Como conviver com um esquizofrenico extremamente negativo delirante e intimidador....por vezes agres

26 respostas
Como conviver com um esquizofrenico extremamente negativo delirante e intimidador....por vezes agressivo?
Primeiramente deve-se perguntar quem deu tal diagnóstico para a outra pessoa em questão nesta pergunta, após poderemos iniciar um acompanhamento com quem convive junto para assim entender os momentos e ações que são relevantes ao diagnóstico, bem como revelantes para quem convive de se sentir mal ao ponto do convívio se tornar algo ruim e porque isto? agende uma sessão e exploraremos tal questão. me coloco a disposição para iniciar sua análise.

Oi, busca um acompanhamento profissional e seria importante de repente você ainda leva lo a um serviço de Saúde Mental, Caps/cersam/e ou Naps, depende da cidade. Procure saber sobre e assim pode fazer um acompanhamento mais próximo, podendo assim ter acompanhamento profissional e diagnostico preciso. jE quanto aos familiares um atendimento psicologico para entender melhor e saber sobre a doença, pode ajudar a lidar com o doente e ter um outro olhar a respeito de tudo, inclusive os sintomas.
A disposição para dúvidas.
Olá, nesse caso seria de fundamental importância voltar no profissional que o acompanha e explicar a situação e paralelamente fazer uma psicoterapia.
Ja para as pessoas que o acompanha também seria legal fazer uma psicoterapia com o objetivo de entender melhor toda essa dinâmica e saber lhe dá , assim evitando absolve o problema.
Boa sorte.
Bom dia, nestes casos é importante se deixar ajudar de um profissional de saúde/ psicologo/a para saber lidar com o familiar esquizofrênico e, contemporaneamente estar em contato com o medico que receitou os medicamento para informá-lo sobre os efeitos que as drogas podem estar fazendo nele. Procurar ajuda é o caminho, sozinhos as vezes não damos contas.
Confesso que essa é uma pergunta difícil de responder. Pois é digna de um estudo mais próximo com a família, comunidade e equipamentos públicos de Saúde, Assistência Social e demais políticas para verificarmos as possibilidades de intervenção. De modo geral temos que estar atento as seguintes questões, primeiro, a forma como o familiar diagnosticado com esquizofrenia está sendo tratado - consultas com especialistas, prescrição de medicação, se realiza psicoterapia e outras atividades que podem facilitar o processo de socialização e inclusão (CAPS, grupos de apoio, atividades comunitárias, etc). E, devemos estar atento aos cuidados e suportes prestados a família desse paciente. Aqui o trabalho deve ser focado na criação e manutenção de uma rede de proteção, que atende tanto as necessidades do paciente, quanto presta suporte (emocional, estrutural, material e até financeiro) aos seus familiares.
Boa tarde!
Considerei uma pergunta de aspectos bastante interessante pois, embora tenha sido apontado a condição de esquizofrenia, no outro, a pergunta levantada me fez pensar que está falando sobre sua dificuldade em lidar com algumas questões humanas, quando presentes no outro. Pessoas que não possuem nenhum tipo de diagnóstico, podem ser negativas, delirantes, intimidadoras, agressivas, entre outros.
Penso que seria benéfico para você, iniciar com análise pessoal individual, como uma forma de descobrir potenciais internos que podem agir como facilitadores no enfrentamento das diversas e possíveis condições emocionais, relacionadas ao outro e à você mesma (o).
Espero ter podido auxiliar.
À disposição.
Os transtornos mentais não são fáceis de lidar. Conhecer o problema, buscar acompanhamento especializado e levar em consideração que o cuidador também necessita de cuidados, são dicas bem relevantes.
Estou à disposição.
A convivência é uma arte, seja com quem for. Em casos especiais de convivência é ainda mais importante contar com apoio psicológico para não piorar o que já é difícil naturalmente. Portanto, sugiro procurar por apoio. Boa sorte!
Bom dia . E mesmo muito difícil a convivência quando um membro da família ou casal nao esta bem. Transtornos psicóticos em crise é muito difícil para todos. O paciente deve passar por tratamento continuo com medicação e psicoterapia individual, para um controle e espaçamento de crises. A terapia de familia oferece apoio para que os que convivem com o paciente possam receber informações necessárias e conseguir mudanças na dinâmica familiar.
É comum que muito tempo seja dedicado com as questões do doente e com isso os membros se desorganizam em outros departamento de suas vidas . existem profissionais especializados em terapia de familia na maioria das cidades, onde voces podem procurar apoio.
Busque ajuda de um psicólogo.
O conviver (viver com) uma pessoa já diagnosticada com esquizofrenia, que merece todo nosso respeito e carinho apesar do comportamento agressivo, deve ser orientado por um psicólogo e um psiquiatra, tanto o paciente quanto o cuidador.
Ele já foi diagnosticado por um psiquiatra e está em tratamento medicamentoso e psicológico? Se sim sugiro que o psicólogo oriente a família, pode ser ele ou um terapeuta de família. Realmente essa doença atinge todos os membros de uma família e precisa de muita orientação para lidar com ele. Isso também melhorará as atitudes e comportamentos dele que muitas vezes são de ação e reação! Se ele não estiver em tratamento procure com a maior urgência um psiquiatra é um psicólogo.
O sintoma de um membro do sistema na verdade não é somente do paciente identificado, mostra que todo o sistema de alguma maneira está adoecido e necessita de suporte. Que tal se abrir para sua própria escuta? Poderá ajudar você a se posicionar melhor e contribuir para a saúde do sistema.
Olá. Importante pontuar que não existe fórmula mágica para lidar com as pessoas, sobretudo, quando estamos lidando com o diagnóstico de psicose. Em alguns casos, aspectos negativos podem aparecer, ainda que a agressividade não seja necessariamente comum em todos os casos. No entanto, cabe perguntar, se o sujeito em questão esta em tratamento. Com acompanhamento regular, que inclui inclusive medicação adequada, muitos aspectos podem ser reduzidos. E o devido tratamento é possível de ser realizado em um CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), se for o mais indicado no caso dele, claro. Nestes espaços, terá um acompanhamento de uma equipe multiprofissional, além de poder fazer diferentes atividades compartilhadas. Deste modo, é possível encontrar através do convívio social, formas de estar no mundo e, esses estados delirantes (ou mais difíceis de lidar), como preferir nomear, podem encontrar outra forma de expressão, através das artes por exemplo. Mas, vale ressaltar, que a compreensão da família, amigos e de pessoas mais próximas sem dúvida auxiliam muito neste tratamento, que é difícil a longo prazo. Caso ele ainda esteja sem referência de saúde, procure a unidade mais próxima da sua casa que farão o devido encaminhamento para a Rede de Saúde Mental.
Olá!
Primeiro lugar você precisa ter em mente de que o tratamento que esta pessoa acometida desta patologia faz está adequado . Para isso precisa ter um médico psiquiatra e medicação adequada . Uma vez isso estando de acordo, o paciente deverá fazer psicoterapia e ou grupo de pacientes com o mesmo distúrbio para ajudá-lo a entender os próprios sintomas e dificuldades e adaptar-se a vida.
Você que convive com esta pessoa, poderá também participar de grupos de apoio e orientação a familiares sobre o assunto.
É uma doença crônica que apenas os sintomas poderão ser reconhecidos e abrandados com o tratamento médico e grupal.
Procure um psicólogo que tenha experiência com este tipo de patologia que poderá orienta-la.
Olá. O paciente esquizofrênico pode apresentar estes sintomas por vezes. Mas são sintomas que possuem remissão progressiva e controle. É importante que o psiquiatra e psicólogo que o acompanham estejam ciente do quadro, das crises e da rotina do paciente. A mudança na medicação e no horário dela podem auxiliar acalmando o paciente (que também sofre porque não consegue mudar o comportamento). A família acaba por ser fundamental neste caso, pois o paciente pode burlar o tratamento evitando a tomada de medicação e não comparecendo as consultas. Minha indicação é de que façam trocas no acompanhamento entre os familiares, para que não esteja sobrecarregado com esse cuidado. Continuem com o tratamento.
Att.
leve-o a um psiquiatra para ter certeza do diagnostico, e depois o acompanhamento de Psicólogo junto com o psiquiatra.
Olá! Neste caso vale a reflexão. Devo mesmo conviver? Porque? Não esqueça de que é livre para fazer suas escolhas!! É válido um profissional para que consiga se preservar, não apenas nesta relação, mas em outras possíveis relações difíceis que possa encontrar! Sobre o diagnóstico a ser questionado e/ou entendido os colegas já responderam bem! Mas acredito que seja o momento de olhar para você!! E tirar o foco do outro. ;)
Olá

