Como é feito o diagnostico de uma deficiencia intelectual leve? Há um teste? Ou é so por meio da ter

21 respostas
Como é feito o diagnostico de uma deficiencia intelectual leve? Há um teste? Ou é so por meio da terapia?
A avaliação para diagnóstico de deficiência intelectual é realizada por meio de uma bateria de testes padronizados, tarefas qualitativas e informações do histórico do paciente.

Sim , existem testes que podem ser realizados e sinais que são observáveis pelos clínicos por meio de entrevistas e observações comparando ao que é esperado dentro dos marcos do desenvolvimento
Bom dia , os testes de habilidades raciocínio lógico matemático, lingusgem verbal , memória , auxiliam , porém , algo mais importante nesta avaliação diagnóstica é levantar os dados de história de vida , e ouvir o paciente. Estou a disposição .
Deve ser realizado por meio de testes padronizados e histórico de desenvolvimento do paciente e com resultados dos testes em mãos procurar um neurologista.
A avaliação neuropsicológica é indicada nesses casos pois poderá avaliar todo o funcionamento cerebral (raciocínio, inteligência, atenção, memória, funções executivas). Além do Ql, que não é o determinante mas precisa ser calculado, é fundamental fazer uma avaliação funcional do paciente, ou seja, quais são as suas dificuldades e facilidades no dia a dia, e assim,. Profissional pode verificar se se trata de uma deficiência intelectual leve ou outra questão. Espero ter ajudado
Olá. Na verdade, não é necessário psicoterapia para realizar o diagnóstico. Ela serve para tratar as questões psicológicas e emocionais envolvidas e auxilia o paciente a lidar com suas dificuldades. As avaliações psicológica ou neuropsicológica são as alternativas para investigar o transtorno. Elas incluem testes, mas também é fundamental conhecer a história do indivíduo, observar o grau de funcionalidade e entrar em contato com profissionais que acompanham o paciente. Espero ter ajudado.
Olá, a terapia é importante sim, mas não avalia, como a colega bem explicou.
Precisa de diagnóstico através de aplicação de testes por Psicóloga e / ou Neuropsicóloga.
Olá como já bem explicado pelos colegas a busca por uma
avaliação neuropsicológica e após isso acompanhamento de um neurologista será muito bem vindo ao tratamento que muitas vezes os efeitos são abrandados diante de uma busca por terapêuticas num estágio inicial dos achados encontrados no paciente.
Gosto sempre de lembrar que um diagnóstico não define um paciente, somos subjetividades seres com necessidades diferentes!
Boa sorte e forte abraço!
Olá, sim, o diagnóstico para uma deficiência intelectual seja ela leve, moderada ou grave pode ser evidenciada por meio de uma bateria de testes psicologicos, e se faz necessaria a avaliação de um(a) bom(oa) profissional psicólogo(a) e/ou psiquiátra.
Existem testes específicos para avaliação de deficiência intelectual.
Sim, para fazermos um diagnóstico dessa natureza se faz necessário a utilização de instrumentos técnicos (testes psicológicos variados) que apoiarão a identificação do nível das cognições. O processo terapêutico a partir dos resultados também poderá ser indicado. Para isto são necessários alguns encontros com um profissional experiente da área (psicólogo).
Fazer uma Avaliação Psicológica é o mais indicado nesta situação. Assim o profissional, através de testes qualitativos e quantitativos poderá chegar em um diagnóstico mais preciso. Se estamos falando de Criança ou Adolescente, provavelmente o diagnóstico não será 100% fechado, ou seja, o mesmo deverá ser retomado no futuro (quando adulto), para concluir a hipótese diagnóstica anterior.
Deve ser realizado por um Neuropsicólogo (Psicólogo com Especialização em Neuropsicologia, como eu por exemplo). São realizadas entrevistas, testes quantitativos e qualitativos, correção dos resultados, análise dos resultados, interpretação e, então, elaborado um laudo que sugere ou indica um diagnóstico, contribuindo com a avaliação médica para um diagnóstico diferencial de qualidade.
