Como diferenciar a ANSIEDADE causada pelo TOC do TDAH?

16 respostas
Como diferenciar a ANSIEDADE causada pelo TOC do TDAH?
Nao entendi bem a pergunta, pois como a colega falou acima são entidades muito diferentes. O TDAH pode ter como comorbidade a presença de sintomas de ansiedade. Dependendo do tipo destes sintomas, o paciente poderá ter 2 diagnosticos: o de TDAH e o de Transtorno de Ansiedade. TAG e TOC são dois elementos que estão dentro dos transtornos de ansiedade, Essa diferenciação é complexa e realmente necessita de varias consultas com medico para ter uma certeza. Tratamentos inadequados para somente uma patologia quando o paciente possuir 2 ou mais, pode ser desastroso. Va ao seu medico.

São muito diferentes, mas você precisa da consulta com o psiquiatra para fechar o seu diagnóstico. Basicamente, no TOC, a ansiedade deriva de um pensamento específico, ruminativo; ou da não execução de um ritual. Tanto o ritual quanto o pensamento são pouco lógicos e o próprio indivíduo vê como sendo coisas pouco razoáveis.
No TAG a ansiedade é inesoecifica, generalizada.

Mas, não é um diagnóstico que se faça sozinho. Precisa do psiquiatra!
Olá. A natureza das ansiedades é diferente, assim o TOC está mais ligado a um pensamento ou ideia o qual o paciente não quer entrar em contato pois é muito ameaçador a ele, assim reproduzir os tiques e manias compulsivamente, evitando lidar com a real natureza de sua ansiedade. Já o TDAH gera uma ansiedade generalizada no paciente, lhe causando dificuldades de aprendizagem, concentração, dormir, irritabilidade, entre outros sintomas. Espero ter ajudado e esclarecido sua dúvida.
Para fechar um diagnóstico, como os colegas disseram, é importante que vc vá ao psiquiatra. Porém, aconselho que você busque ajuda de um psicólogo para auxiliar no enfrentamento das questões decorrentes dos seus sintomas, entendendo o desenvolvimento destes, inclusive podendo dar um novo sentido a eles. Estou à disposição!
Ola, seria legal você procurar um psicologo(a) para marcar uma avaliação , esse profissional terá condições técnicas para essa identificação... abc me deixo a disposição.
Para identificar a natureza de sua ansiedade vc precisa fazer terapia, só assim vc vai conseguir distinguir a natureza dos seus sentimentos, bem como a ansiedade. A forma de manifestar a ansiedade no TOC costuma vir associada a algo específico, gerando tiques e manias que devem ser seguidos para aliar a ansiedade, já no TDHA a ansiedade aparece de forma mais generalizada, prejudicando o paciente em diversas setores da vida. Por isso a necessidade de um acompanhamento psicológico para identificar. Caso você tenha TOC ou TDAH, como citou, é necessário que seu médico reveja sua medicação, caso faça uso de alguma.
Olá! São diagnóstico bastante distintos, mas a ansiedade pode ser encontrada em vários casos, pois faz parte da característica do humano. Somente quando agravada e impactante pode ser entendida como patológica. Ela pode estar incluída nesses dois casos, porém não é determinante para fechar esses dois diagnósticos. Procura por um bom Psicorapeuta Cognitivo Comportamental e Hipnoterapeuta. Paz e Bem!
Ansiedade eh ansiedade, seja como comorbidade ao TOC OU AO TDAH. A ansiedade típica do TOC(ou seja, que faz parte do Diagnóstico de TOC EH AQUELA ASSOCIADA AOS PENSAMENTOS OBSESSIVOS - ansiedade/angústia relacionada às ideias obsessivas, de cunho intrusivo , ou seja, sob as quais o paciente não tem controle apesar de conscientemente saber que aqueles pensamentos não fazem o menor sentido: ex clássico: "se eu não lavar a mão vou ser infectado por HIV". Está ansiedade normalmente só melhora caso o paciente LAVE AS MÃOS , ou seja , pratique o ato compulsivo . Isso traz uma sensação de alívio por um tempo.
A história da pessoa deve ser investigada, por um psicólogo. O Transtorno Obsessivo compulsivo (TOC), é um transtorno mental comum ; principalmente na fase da adolescência. O TOC vem, como uma característica que na linguagem popular se assemelha com "manias" ou "costumes". Sendo essa ansiedade apresentada, com sentimentos de culpa e medo. No entanto o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), a maioria tem início na infância sendo a ansiedade ja apresentada, como comorbidade. O fato é que ambos apresentam comprometimento funcional.
Ansiedade e TDAH tem muito em comum.
Ambos prejudicam a capacidade de concentração, ocasionando distração e dispersão do pensamento, esquecimentos, agitação mental e física. Os sintomas da ansiedade e TDAH são muito parecidos, sendo possível sofrer dos dois problemas ao mesmo tempo.