Excelente sua iniciativa em saber como lidar com algo tão severo como a esquizofrenia. Possibilitará uma vida mais tranquila, ao mesmo tempo que você poderá ajudar a pessoa que sofre esse transtorno. Não deve ser fácil.
De modo geral, os colegas psicólogos e psiquiatras já deram grande contribuição. Converse com os médicos que atendem a pessoa com esquizofrenia e inicie, você, um processo psicoterápico. Ambos só terão a ganhar.
Forte abraço.
Os colegas acima abordaram pontos bastante interessantes, mas gostaria de reafirmar a importância do seu processo de cuidado, porque de fato não é uma situação fácil. Sabe aquele ditado que diz que o cuidador também precisa de cuidados? É imprescindível se informar, mas também seria interessante buscar um acompanhamento terapêutico para lidar falar sobre e lidar melhor com isso.
Olá, como vai? Os pontos colocados por você são desafiadores por um lado, mas, por outro, bastante usuais. Eu diria inclusive que para essa pergunta cabe não uma resposta, mas um acompanhamento. Veja: um dos sintomas que preenche critério para diagnóstico de esquizofrenia é a alteração de juízo de realidade (delírio); uma das experiências mais comuns em quem convive com pessoas com diagnóstico de esquizofrenia são a impotência e o medo, que são disparados pelos mais variados motivos (resistência ao tratamento; surtos; dificuldade de estabilização do quadro; presença de delírios persecutórios; dificuldade na comunicação; dificuldade em entender as alterações vivenciadas pelo outro; às vezes, associação com uso de álcool e drogas; dificuldade do familiar em aceitar a condição de saúde mental da outra pessoa, dentre muitos outros). Para Esquizofrenia não há cura. O que há então? Tratamentos. O medicamentoso; em alguns casos, o psicoterápico; em outros, há indicação de terapia ocupacional. O chamado CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) é um dos serviços de saúde público que foi estruturado para acompanhamento tanto das pessoas que receberam o diagnóstico, quanto aos seus familiares. Dependendo de sua região e cidade, esse acompanhamento também pode ser feito pelo Posto de Saúde mais próximo de sua residência. Uma outra possibilidade é o acompanhamento pelo sistema privado e nesse caso, havendo identificação, o profissional indica ao paciente ou ao seu familiar que também busque a avaliação de outro especialista para complementar o acompanhamento. O que é importante, fundamental quando o familiar está se sentindo desamparado ou confuso é que busque apoio e orientação. É necessário entender se a pessoa se manifesta de maneira agressiva por conta de desestabilização, falta de medicação, tratamento inadequado ao quadro, se se trata de manipulação ou uma resposta reativa a algo que desagradou sobremaneira. Enfim, são várias as possibilidades de explicação para uma conduta agressiva. Teria muitos outros pontos a observar, mas que dependeriam de questões específicas ao caso. Por fim, em situações de risco mais extremas , cabe ligar para o SAMU. Caso necessite de outras orientações, estou à disposição. Boa sorte, Jaqueline.
É muito importante essa pergunta, muitas vezes a família e quem da suporte a uma pessoa esquizofrênica acaba ficando em último plano. Primeiramente, é essencial que ele esteja fazendo um tratamento com psicólogo e psiquiatra, indico também o CAPS. Mas, mesmo assim, é importante que você faça acompanhamento com psicólogo também, para aprender a lidar de uma melhor forma com ele, falar sobre as questões que te incomodam e já incomodaram, falar sobre problemas de convivência que são muito comuns seja lidando com uma pessoa com esquizofrenia ou não. Tem alguns projetos que oferecem suporte a família, o CAPS mesmo pode te ajudar a entrar em contato com algum deles.
Te convidamos para uma consulta: Psicanálise - R$ 150
Pessoas que convivem com pessoas que tenham esquizofrenia crônica costumam ser acometida por depressão com mais frequência, visto que essa convivência exige uma dedicação grande e o constante receio das reações da pessoa. (Recomendo ver meu artigo sobre familiares responsáveis pelo cuidado). Recomendo que ambos sejam acompanhados por psicoterapia e que seu marido tenha um acompanhamento meis intenso para a estabilização do quadro psíquico, seja em um CAPS ou de forma mais ambulatorial, no poder público ou na iniciativa privada.
Conviver com alguém que tem esquizofrenia, especialmente quando eles são negativos, delirantes, intimidantes e até mesmo agressivos, pode ser muito desafiador. Aqui estão algumas sugestões:

