Como o alprazolam e o citalopram afetam a memória? Essa medicação desliga o cérebro assim como o riv

2 respostas
Como o alprazolam e o citalopram afetam a memória? Essa medicação desliga o cérebro assim como o rivotril?
Dra. Janaina Filoco
Psiquiatra
São Paulo
Não se preocupe que nenhuma dessas medicações desliga o cérebro. Na realidade os benzodiazepinicos- alprazolam, clonazepam, diazepam - agem sobre receptores gaba. Esses receptores são inibitorios então eles se qualquer coisa "acalmam " em doses terapêuticas. Pode modificar a morfologia do sono e assim afetar a memória. Já o citalopram age sobre a recaptaçao de serotonina e é um antidepressivo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Bom dia .O alprazolam e o citalopram são medicamentos utilizados no tratamento de transtornos de ansiedade e depressão, respectivamente, mas eles atuam de maneiras diferentes e têm efeitos distintos sobre a memória.

1. *Alprazolam*:
- *Classe*: O alprazolam é um benzodiazepínico, que atua como um ansiolítico. Ele aumenta a atividade do neurotransmissor GABA, promovendo um efeito sedativo e ansiolítico.
- *Efeitos na Memória*: O uso de benzodiazepínicos, como o alprazolam, pode estar associado a déficits de memória, especialmente em doses elevadas ou com uso prolongado. Esses medicamentos podem causar amnésia anterógrada, que é a dificuldade em formar novas memórias enquanto o medicamento está ativo no organismo. Isso pode dar a sensação de que o "cérebro está desligado".

2. *Citalopram*:
- *Classe*: O citalopram é um inibidor seletivo da recaptação de serotonina (ISRS) e é utilizado principalmente para tratar a depressão e transtornos de ansiedade.
- *Efeitos na Memória*: Os ISRS, incluindo o citalopram, geralmente têm menos impacto direto sobre a memória em comparação com os benzodiazepínicos. No entanto, alguns pacientes podem relatar dificuldades de concentração ou problemas de memória, especialmente no início do tratamento. Esses efeitos tendem a ser menos pronunciados e muitas vezes diminuem com o tempo.

3. *Comparação com Rivotril*:
- O Rivotril (clonazepam), assim como o alprazolam, é um benzodiazepínico e pode causar efeitos semelhantes em relação à memória, como amnésia anterógrada e sedação. Ambos os medicamentos podem "desligar" temporariamente a capacidade de formar novas memórias, especialmente em doses mais altas.
Não interrompa ou ajuste a medicação sem orientação médica, pois isso pode levar a sintomas de abstinência ou piora dos sintomas de ansiedade ou depressão.
Estou a disposiçao.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1807 perguntas sobre Rivotril
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.