Ansiedade é um estado de medo injustificado, preocupações crônicas desproporcionais e desconectadas da realidade.

TDAH (Transtorno do Déficite de Atenção com Hiperatividade, aparece como inquietação, distração, resistência a tarefas prolongadas ou que exige raciocínio mais intenso. Os portadores de TDAH não conseguem ficar parados, seus movimento são bruscos e excessivos, as crianças estão sempre correndo e agitadas. Sabe-se que o TDAH pode ocorrer em adultos e crianças.
Pergunta confusa, que reflete a confusão provocada pelos manuais diagnósticos categorias.
Não existe diagnóstico em psiquiatria. Não há um exame que identifique qualquer coisa com clareza. Os "diagnósticos" são constructos sociais, definidos por um grupo de "experts".
Isso não quer dizer que não há sintomas e sofrimento.
Enfim, mais importante do que discutir qual é a origem da "ansiedade" em relação ao diagnóstico seria discutir sua origem em relação à própria história de vida. Por excelência, quem faz isso é o psicólogo ou psicóloga, independente da formação (psicanálise ou TCC).
Outro ponto importante seria diferenciar inquietação de ansiedade. Mais uma confusão constante. A banalização do termo ansiedade levou ao seu emprego em outros sintomas completamente distintos.
É possível que você esteja se referindo à inquietação, essa sim comum no "TDAH", que também é um "diagnóstico" confuso.
Acredito que mais importante que diferenciar qual transtorno a ansiedade está relacionada, identificar por meio de pesquisa mais profunda como se apresenta a ansiedade e como amenizar o desconforto que causa possa ser mais importante. Embora TDAH e TOC tenham se tornado comuns no senso comum, nem toda ansiedade está ligada a eles e, como cada indivíduo tem sua maneira de ser e reagir às situações, a psicoterapia poderá investigar de forma mais abrangente a situação e ajudar para melhor qualidade de vida.
O Transtorno de Ansiedade é caracterizado por preocupação excessivas, crônicas, persistentes e invasivas e são frequentemente acompanhadas por sintomas físicos ou mentais de ansiedade como: nervosismo excessivo, dificuldade de concentração, irritabilidade entre outros e o TDAH caracteriza-se por desatenção, hiperatividade e impulsividade. Os dois apresentam sintomas de "aceleração", indicando algum desajuste emocional e dificuldade em lidar com o próprio universo. É importante que a parte do psiquiatra desenvolver um trabalho psicoterapeutico. Abraço
São ansiedades bem diferentes. No TOC a ansiedade está associada à pensamentos ou ideias relacionadas a obsessões e compulsões. No TDAH as ansiedades estão voltadas para o desempenho e voltadas para a ideia de incapacidade.
No TAG a ansiedade esta vinculada à preocupações em diversas esferas de vida.
De qualquer maneira, para um diagnóstico é fundamental que você visite algumas vezes um profissional de saúde, como um psiquiatra, por exemplo. Só ele poderá lhe ajudar no que tange à diagnóstico.
No entanto, é importante que você vá a um psicólogo com abordagem cognitivo-comportamental que lhe ajude a compreender e lidar com as dificuldades que tem enfrentado - independente do diagnóstico que o psiquiatra lhe der.

Qualquer dúvida, estou à disposição.
Mais importante do que saber sobre ansiedsde e se curar dela. Procure todas as fontes de ajuda para se curar. Creio na psicoterapia e no cultivar uma espiritualidsde sadia.
Olá, as ansiedades que geram ansiedades, ramificando em ansiedades... Somos assim.
TOC, TDHA, TAG, e demais diagnósticos da ânsia de ser, ter, sentir, fantasiar, necessitam quando em prejuízo da qualidade de vida de medicações, mas minha opinião clínica que a psicologia é quem melhor oferece a qualidade de vida a quem dela se beneficia não importando os rótulos pois o objetivo é o mesmo.