1. **Educação**: Entender a esquizofrenia pode ajudar a compreender e lidar melhor com os comportamentos desafiadores. Existem muitos recursos disponíveis, incluindo livros, sites e grupos de apoio.

2. **Procure ajuda profissional**: Se a pessoa não estiver recebendo tratamento, encoraje-a a procurar ajuda profissional. Um médico ou terapeuta pode ser capaz de ajudar a controlar seus sintomas. Se a pessoa já está em tratamento, compartilhe suas preocupações com o profissional de saúde mental.

3. **Limite firme, mas compassivo**: É importante estabelecer limites para proteger a si mesmo e aos outros. Isso pode incluir o que você vai tolerar em termos de comportamento, quando vai se afastar de uma situação e quando pode precisar envolver autoridades.

4. **Cuidado consigo mesmo**: É muito importante cuidar de sua própria saúde mental. Isso pode incluir ter alguém com quem você possa conversar sobre seus sentimentos e preocupações, praticar técnicas de autocuidado e estressar atividades de alívio.

5. **Grupos de apoio e aconselhamento**: Grupos de apoio podem ser um recurso valioso, pois permitem que você compartilhe suas experiências e aprenda com os outros que estão passando por situações semelhantes.

Lembre-se, é importante que você se proteja e busque ajuda profissional se a situação se tornar perigosa. A segurança é a prioridade número um.
Olá. É difícil conviver com uma pessoa nas condições em que você descreveu. Não há uma forma definida de lidar, penso que o caminho é trabalhar autoconhecimento para entender como essa convivência o afeta e o que pode ser feito. Psicoterapia vai te ajudar nessa direção. Abraço.
Boa tarde. Um trabalho terapêutico para a família ser cuidada junto com o paciente. Fortalecimento nas decisões compartilhadas e rede de apoio.