Como e o Transtorno bipolar induzido por substância ou medicamento esse e passageiro?

14 respostas
Como e o Transtorno bipolar induzido por substância ou medicamento esse e passageiro?
Qual o medicamento, pode me contar?

O transtorno bipolar induzido por substância ou medicamento refere-se a alterações de humor que se assemelham ao transtorno bipolar, mas que são diretamente causadas pelo uso ou abuso de substâncias, como drogas ilícitas, álcool ou medicamentos, ou pela sua retirada. Essas alterações de humor podem incluir episódios de mania ou depressão.

A natureza "passageira" desse transtorno depende de vários fatores, incluindo a substância envolvida, a duração e a intensidade do uso, a presença de transtornos de humor subjacentes e a resposta individual ao tratamento e à descontinuação da substância.

Em muitos casos, se a substância ou medicamento que está causando os sintomas for interrompida, e com o devido apoio e tratamento, os sintomas podem diminuir ou ser completamente resolvidos ao longo do tempo. No entanto, é importante notar que algumas substâncias podem causar danos duradouros ao cérebro ou podem desencadear um transtorno de humor que persiste mesmo após a substância ser eliminada do corpo.

O tratamento geralmente envolve a descontinuação segura da substância, tratamento de suporte para os sintomas de abstinência, e, se necessário, tratamento para qualquer transtorno de humor subjacente. É crucial que esse processo seja monitorado por profissionais de saúde para garantir a segurança e eficácia do tratamento.

Se você ou alguém que você conhece está enfrentando sintomas de um transtorno bipolar induzido por substância ou medicamento, é importante procurar ajuda médica imediatamente para obter uma avaliação e tratamento adequados.
Olá! Este transtorno é caracterizado por significativas alterações de humor durante o período de intoxicação, geralmente acrescidos de delírios e/ou alucinações. A síndrome de abstinência da substância também podem favorecer o surgimento destes sintomas. Estes sintomas, geralmente, são mais breves e acabam desparecendo quando a substância ou medicamento é eliminado do organismo. Em casos de intoxicação de cocaína, anfetaminas ou fenilcicloexilpiperidina podem durar algumas semanas.
Ola, pode me falar mais sobre isso? Como vc está se sentindo? È a primeira vez ? Aguardo....
O transtorno bipolar é uma condição crônica e requer tratamento médico adequado. A causa envolve fatores genéticos, químicos e ambientais presentes no desenvolvimento humano.

O tratamento geralmente envolve medicação, tais como estabilizadores de humor, psicoterapia e adoção de um estilo de vida saudável, incluindo sono adequado, exercícios físicos e uma vida sem estresse.

Já o Transtorno bipolar induzido por substâncias químicas ou medicamentos
decorre da intoxicação ou abstinência de alguma substância ou exposição a algum medicamento ou componente químico que pode produzir os mesmos sintomas de alteração de Humor.

Nesse caso, o tratamento envolve conhecer a causa, eliminar a exposição e geralmente envolve uma abordagem combinada que inclui medicação, terapia psicossocial e manter uma situação de vida sem estresse.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 250
O transtorno bipolar induzido por substância é uma condição complexa e que depende de diversos critérios para ser diagnosticado e para determinarmos se é passageiro ou não. Inclusive o transtorno pode ser confundido com diversos outros. É fundamental que você, ou quem possa estar apresentando sintomas relacionados, consulte um psiquiatra ou psicólogo para uma avaliação adequada, pois nós podemos ajudá-los a entender melhor a situação específica. Podemos oferecer orientação aprofundada, tratamento e apoio, que podem incluir orientação, avaliação neuropsicológica e tratamento.
Olá. Essa é uma questão complexa. É necessário compreende-la melhor com a ou o profissional que presecreveram suas medicações.
No transtorno bipolar induzido por substâncias, geralmente a pessoa entra em estado de mania, podendo ter alucinações e delírios, mas seria um pouco precipitado de minha parte te passar alguma informação sem saber de mais informações. O tempo que se leva para estabilizar o paciente também irá depender, pois cada pessoa responde de uma forma diferente aos medicamentos. Às vezes, em algumas semanas já é possível verificarmos uma estabilização, em outras, torna-se necessário alterar a medicação, aguardar mais algum tempo... Se você quiser, podemos conversar mais sobre a sua situação. Eu fico à disposição.
Sobre qual substância exatamente você se refere? Esse episódio foi o gatilho? Teria acontecido anteriormente sem o uso de medicamento? Como se sente agora caso isso tenha ocorrido com você? Fez algum atendimento? Passou por intervenção psicológica? Necessário obter maiores informações antes de qualquer resposta mais aprofundada. Estou à disposição.
Refere Transtorno Afetivo Bipolar é um transtorno de humor com forte associação ao uso abusivo de substâncias psicoativas, como os medicamentos, as drogas e outras substâncias químicas que distorcem o funcionamento cerebral – seja causando efeito depressor ou estimulante –, alterando, assim, a cognição e o comportamento, estou à disposição
O melhor seria mesmo conversar com o médico que prescreveu esse medicamento, para que ele investigue os efeitos colaterais.
Olá, espero que esteja bem e que fique bem.
Este desafio e complexo para uma resposta por aqui, mas o transtorno bipolar induzido por substância e um processo que não poderia estar acontecendo, retorne ao médico que passou esta substância para realizar a troca e avaliar melhor o caso.
Espero ter ajudado!
Boa tarde! O Transtorno Bipolar Induzido por substância ou medicamento ocorre quando o uso de certas substâncias, como drogas ou medicamentos, desencadeia sintomas semelhantes ao transtorno bipolar em uma pessoa que não os teria naturalmente. Geralmente, esses sintomas são temporários e desaparecem quando a substância é removida do sistema do corpo. É importante buscar ajuda médica para interromper o uso da substância e receber tratamento adequado para lidar com os sintomas.
O nome transtorno sugere um desvio de rota, não havendo retorno. Mas nada deve ser levado como verdade absoluta, na literatura médica temos milhares de casos de reversão, cura, remissão de sintomas, muitos sem nem explicação científica fundamentada. Sugiro buscar sua melhora com profissionais adequados, evite se automedicar e se consultar no Google. Abraço!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 250

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!