Como faço pra saber se realmente sou portadora da síndrome munchansen?

11 respostas
Como faço pra saber se realmente sou portadora da síndrome munchansen?
Para a equipe de saúde o diagnóstico é realmente muito difícil, pois é difícil determinar se a pessoal esta simulando os sintomas ou se são queixas verdadeiras. Mas para a própria pessoa é bastante simples saber se tem ou não esta doença.
Como os colegas acima mencionaram, a síndrome de Munchausen envolve a produção CONSCIENTE de sinais e sintomas, adulteração de exames laboratoriais, dentre vários outros comportamentos.
Se você está fingindo ter um problema de saúde que você sabe que não existe, então pode sim ser Munchausen.
Se você realmente está sentindo algo ruim ou realmente acredita que possui algum problema de saúde, então não é Munchausen.

Ola! Todo diagnóstico de personalidade deve ser acompanhado de profissionais da área da saúde mental (psiquiatra e psicoterapeuta). Não se deixe seduzir por informações no Google ou de desconhecidos! Abraço
Concordo com os colegas acima. Tem que buscar um psiquiatra para diagnosticar esse transtorno. O importante não é o rotular se é síndrome disso ou daquilo, mas procurar as causas e buscar os mecanismos para sua cura. Tratando-se de algo psicossomático, a psicoterapia é fundamental
Olá! Estou em acordo com o que muitos colegas contribuíram em relação a auto observação, contudo, esse transtorno é difícil de ser diagnosticado. Acredito que o melhor seria procurar a ajuda de um profissional que possa ajudar você com esse diagnóstico.

Caso tenha mais dúvidas, fico a sua disposição.
A síndrome de Munchansen se diferencia da hipondriase, em que o indivíduo realmente acredita estar doente. Nesse caso a doença pode ser provocada, ao ponto de injetar em si proprio substâncias utilizando seringa para seu adoecimento. Tendo com intuto chamar a atenção de profissionais da saúde para seu adoecimento. A síndrome de Munchansen é de ordem psicológica e requer acompanhamento psicológico e psiquiátrico. Nesse caso somente o fato de conhecer a doença facilita sua busca por ajuda profissional. Att/ Maria Cristina
A síndrome de Münchhausen : onde o individuo provoca , auto- dano, pode ser observada através de alguns sintomas : vontade de se submeter a certos exames e procedimentos - consultar diferentes médicos , especialistas , hospitais , por varias vezes , a níveis que extrapolam o comum - profundo conhecimento da doença e dos procedimentos ! A Síndrome se revela em uma condição de carência afetiva , insegurança em níveis patológicos ! Todo ser humano é carente em alguma coisa , mas levar o indivíduo a se mutilar para receber um pouco de atenção , neste caso existe algum transtorno ! Seria necessário procurar ajuda psicológica e psiquiátrica , para informações mais aprofundadas e tb. um diagnostico !
Importante buscar um psiquiatra e fazer com ele algumas sessões para diagnóstico, já que este não é um diagnóstico simples nem fácil. Importante também realizar sessões de terapia, para entender o porquê você acha que tem essa doença, o que faz que pode confirmar isso, como foram as suas relações parentais e inúmeros outros aspectos.
Olá! É um transtorno mental em que a pessoa repetidamente age como se tivesse uma doença física ou mental,quando na verdade não se está doente. Geralmente produzem ou criam sintomas fictícios, e quando investigado pelo médico não é encontrado nenhuma causa clínica. Não existe medicação, mas seu tratamento é psicoterapia,como também sua causa é estritamente psicológica. Espero ter ajudado. Á disposição!!!
É uma patologia que quem dela sofre,vaga de um hospital a outro, simulando as mais variadas condições patológicas e, em muitos casos se submete a inúmeras e inúteis intervenções. A Síndrome de Münchausen pode ser definida como uma patologia da relação médico-paciente; indivíduos afetados por ela provocam intencionalmente manifestações de sintomas, muitas vezes graves para serem internados e assumirem a identidade de doente, com as "vantagens" que este papel comporta: desresponsabilização, necessidade de proteção e dependência.Existe também a chamada Síndrome de Münchausen por procuração, na qual a pessoa provoca ou simula uma doença em outra pessoa para chamar a atenção sobre si, suscitar sentimentos de reconhecimento e compaixão.Muitas vezes trata-se de mães com características borderline que provocam lesões nos próprios filhos ou ainda os envenenam.
Entre os fatores de predisposição essa doença pode estar associada a abandono ou maus tratos durante a infância. Procure psicoterapia!
Olá! A melhor maneira de saber é através de uma avaliação psicológica ou psicodiagnostico. Procure um profissional especializado e ele (a), ao final, discutirá com você sobre o diagnóstico, as hipoteses que o embasam e o melhor caminho a ser seguido. Um abraço, Gislaine Chaves.
É a sua consciência que lhe ajudará a confirmar este diagnóstico. Qual é o ganho secundário que você tem com os seus sintomas? A chave para a cura está sempre na mão do paciente. Decidir usar esta chave é uma escolha. O livre arbítrio é respeitado. Usá-lo de modo saudável é responsabilidade.