Como é a terapia com psicólogo cognitivo comportamental? Vou para minha primeira sessão. Eu na verdade

12 respostas
Como é a terapia com psicólogo cognitivo comportamental? Vou para minha primeira sessão. Eu na verdade não quero ir. Será que vale a pena ir mesmo achando que isso não serve pra mim? Só vou porque não quero trocar de psiquiatra.
Como em todas as abordagens, você terá a sua queixa e preocupações acolhidas. Mesmo achando que possa não servir para você, eu te digo que vale a pena ir, conhecer o terapeuta, e ver se o seu contato com ele irá te deixar a vontade - isso será o mais importante para você e para o seu processo terapêutico. Quanto a abordagem, além do acolhimento, o psicologo cognitivo comportamental vai ensinar você sobre como funciona nossa maneira de interpretar os eventos e situações a nossa volta, e como tudo isso gera nossos pensamentos, emoções e comportamentos. Conforme a terapia for avançando e evoluindo, ele vai explicando outros conceitos que serão importantes e identificados com o tempo, como por exemplo suas crenças. O objetivo é que você consiga, com o tempo, ser o seu próprio terapeuta. Durante a terapia você também aprenderá técnicas de controle emocional, de relaxamento, de desfocagem, e muitas outras coisas. Ela é bem dinâmica. Sugiro que vá e conheça - Tenho certeza que não será em vão

Olá, também não entendi a referência que você fez sobre trocar o psiquiatra. Na minha livre interpretação, o seu psiquiatra está dizendo que o psicoterapia é essencial e você deve buscar um psicólogo cognitivo comportamental para que o tratamento seja efetivo. Se for esta a direção, converse com a médica, tire suas dúvidas sobre o lugar da psicoterapia no processo. Vá a sessão, caso não goste da pessoa ou da abordagem você pode buscar outros profissionais, como dito acima, o vínculo com o terapeuta é mais importante do que a abordagem em si.
Olá! Penso que mais importante que a abordagem psicológica, é o vínculo de confiança que desenvolverá com seu psicólogo, pois o acolhimento e confiança serão imprescindíveis para que você consiga expor suas dificuldades, traumas e demais aspectos de sua história de vida. Uma psicoterapia eficiente exigirá que estas premissas se façam presentes durante todo processo, para que se alcance resultados significativos. Em geral, não existem diferenças tão expressivas entre as escolas da Psicologia enquanto prática psicoterápica, no entanto, o psicólogo cognitivo-comportamental irá enaltecer o conteúdo de pensamentos e crenças diante de suas principais questões apresentadas. Provavelmente ele irá te "ensinar" que suas emoções e comportamentos são influenciados pela maneira peculiar que interpreta os fatos ou acontecimentos de sua vida. Vai valer a pena! Boa sorte...
Se eu seu psiquiatra recomenda psicoterapia isso é ótimo. Mas você não é obrigado a ir no terapeuta na linha que ele recomenda.
A psicoterapia comportamental lida com mudança de comportamento e de crenças que baseam comportamentos disfuncionais.
A psicanálise trabalha emoções e conflitos que se originam em momentos inciais da vida e foca bastante nas relações familiares inicais que seguem nos norteando como referências para toda vida até o fim.
Não existe uma única forma de terapia. Busque aquela que você se sente a vontade para evoluir.
Pelo que entendi, TCC foi a terapia indicada pelo seu psiquiatra, certo? Esta abordagem tem ótimos resultados comprovados para diversos transtornos e condições psicológicas. Você só saberá se valerá a pena para você, se tentar, concorda? Penso que seria interessante, inclusive, levar esta sua pergunta, exatamente como está aqui, para o(a) terapeuta. A partir dela, vocês já podem, juntos, trabalharem bastante coisa. :)
Boa tarde! Você não quer trocar de psiquiatra e pensa em ir a um psicólogo cognitivo-comportamental? Não compreendi. Porém, se ajuda, saiba que um bom profissional da psicologia, de qualquer abordagem, irá dar conta da sua queixa, acolher seus incômodos, dificuldades, emoções e trabalhar junto com você o que pode ser feito. Psiquiatra é o médico especialista que comumente prescreve medicações e, na maioria dos casos, é indicado andar em parceria com o psicólogo, uma vez que a maioria dos acometimentos em saúde mental apresenta melhores resultados quando os dois profissionais trabalham em parceria.
