Como ajudar uma pessoa que está viciada em cocaína?

26 respostas
Como ajudar uma pessoa que está viciada em cocaína?
Olá! O abuso de substâncias é uma questão de saúde e como tal deve ser cuidada por profissionais dessa área. Você pode buscar ajuda no acolhimento de um Caps AD (Centro de Atenção Psico Social Álcool e Drogas) da sua cidade. Esse é um serviço público especializado onde a pessoa vai encontrar atendimento médico, psicológico, de assistência social, etc para ajuda-la a lidar com a questão da adcção. Caso no seu município não exista esse serviço você pode buscar uma UBS ou serviços particulares. Espero ter ajudado e me coloco a disposição caso ainda tenha alguma dúvida. Abraços!

A eficácia da abordagem para o adicto em cocaína deve ser fundamental. Ao manifestar sua necessidade de ajuda, a maioria dos usuários já construiu sua história. Caberá ao profissional de psicologia contar com o apoio incondicional dos CAPS específicos para Álccol e Drogas, disponibilidade de acompanhar o usuário num processo psicoterapêutico de serviços particulares ou em clínicas assistenciais populares onde os custos sejam compatíveis com a sua realidade sócio-econômica.
Olá! Suponho que você possua uma relação de proximidade com a pessoa a quem se refere. É compreensível que tenha dúvidas sobre como agir de maneira adequada, pois essa é uma questão complexa. O uso de drogas não gera apenas problemas de saúde, mas também de relacionamentos, podendo afetar todas as áreas da vida do indivíduo. O apoio é fundamental para que o tratamento seja positivo mas, somente ele, não é suficiente. O dependente precisará entender os impactos do vício e reconhecer que precisa de tratamento, inclusive para poder aceitar sua ajuda. E é nesse sentido que você pode pode ajuda-lo: exponha suas ideias, conscientizando o dependente sobre os perigos do vício, usando palavras de apoio e incentivo, sem exagerar nas críticas e acusações para que vocês não entrem em conflito e a conversa aconteça de uma maneira mais tranquila. Se coloque à disposição para ajuda-lo, dentro do que é possível, deixando claro que ele também precisará de auxílio profissional para acompanha-lo nesse processo. Nesses casos, o tratamento costuma ser feito por uma equipe multiprofissional (médico, psicólogo…). E se sentir necessidade, você também pode contar com um psicólogo para te ajudar a lidar com as consequências da dependência. Quase sempre quem cuida também precisa de cuidado. Cuide-se bem!
A dependência química é um problema cada vez mais comum em nossa sociedade, afetando diversas famílias,o uso de drogas não gera apenas problemas de saúde, mas também de relacionamentos,e é um problema cada vez mais evidente na atualidade, questão de saúde pública. Ajudar um dependente químico requer muita empatia,é preciso entender que a dependência é algo bastante complexo e que cada substancia traz as suas peculiaridades e cuidados específicos. Converse com ele, mostre que há saída e tratamento, mas ele precisa querer. Todo tratamento será feito por profissionais especializados, se você sentir que precisa de ajuda, faça terapia, vai te fortalecer também. Existe vários órgãos governamentais que dispõem de serviços para drogaditos.
Penso que o ponto de partida seria auxiliar essa pessoa a refletir sobre sua relação com a droga e os diferentes impactos desse uso para sua vida, seu corpo, sua saúde e suas relações. Caso essa pessoa se interrogue e perceba suas dificuldades e sofrimentos que se conectam ao seu "vício", ela poderá se vincular a um tratamento. Diante dessa abertura, você pode auxiliar também na busca pelos serviços e/ou profissionais disponíveis para acolher essa pessoa e acompanhá-la. Certamente é uma situação muito delicada mas que pode ser tratada.
Olá! Essa é uma pergunta muito pertinente, pois sabemos que não apenas a pessoa que faz o uso de drogas sofre, mas também os amigos e familiares. Nesse caso, o que poderia ser feito, é mostrar empatia. A pessoa que está nessa situação, não está por simplesmente querer, e sim por não conseguir encontrar métodos para sair. O ideal, seria buscar grupos de apoio como o Narcóticos anônimos (N.A.), nesses grupos a identificação com casos semelhantes, traz luz a dor do sujeito. O que também pode ser feito é mostrar afeto a pessoa que se encontra nessa situação e (de alguma forma) direciona-la ao tratamento de psicoterapia individual. A terapia é um dispositivo capaz de acolher e trabalhar essa forma de funcionamento psíquico do sujeito.

