Comecei o tratamento com Sertralina há 1 dia. Sei que talvez possa ser placebo pois o remédio só começa

Comecei o tratamento com Sertralina há 1 dia. Sei que talvez possa ser placebo pois o remédio só começa a fazer efeito após uma semana (de acordo com a bula), mas apesar de ter sentido certo mal estar durante o dia, percebi que inibiu a minha timidez e introversão. Seria um efeito da Sertralina?

2 respostas


A sertralina é usada, basicamente, no tratamento de quadros ansiosos e depressivos. Seus efeitos benéficos podem aparecer no prazo de alguns dias até cerca de 4 semanas - em média, duas a três semanas. Dificilmente, assim, se espera efeitos benéficos após um dia. Pode ser efeito placebo ou, simplesmente, uma oscilação de seu quadro psiquiátrico - isto pode ocorrer espontaneamente. Por outro lado, os efeitos colaterais são mais frequentes no início do tratamento e melhoram, aos poucos. Entretanto, você não deixa claro o que é este "mal-estar" e o que você chama de inibição da timidez e da introversão - seria uma melhora/diminuição da timidez e introversão? Aí, a resposta seria a do primeiro parágrafo. Em algumas pessoas predispostas, o uso de antidepressivos pode, também, desencadear episódios de "mania" (euforia/alegria excessiva, pensamentos acelerados, perda de inibições), mas isto é raro. Fale com seu psiquiatra sobre sua dúvida e, enquanto isto, não mexa nada na medicação.

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


OLÁ, MUITO POUCO TEMPO PARA ESSE EFEITO. ABRAÇO.

Dr. Thiago Salgado

Dr. Thiago Salgado

Psiquiatra

Rio de Janeiro

Agendar consulta

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.