Como identificar disfunções sensoriais em crianças ? .

2 respostas
Como identificar disfunções sensoriais em crianças ? .
ola boa tarde tudo bem? Para identificar disfunções sensoriais em crianças, observe comportamentos como hipersensibilidade (evitar sons, luzes, toques, texturas específicas de alimentos ou roupas) ou hiporresponsividade (busca constante por estímulos sensoriais, desajeitamento). Dificuldades motoras, problemas de coordenação, dificuldade em se adaptar a novos ambientes e dificuldades em interações sociais também são sinais importantes. A confirmação requer a avaliação de um profissional especializado, como um terapeuta ocupacional, através de observação e questionários.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Disfunções sensoriais em crianças podem ser percebidas quando elas apresentam reações muito intensas ou muito reduzidas a estímulos como sons, luzes, toques, cheiros, sabores ou movimentos. Alguns exemplos incluem incômodo com barulhos comuns, rejeição a certos tecidos ou alimentos, busca constante por estímulos como cheirar objetos ou se balançar repetidamente, ou, ao contrário, pouca reação a quedas, dor ou sujidades. Quando essas respostas sensoriais interferem na rotina, na aprendizagem ou nas interações sociais, é importante investigar. A avaliação neuropsicológica pode auxiliar nesse processo, pois analisa de forma integrada o funcionamento cognitivo, emocional e comportamental da criança, ajudando a compreender se as reações sensoriais estão associadas a dificuldades específicas ou a condições do neurodesenvolvimento. Estou à disposição para conversar e entender melhor a sua demanda, esclarecendo quais caminhos de investigação podem ser mais adequados para o seu caso.

Especialistas

Carolina Powell

Carolina Powell

Terapeuta ocupacional

Salvador

Andréa Saraiva de Andrade

Andréa Saraiva de Andrade

Terapeuta ocupacional

Recife

Karina Queiroz de Roma

Karina Queiroz de Roma

Terapeuta ocupacional

Belo Horizonte

Fernanda Spinola G P de Oliveira

Fernanda Spinola G P de Oliveira

Terapeuta ocupacional

Rio de Janeiro

Camila Grecco

Camila Grecco

Terapeuta ocupacional

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 20 perguntas sobre Transtorno de processamento sensorial
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.