Espero ter ajudado.
Abraços.
Olá! Em primeiro lugar certifique-se de que o depende quer ajuda. Nesse caso, busque uma equipe de psicólogos e médicos especializados. Mas caso perceba que o desejo pelo tratamento é mais seu do que do depende, busque ajuda psicológica pra você.
Na ânsia de querer ajudar, muitas vezes desenvolvemos a co-dependência, que precisa ser tratada.
Lembre-se: só conseguimos ajudar quando o outro quer ajuda.
Abraços!
Psiquiatria para definir os caminhos de tratamento integrado.
Bom dia, tudo bem?
Estamos falando de alguém importante para você e que lhe aciona desejo de cuidar e proteger. Para casos de dependência química é necessário a ajuda de medicamentos psiquiátricos, bem como o acompanhamento do médico. Não sei qual é o grau de dependência da pessoa em questão, mas dependendo da gravidade pode ser necessária uma internação para fazer a desintoxicação no período inicial. Apenas mais tarde, feita a desintoxicação e a introdução de medicações e acompanhamento psiquiátrico, aí sim pode-se começar a tratar os fatores psicológicos que o levaram para tal situação. Veja bem, essa parte final pode ser a mais importante para evitar reincidência ok?
Conforme sugerido por colegas, para ter apoio você pode ir ao Caps AD (Centro de Atenção Psico Social Álcool e Drogas) da sua cidade ou procurar uma UBS.

E com relação a você, não sei qual é a sua relação com essa pessoa, mas me parece que estás implicada e que isso te afeta. Te sugiro que inicie psicoterapia, um dos pontos mais importantes em casos como este é que o paciente possa ter uma boa rede de apoio e isso significa que você para ajudá-lo precisa estar bem.
Grande abraço
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 180
Para o uso abusivo da cocaína é interessante um tratamento multidisciplinar com psiquiatra, psicólogo e o NA.
É de grande ajuda a família tb ser acompanhada, por terapeutas e grupos de ajuda para parentes de usuários de drogas.
Att.Eduardo
Boa noite,
O uso de drogas ilícitas está cada vez maior em nossa sociedade, normalmente é o resultado do acumulo de várias situações de vida onde desenvolveram: emoções, pensamentos inadequados e na crença de que a droga é de alguma forma vista como um "alívio"/ "fuga"/ etc.

Como outros profissionais aqui citaram existe os grupos NA e AA e órgãos públicos para o atendimento para o usuário como também para a família.

Talvez seja necessário um tratamento multidisciplinar. O importante é iniciar tratamento e não abandonar.

Abraços

Bom dia!
A melhor maneira começar de ajudar um dependente químico é você se informar sobre o assunto! Existem grupos de apoio que ajudam e capacitam familiares e amigos ( Amor Exigente e Nar-Anon) a lidar com o dependente químico e com as situações que podem surgir pelo uso da droga, você também pode procurar um profissional capacitado na área, que pode te auxiliar!
Procure ajuda, médica e psicológica.

Saiba que o caminho que essa pessoa quer traçar é difícil mas é possível.
Ter uma rede de apoio saudável nesse momento é essencial.
Tratamento psiquiátrico é uma alternativa eficaz, além do Caps AD (Centro de Atenção Psico Social Álcool e Drogas) que proverá o suporte necessário.

A psicoterapia é eficiente para investigar os possíveis gatilhos para o uso da droga.

