CASO NÃO SINTA ESSA MELHORA, É NECESSÁRIO UMA NOVA CONSULTA PARA VERIFICAR AJUSTE DE DOSE OU TROCA DA MEDICAÇÃO.
Nas primeiras semanas de uso da fluoxetina 20 mg, alguns pacientes apresentam aumento transitório da ansiedade, inquietação e até mais taquicardia, especialmente se o quadro de base for transtorno de ansiedade ou pânico. Isso ocorre porque o início do aumento da serotonina pode gerar ativação antes da estabilização do efeito terapêutico. Geralmente essa fase de adaptação melhora entre a 3ª e 6ª semana. Se a piora estiver muito intensa, persistente ou difícil de tolerar, pode ser necessário ajuste de dose ou medicação associada temporariamente. Não suspenda por conta própria. Relate ao seu psiquiatra para avaliar a melhor conduta. O início do tratamento pode exigir ajustes finos para alcançar estabilidade com segurança.
Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.


