Como a desatenção se manifesta no Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (Deficiência Intelectual

3 respostas
Como a desatenção se manifesta no Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (Deficiência Intelectual) ?
 Thatiane Torres
Psicólogo, Psicanalista
Guarulhos
Olá! Como neuropsicóloga, posso te explicar que a desatenção, nesse caso, funciona de um jeito um pouquinho diferente do TDAH ou da 'preguiça'. Imagine que o mundo está passando informações numa velocidade muito rápida. Na Deficiência Intelectual, a pessoa pode ter dificuldade de acompanhar esse ritmo ou de entender coisas muito abstratas.

Quando a tarefa fica difícil demais ou ela não compreende o que está acontecendo, a mente dela 'desliga' para se proteger. É como se ela se retirasse para um lugar seguro dentro dela mesma.

Então, muitas vezes, o que parece ser 'falta de atenção' é, na verdade, a pessoa nos dizendo: 'Isso está complicado demais para mim agora, preciso de uma pausa ou de uma explicação mais simples'.

Não existe uma regra única, pois cada indivíduo é um universo. O ideal é realizarmos uma avaliação cuidadosa para entender o que é dificuldade cognitiva e o que é apenas uma necessidade de adaptar o ambiente para que ele seja mais acolhedor e menos exigente para ela.

Estou à disposição para olharmos para isso com o carinho que o caso pede."

Thatiane Torres | Psicóloga, Neuropsicóloga & Perita

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Varia de caso para caso.
No Transtorno do Desenvolvimento Intelectual, a desatenção se manifesta principalmente como dificuldade em manter o foco em tarefas ou instruções por períodos adequados ao nível de desenvolvimento. A pessoa pode se distrair facilmente com estímulos irrelevantes, apresentar lentidão para iniciar ou completar atividades e esquecer etapas de tarefas simples. É comum precisar de repetição constante de instruções e de supervisão para permanecer engajada, além de apresentar flutuações de atenção conforme o interesse ou a complexidade da atividade. Essa desatenção não reflete falta de esforço ou motivação, mas está relacionada às limitações cognitivas e à menor capacidade de processamento e manutenção do foco típica da deficiência intelectual.

Especialistas

Thaís Felini

Thaís Felini

Psiquiatra

Sorriso

Caroline Gensas Wajngarten

Caroline Gensas Wajngarten

Psiquiatra

Rio de Janeiro

Allan Maia Andrade de Souza

Allan Maia Andrade de Souza

Psiquiatra

Porto Alegre

André Manzotti

André Manzotti

Psiquiatra

Maringá

Nathália Fraporti

Nathália Fraporti

Generalista

São Paulo

Marilia Joly

Marilia Joly

Médico clínico geral

Porto Feliz

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 584 perguntas sobre Retardo Mental
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.