Esse trabalho multidisciplinar vai fazer com que seja possível a recuperação, confie nisso.
Para ajudar um dependente químico antes de tudo, precisa entender todo o processo e quais especialistas procurar ( como CAPS AD , mais indicado por trabalhar especificamente com isso e ter profissionais multidisciplinar), estar bem consigo mesmo para poder ajudar de maneira mais eficiente, pois a rede de apoio dos próximos é fundamental no processo. Dar apoio e entender as necessidades do dependente, procurar ver qual o tamanho da motivação dele em querer ajuda.
A dependência química é um processo bem difícil de lidar, tanto pra quem é dependente como pra quem dá o suporte. Por isso se fortaleça também, procure ajuda. Se ajude para poder ajudar!
Olá. Hoje existem alguns tratamentos disponíveis para uso abusivo de álcool e substancias psicoativas gratuitos e também particulares. É muito importante conversar com essa pessoa que está no vício e ver se ela gostaria de iniciar um tratamento, uma vez que ela aceita, já é uma grande evolução no processo. Existem Comunidades Terapêuticas conveniadas pelo governo estadual (Programa Recomeço) e pelo governo Federal (Senapred) que oferecem um serviço gratuito, sendo então legalizadas, e fiscalizadas constantemente. Existem também clinicas particulares que aceitam alguns convênios. Tente pesquisar na sua cidade se há algumas dessas opções. Se nao for o caso de um acolhimento, procure um médico psiquiatra e inicie o tratamento com ele, junto a uma psicoterapia com psicólogo.
Olá, tudo depende das particularidades do caso. Como amigo ou familiar é importante que você possa ser uma rede de suporte e que auxilia a pessoa a buscar auxílio, mas tenha em mente que mesmo o suporte precisa de cuidado para não adoecer em conjunto. Ao sujeito que usa e abusa de substância as melhores alternativas são psicoterapia com um psicólogo que tenha conhecimento sobre o assunto e uso de psicofármacos (indicados por um psiquiatra) que auxilie na fissura e abstinência. Uma opção de cuidado muito interessante são os Centros de Atenção Psicossocial para usuários de álcool e outras drogas (CAPS Ad).
Olá, tudo bem?
Você pode ajudar de várias formas, como rede de suporte e apoio, você pode sugerir Psiquiatra, psicólogas ou os CAPS. Também pode ser um ouvinte e estar presente.
Olá, depende do seu relacionamento com essa pessoa. Se for um amigo e ele tiver confiança em você, pode dizer a ele para buscar um grupo de apoio, conhecimento como NA (Narcóticos Anônimos) e se oferecer para ir com ele(a) a fim de dar apoio. Se for um parente, sugiro a mesma coisa com a diferença de que talvez seja necessário uma abordagem mais direta, uma internação, por exemplo. O importante é avaliar o grau de dependência química para que seja iniciado o tratamento adequado. Boa sorte!
Olá, a pessoa pode procurar um grupo de apoio, como o narcóticos anônimos e seria interessante a pessoa fazer um processo piscoterapêutico psicanílitico, pra compreender o que está por trás desse abuso de substâncias. Qualquer coisa, estou a disposição e já atendi casos de drogadição, inclusive, com sucesso.
Olá!
Para ajudar alguém que enfrenta dependência de cocaína é importante você saber que existem vários tipos de tratamentos que podem ser indicados de acordo com o nível de aceitação do usuário e gravidade da dependência.
Existe o tratamento ambulatorial, em hospital dia e em regime de internação 24 horas.
No primeiro tratamento, a pessoa comparece a consultas com psicólogo, psiquiatra e outros profissionais e após ser atendida está liberada desse local. É interessante que participe de grupos sobre prevenção de recaídas ou redução de danos...
Em um hospital dia, a pessoa em questão comparece ao tratamento durante o período diurno e sai no final do dia. Nessa modalidade, existem os grupos sobre prevenção de recaída, psicoterapia, lazer, atividades terapêuticas... Ocorre também o atendimento pelos profissionais da saúde. Sendo assim, é um tratamento mais intenso que o anterior...
Se a pessoa não consegue parar o uso do entorpecente, pode precisar de uma internação para desintoxicação que geralmente precisa ser igual ou superior a 15 dias para passar momentos difíceis da síndrome de abstinência e iniciar a aprendizagem de plano de prevenção de recaída e ajuste de medicações caso forem necessárias. Para uma internação é preciso haver avaliação por equipe de saúde e pelo médico.
Por fim, existe um tipo de internação que é compulsória e a contragosto da pessoa internada. É uma medida extrema. Ela só pode ocorrer em casos nos quais a pessoa esteja se colocando em grave risco ou colocando outros em risco devido a transtorno mental ocasionado pelos uso da substância psicoativa. Ocorre apenas com autorização de um juiz e deve ser requisitada por médico...
Espero ter acrescentado detalhes importantes sobre o tratamento da dependência em cocaína! Um abraço. Fico a disposição para maiores esclarecimentos e terapias voltadas para tratamento da dependência química.
A dependência de cocaína é uma condição séria que pode afetar a vida e a saúde de uma pessoa de várias maneiras. A ajuda de amigos e familiares é fundamental para ajudar a pessoa a superar o vício. Aqui estão algumas dicas que podem ser úteis:

Incentive a pessoa a buscar ajuda profissional: Encoraje a pessoa a procurar um médico, psiquiatra ou psicólogo para avaliar sua condição e receber tratamento especializado para a dependência de cocaína.

Ofereça apoio emocional: Demonstre empatia, ouça e mostre apoio à pessoa que está lutando contra a dependência. Deixe claro que você está lá para ajudá-la em todos os aspectos necessários.

Evite julgar ou criticar: A dependência química é uma doença, e não uma escolha. Evite julgar ou criticar a pessoa pelo vício, isso pode afetar a autoestima e desmotivar a pessoa a buscar ajuda.

Ajude a estabelecer metas e objetivos: Ajudar a pessoa a estabelecer metas realistas e alcançáveis pode ser uma forma de motivá-la a seguir em frente com o tratamento e a recuperação.

