Como é o tratamento da ozonoterapia?
Dr. Mauro Araujo
Dr. Mauro Araujo
Especialista em dor
Belém
Há muitas formas de se usar o ozônio , ele pode ser feito via retal , oral , venoso , etc , acho que o mais importante é quando indicar , como todas as técnicas que existem para analgesia ( isso na minha área ) . Vejo que houve uma explosão nas indicações , não sou contra , mas acho que as evidências científicas de alto valor , mostram um efeito analgésico muito bom , principalmente quengo usado como técnica complementar a uma outra de analgesia , seja , medicamentoso ou intervencionista ( técnicas usadas para promover analgesia que atravessam a pele ) .
Um fato muito bom da ozonioterapia , é que tem baixíssimo índice de complicações , ou até mesmo quase nulo .
Acho que deve escolher um profissional que tenha uma experiência qualificada , e saber qual a sua indicação .
Boa sorte .

Prof. Eduardo Egisto
Prof. Eduardo Egisto
Terapeuta complementar
Campinas
Uma das maiores descobertas da história, esta é uma técnica terapêutica que utiliza a aplicação de uma mistura dos gases oxigênio e ozônio; ou seja, o ozônio medicinal. Usada no tratamento de um amplo número de patologias, a Ozonioterapia pode ser aplicada de modo isolado e complementar. Há séculos utilizado por países desenvolvidos e com benefícios comprovados por inúmeros estudos, o ozônio tem excelentes propriedades medicinais, como:
- Anti-inflamatórias
- Antissépticas
- Modulação do estresse oxidativo
- Melhora da circulação periférica e da oxigenação.
Existem mais de 3000 artigos científicos comprovando os resultados deste tratamento.

Prof. Rodrigo Grandelli
Prof. Rodrigo Grandelli
Fisioterapeuta, Terapeuta complementar
Niterói
A Ozonioterapia é uma pratica integrativa e complementar, segura e reconhecida, que utiliza a aplicação de uma mistura dos gases oxigênio e ozônio, por diversas vias de administração, com finalidade terapêutica. Esta já é utilizada há décadas em vários países como Itália, Alemanha, Espanha, Portugal, Rússia, Cuba, China, entre outros.

A terapia com Ozônio teve início com a descoberta do gás em 1840, e foi utilizado para tratamento de feridas em soldados durante a primeira Guerra Mundial. No Brasil a prática só teve início em 1975 pelo médico Heinz Konrad na cidade de São Paulo.

Há algum tempo, o potencial terapêutico do ozônio ganhou muita atenção através da sua forte capacidade de induzir o estresse oxidativo controlado e moderado quando administrado em doses terapêuticas precisas.

A molécula de ozônio é uma molécula biológica, presente na natureza mas não é produzida pelo nosso organismo sendo que o ozônio medicinal nos seus diversos mecanismos de ação, representa um estimulo que contribui para a melhora de diversas doenças, uma vez que pode ajudar a recuperar de forma natural a capacidade funcional do organismo humano.
A Ozonioterapia tem ganhado evidencia nos últimos anos, sendo muito utilizada no esporte de alta performance e praticantes de atividade física , isso ocorre devido a função analgésica e anti-inflamatória do Ozônio, que pode aliviar de forma importante a dor e a inflamação sem ser considerada doping e sem promover efeitos colaterais indesejados como ocorre nas infiltrações de corticóides que estão sujeitas ao risco de necrose e enfraquecimento dos tendões.

A diminuição da dor se estabelece desde as primeiras sessões, sendo que os tratamentos devem ser realizados de forma diária ou semanal, a depender da patologia a ser tratada. O atleta submetido ao tratamento com a Ozonioterapia não necessita de cumprir repouso após o procedimento, podendo realizar suas atividades diárias normalmente.
As lesões ortopédicas mais frequentes no âmbito esportivo que são tratadas com a Ozonioterapia são:
Lesões nos joelhos como:
-Tendinite patelar
-Lesão na Pata de Ganso (Pata Anserina)
-Lesões nos ligamentos cruzados
-Lesões em ligamentos colaterais
-Lesões nos meniscos

Lesões nos cotovelos
Cotovelo do tenista (Epicondilite Lateral)
Cotovelo do golfista (Epicondilite Medial)

Lesões nos ombros:
-Tendinite do manguito rotador
-Bursite
-Lesões na coluna:

Contraturas musculares
Hérnia de disco

Atletas de alta performance, que necessitam usar de sua musculatura de forma repetitiva e exaustiva e acabam por necessitar de mais energia nas suas células, a fim de prolongar a sua ação e reduzir o risco de lesões. Porém nem sempre o suprimento de oxigênio como fonte de energia é suficiente.

No momento do exercício físico há uma taxa de conversão de energia química proveniente da molécula Adenosina-Tri-Phosfato (ATP), em energia mecânica durante a contração muscular.

Este acontecimento é um dos principais eventos fisiológicos determinantes do desempenho desportivo, a molécula de ATP é ressintetizada pela degradação da fosfocreatina e do glicogênio muscular, como fonte de energia, com subsequente formação do lactato. Esse lactato livre no organismo provoca uma acidose muscular, responsável pela dor em queimação causada no músculo.

A Ozonioterapia consegue fazer com que esses níveis de lactato diminuam por conta da disponibilidade de oxigênio que é aumentada. Uma vez aumentado o aporte de oxigênio no músculo, menor a probabilidade do atleta desenvolver dores musculares e chegar a uma fadiga muscular, aumentando assim, o seu desempenho e performance no esporte, alem de acelerar a recuperação pós prova, aumentando sua vida útil como atleta profissional.

São efeitos da Ozonioterapia:

-Bactericida
-Fungicida
-Antiviral
-Analgésico
-Anti-inflamatório
-Antioxidante
-Imunossupressor
-Cicatricial

OBS: E não pense que a técnica possui um alto custo: o tratamento ozonioterapico é 40% a 80% mais barato que o equivalente a Terapias convencionais.

Especialistas em Ozonoterapia

Henrique de Noronha

Henrique de Noronha

Ortopedista - traumatologista

São Paulo

Agendar uma visita
Cristiane Camara Alves De Assis

Cristiane Camara Alves De Assis

Especialista em medicina estética, Dermatologista

Belo Horizonte

Agendar uma visita
Elizabeth Nunes

Elizabeth Nunes

Fisioterapeuta, Terapeuta complementar

Brasília

Agendar uma visita
Rodrigo Grandelli

Rodrigo Grandelli

Fisioterapeuta, Terapeuta complementar

Niterói

Agendar uma visita
José Justiniano Torrico

José Justiniano Torrico

Médico clínico geral

Rio Branco

Thiago Cesar Rocha Azevedo

Thiago Cesar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 3 perguntas sobre Ozonoterapia

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.