Para avaliação adequada de uma deficiência intelectual, seria interessante uma análise por meio de testes específicos, jogos e uma avaliação clínica (não acompanhamento psicoterapêutico, como outra colega também esclareceu) e isso pode necessitar algumas sessões. Espero ter ajudado.
Além dos testes que são muito importantes, falando em avaliação Neuropsicológica, deve-se fazer entrevistas com a familia e/ou cuidadores, questionários além de, em caso de escolares, também entrevistas e questionários com a Escola além de um relatório Psicopedagógico para ver como o paciente interage e aprende. Um diagnóstico deve ser fechado pelo médico (neurologista, psiquiatra) auxiliado pelo parecer de uma equipe multidisciplinar. No caso entra o laudo Neuropsicológico e outros saberes se necessários como Fonoaudiólogo, Terapeuta Ocupacional, etc. A observação clinica é fundamental para também ver como o paciente interage com o profissional, como desenvolve as tarefas propostas ou suas dificuldades. Em caso de DI, é imprescindível analisar as Habilidades Sociais, ou seja, como o paciente funciona na comunidade, socialmente, lazer, ambiente domestico, escolar, autocuidado, autorregulação. Procure um Psicólogo com especialização em Neuropsicologia. Com o diagnóstico fechado, vem a segunda parte que é o tratamento, mediante a conclusão do laudo. Fico a disposição para quaisquer informações adicionais.
Olá! Para o diagnóstico o paciente passa por uma série de testes padronizados para identificar uma possível deficiência intelectual. A terapia é para outras razões, que vão além de um diagnóstico.
Só pra complementar o que meus colegas já disseram, uma avaliação psicológica, que será feita com uma série de testes, vai indicar não só se a pessoa tem uma deficiência intelectual, mas quais são as dificuldades e habilidades que a pessoa tem. A partir da avaliação é que se consegue elaborar uma boa intervenção ou tratamento. A avaliação é o primeiro passo. Vou imaginar um exemplo: uma criança pequena que não dá a menor bola para o que a professora fala, não consegue fazer as atividades, fica agressiva e bate nos colegas. Será que ela tem dificuldade de raciocínio? De concentração? Será que essa dificuldade é social? Ou será que ela não entende o que está acontecendo por um problema de linguagem? Com uma avaliação, o profissional consegue responder a essas perguntas e, a partir daí, pensar em como ajudar essa pessoa a superar suas dificuldades.
O diagnóstico, sempre que possível, deve ser feito por uma equipe multiprofissional, que atuando em equipe possuem condições de avaliar o indivíduo em sua totalidade.
No caso do psicólogo para fazer a avaliação, utiliza-se testes neuropsicológicos com a aplicação de testes individualizados de inteligência e comportamento adaptativo. O teste mais utilizado em lactentes é a Escala de Desenvolvimento do Lactente de Bayley, que avalia a linguagem, habilidades na resolução de problemas visuais, comportamento e habilidades motoras. Os testes utilizados em crianças acima de 3 anos são as escalas de Wechsler, e a WPPSI-III é usada para crianças com idade de 3 a 7 anos. A Escala de Wechsler de Inteligência para Crianças - 4ª edição (WISC-IV) é usada em crianças com idade mental superior a 6 anos.
Olá !
O diagnóstico é feito por um conjunto de testes, acompanhamento psicoterapêutico para entender as situações (talvez não seja deficiência mental ). Psicólogo especialista em neuropsicologia é o mais indicado nesse caso, associado a avaliação médica neurológica.
Estou torcendo para encontrares uma solução !
Vamos em frente!
Olá! Para que se obtenha o diagnóstico da deficiência intelectual leve, esta avaliação pode ser realizada por um psicólogo ou psiquiatra não só por meio da realização de testes de inteligência, mas também pela avaliação do comportamento e pensamento da criança durante as consultas e relato dos pais ou responsáveis. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Olá!
O profissional que pode fazer isto, psicólogo, usará testes específicos para avaliar a cognição (qualidade que nos permite aprendizado) em sua globalidade em uma série de encontros. Depois deverá apresentar o diagnóstico por laudo. Se alguma questão emocional estiver presente, indicará tratamento psicoterápico.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!