Evite comportamentos habilitadores: Evite emprestar dinheiro, fornecer transporte para locais que possam estar associados ao uso de drogas, ou encorajar o uso de drogas em qualquer nível.

Conheça os recursos disponíveis: Pesquise e se informe sobre os recursos de tratamento disponíveis, tais como grupos de apoio, clínicas de recuperação, terapeutas e psiquiatras. Ajudar a pessoa a identificar e acessar esses recursos pode ser uma forma importante de apoio.

Lembre-se que a dependência química é uma condição séria e que a recuperação pode ser um processo longo e desafiador. Mas com o apoio e cuidado adequados, a pessoa pode superar a dependência e retomar o controle da vida. No meu perfil, na parte "publicações", você pode encontrar um material para baixar. Esse material foi construído por mim para ajudar os familiares de dependentes químicos. Espero que vocês consigam passar por isso! Abraço!
Ajudar uma pessoa que está lutando contra o vício em cocaína pode ser desafiador, mas existem várias etapas que você pode seguir para apoiá-la. É importante lembrar que a pessoa precisa querer mudar para que o tratamento seja eficaz. Aqui estão algumas orientações:

1. **Educação**: Entenda o vício em cocaína, como ele afeta o corpo e a mente, e conheça os sinais e sintomas do uso da droga. Quanto mais você souber sobre a substância, melhor será capaz de entender o que a pessoa está enfrentando.

2. **Empatia e Apoio**: Demonstre seu apoio e preocupação de maneira respeitosa e sem julgamentos. Estigma e crítica podem piorar a situação, enquanto a empatia pode incentivar a pessoa a buscar ajuda.

3. **Encoraje o Tratamento**: O vício em cocaína é uma doença séria que requer tratamento profissional. Encoraje a pessoa a buscar ajuda de um profissional de saúde mental ou um programa de tratamento de dependência química. Tratamentos eficazes podem incluir terapia cognitivo-comportamental, terapia familiar, grupos de apoio e, em alguns casos, medicação.

4. **Procure Ajuda Profissional para Você**: Lidar com o vício de um ente querido pode ser extremamente difícil. Considere buscar aconselhamento ou grupos de apoio para ajudar a lidar com seus próprios sentimentos e aprender as melhores maneiras de apoiar seu ente querido.

Lembre-se, cada pessoa é única e o que funciona para uma pode não funcionar para outra. O processo de recuperação pode ser longo e cheio de altos e baixos, mas com apoio e tratamento profissional, a recuperação é possível.
Olá, tudo bem? De sua parte ser empático e prestativo diante da condição que seu colega se encontra com relação a adicção, é melhor coisa que se pode fazer no primeiro momento, agora a busca por instituições como CAPS AD, que realizam atendimento e intervenções com essas pessoas ou a depender do caso instituições privadas, que dependendo do caso a internação seja uma alternativa mais indicada dependendo da situação. A busca por atendimento médico e psicológico se tornam grandes aliados na melhora dos quadros. Se caso quiser e se sentir à vontade, pode entrar em contato comigo para tirar alguma dúvida ou mesmo já marcar um primeiro atendimento.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia
O tipo de ajuda que podemos oferecer depende de muitas variáveis, portanto sem mais informações, responder sua pergunta é falar de forma muito generalista e pouco eficiente. Penso que é importante termos em mente que não somos nós que vamos resolver o problema pela pessoa com a nossa ajuda e sermos verdadeiros em nossas ações. Boa sorte.
O abuso de álcool e outras drogas é uma questão de saúde mental. Portanto, devem ser tratadas por profissionais da área da saúde. Indico que busque o CAPS AD (Centro de Atenção Psico Social Álcool e Drogas) da sua cidade. É um serviço público especializado, com atendimento de profissionais das áreas da Psicologia, Médica, Assistência Social e outros. Caso no seu município não exista esse serviço, você pode buscar uma UBS (Unidade Básica de Saúde) ou serviços particulares.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 150
O uso de drogas está cada vez mais presente em nosso cotidiano, consequentemente em nossos consultórios. E cabe a nós profissionais da psicologia, buscar um entendimento do que está por traz do uso de tal substância, muitas vezes o sujeito envolvido, por mais que queira sair deste envolvimento, sozinho não consegue, quando busca nossa ajuda cabe a nós mostrar empatia pelo paciente, para que o mesmo confie e faça uma boa transferência, para que possamos entender e trabalhar a forma do seu funcionamento psíquico, devemos ser conscientes que muitas vezes se faz necessário um tratamento multidisciplinar.