O tratamento psicológico em conjunto com o atendimento psiquiátrico é fundamental para o tratamento dos transtornos psiquiátricos. A Terapia Cognitiva é uma terapia estruturada focada nos problemas atuais e na modificação de pensamentos e comportamentos disfuncionais. Nas primeiras sessões o terapeuta cognitivo trabalhará no sentido de estabelecer um vinculo com o paciente, socializar o paciente sobre a TCC, psicoeducá-lo sobre seu transtorno, o modelo cognitivo e o processo da terapia, objetivará regularizar as dificuldades do paciente, e estabelecer metas para terapia, que serão trabalhadas nas sessões posteriores.
Nesta abordagem terapêutica o paciente é um sujeito ativo. Ele participa o tempo todo ativamente da sessão. O psicólogo é um facilitador de todo o processo. Através de uma descoberta guiada vocês vão encontrando e construindo um cenário mais favorável para sua questão. Vale ressaltar que dependendo do caso é de EXTREMA importância o trabalho em conjunto: tratamento psiquiátrico + tratamento psicoterapêutico.
Quanto a pergunta se vale a pena ir, respondo dizendo que qualquer tentativa vele a pena para recuperar sua saúde, seja ela física, mental ou emocional. Sua vida é muito importante! Cuide-se!!
Olha não adianta você ir para atendimento psicológico e não querer estar ali,pois é de suma importância que para se ter o efeito desejado com a terapia, o paciente esteja disposto a mudar, o psicologo sozinho não surte efeito, a mudança tem que vir de você! Por isso, reflita se você quer continuar com seus conflitos, se quer melhorar, faça um primeiro atendimento, veja como se sente ao falar/desabafar com o psicologo. Espero ter te ajudado!
Olá. A terapia com um psicólogo Cognitivo Comportamental será voltado para a queixa inicial que você relatar. Será explicado para você o que é e como funciona a Terapia Cognitivo Comportamental,que é focada no seu problema atual,objetivando identificar pensamentos, emoções e comportamentos disfuncionais presentes na queixa. Assim ocorre a reestruturação dos pensamentos e a modificação do comportamento e emoções. O trabalho do psiquiatra aliado à psicoterapia costuma apresentar um resultado melhor.Abraço.
Olá, tudo bem? Se for sua primeira experiência com algum psicólogo é natural que você apresente alguma resistência, pois é uma experiência nova, mas é apenas experienciando que você conseguirá compreender como você iria se sentir neste atendimento. E uma dica é procurar um profissional que você se sinta bem/seguro no atendimento e consiga construir um vínculo de segurança para você. A terapia cognitivo-comportamental é uma abordagem da psicologia que utiliza bastante psicoeducação, então você irá entender um pouco sobre as suas queixas e aprender a lidar com elas, é uma abordagem estruturada, focada no problema e tem técnicas que podem te auxiliar na sua rotina. Espero ter ajudado. Abraço.
Olá ...
te faria uma pergunta : Você tem que ir? ou você quer ir?
Ir ao um psicólogo vai muito além de qual abordagem ele usa ou não. Acredito que para um bom tratamento psicológico você precisa se sentir bem com esse profissional, sentir seguro... durante a primeira sessão de terapia conforme ele vai te ouvindo ele vai te dizer como trabalha e quais métodos ou linha de abordagem segue, á partir dai se tudo estiver bem, inicie o processo.