Como o TOC acontece? De forma súbita onde a pessoa simplesmente acorda com pensamentos intrusivos e

17 respostas
Como o TOC acontece? De forma súbita onde a pessoa simplesmente acorda com pensamentos intrusivos e indesejáveis? ou é algo sútil onde a pessoa tinha pensamentos intrusivos mais não a incomodava, e nisso foi só piorando e chegando num ponto onde começa a gerar desconforto?
O TOC pode vir a qualquer momento e gerar muito sofrimento e limitações. Vc não está sozinha(o). Venha participar de um programa de psicoterapia que dura entre 6-16 semanas. Nesse tempo iremos desenvolver uma relação terapêutica e alcançaremos objetivos amplos e com muito pé no chão. Sua CONDIÇÃO atual não define quem vc é. Esse possível TOC que está trazendo esses sentimentos é uma doença altamente tratável e acontece principalmente quando estamos com ruminação (de pensamentos negativos) e sentimentos de culpa. A psicoterapia na TCC (Terapia Cognitivo Comportamental), minha linha de estudo e trabalho é eficaz, comprovada cientificamente em mais de 80 % dos casos. Fico no aguardo de um contato, abs e espero ter ajudado mostrando que vc não é assim. Vc está assim!. abs.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 50

Olá! É difícil algum transtorno começar de força súbita, isso inclui o TOC, porém não é impossível, existem algumas circunstâncias que podem promover isso, porém essas situações estão mais relacionadas doenças, traumas neurológicos e doenças neurodegenerativas. Entretanto, quando essas circunstancias não estão envolvidas, esse transtorno não surge de forma súbita, o TOC é caracterizado por pensamentos obsessivos e comportamentos compulsivos para lidar com esses pensamentos (rituais), ao longo da vida a pessoa pode apresentar pensamentos não tão incômodos, porém em determinadas circunstâncias isso pode se tornar mais intenso e frequente e cada vez com maior dificuldade para lidar, levando ao sofrimento e a necessidade da busca de ajuda profissional. Existem alguns fatores que podem aumentar a probabilidade do desenvolvimento, como herança genética e aspectos ambientais.
O TOC geralmente está relacionado a ansiedade. Os pensamentos intrusivos que geralmente ocorrem " do nada está relacionado ao sistema de crenças, a situações traumáticas, medos excessivos ou situações ambientais que tenham acusado vulnerabilidade. O individuo passa a utilizar regras para lidar com a angustia dos pensamentos intrusivos, de forma que o medo e a consequência acaba gerando ainda mais limitações na rotina e causando muito sofrimento. Quanto mais demorar mais o TOC vai tendendo a trazer mais e mais limitações.
padrão ouro do tratamento para TOC é a Terapia cognitivo Comportamental, caso não tenha iniciado procure urgente uma psicoterapia.
Os sintomas de TOC podem surgir de ambas as formas, sendo que, geralmente, surgem de forma sutil, quando algum sintoma vem de forma súbita, geralmente, é porque o sintoma que existia antes dele, foi fortemente reprimido. Mas a estrutura obsessiva sempre esteve lá, bastou que algo na realidade tenha pressionado o funcionamento obsessivo para que os sintomas tenham se manifestado.
Boa noite, em geral o TOC não acontece de forma súbita,
Se em algum momento acontecer, precisa prestar atenção e descobrir o gatilho.
O TOC em geral é evolutivo se não tratado
Aconselho que procure um psicoterapeuta.
Boa noite
O TOC está relacionado ao perfeccionismo e a falta de auto-controle da ansiedade. Os pensamentos intrusivos são os sintomas já agravados e seguidos por pensamentos de ruminação.
Pode acontecer de modo súbito, mas é mais comum que você tenha sintomas ao longo da sua vida. Isso por conta de fatores genéticos e do ambiente. Talvez um momento difícil ou a falta de tratamento tenha gatilhado os pensamentos intrusivos, não é? No TOC você tem pensamentos obsessivos, gerando mal- estar, ansiedade. Para alívio temporário, tem compulsões, como os rituais, reais ou mentais. Por vezes tem também o pensamento "mágico": "se eu pensar em algo, vai acontecer, vou fazer". Pensamentos não são verdades, tá?! É muito importante você identificar os pensamentos e comportamentos para conversar com seu psicólogo. Busque uma vida mais leve com apoio profissional, você merece! À disposição!
Ainda não foi identificada uma causa definida para o TOC, há alguns fatores biológicos e psicológicos que contribuem para o surgimento e para a manutenção do transtorno.
Esses fatores podem ser:
Neurobiológicos: incluem predisposição genética para desenvolver o transtorno, alterações cerebrais provocadas por doenças cerebrais.
Psicológicos: comportamentais (comportamentos como rituais ou evitações que produzem alívio dos desconfortos e medos provocados pelas obsessões e, por esse motivo, acabam reforçando o transtorno); cognitivos (avaliações, interpretações e crenças distorcidas ou erradas);
Familiares e ambientais: Além da genética e o ambiente familiar, sobretudo a forma como a família lida com os sintomas podem contribuir de alguma maneira para o surgimento (estilo de educação, observação de outros parentes com a doença) e a manutenção do transtorno por meio do apoio que a família pode dar para a execução dos rituais e para os comportamentos evitativos. Experiências traumáticas também aumentam a probabilidade de ter TOC.
Em resumo, o TOC não é uma doença que surge do nada, é um transtorno que se desenvolve ao longo da vida do indivíduo, existem algumas pessoas que tem uma maior predisposição do que outras para desenvolvê-lo, além disso vão acontecendo uma série de eventos que acabam fortalecendo e mantendo o transtorno.
Algumas lesões cerebrais podem fazer com que o TOC surja "subitamente", porém o mais comum é a soma de predisposição biológica, estressores de vida, questões psicológicas e comportamentais que, com o tempo, vão criando um sistema auto perpetuador do Transtorno.
É relativo, se for causada por alguma lesão cerebral, sim pode surgir subitamente, pelo contrário, este transtorno obsessivo compulsivo, tem como principal característica pensamentos obsessivos, recorrentes e persistentes que causam prejuízos e ansiedade, e/ou comportamentos repetitivos ou rituais mentais que o indivíduo se sente obrigado a executar em obediência aos seus pensamentos. Vai depender da subjetividade do cliente.
As causas do Transtorno Obsessivo Compulsivo são de origem física e psicológica.Pode sim surgir de formas súbita, persistente e recorrente. Algumas manifestações são comportamento compulsivo, comportamento ritualístico, movimentos repetitivos, repetição persistente de palavras ou ações entre outros.
Bom dia, pensamentos, todos nós temos, afinal quando que um pensamento começar a se repetir e ficar pesado ? este reconhecimento num esquema de vida já rotineiro, e adaptativo, faz com que a pessoa se reconheça no comando, em determinadas ocasiões, sempre conseguindo "averiguar uma segurança", e geralmente não se percebe as mudanças em hábitos ao longo dos dias de controle e " averiguação de controle".

isso ocorre com você ?

Psicologia Atendimento Clínico. Psicólogo Adelson Paiva.CRP 05/46904.
On-line e Presencial em consultório.( Vila Isabel, Tijuca, Meier, Botafogo)

Vamos reconhecer isto nas sessões.
O TOC é um transtorno de ansiedade. Provavelmente o paciente já tinha sintomas que talvez não atrapalhasse tanto a qualidade de vida e por esse motivo não se sentia tão incomodado. Importante iniciar um tratamento assim que possível para diminuir os sintomas que estão impedindo a qualidade de vida.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 270
Olá. O Transtorno Obsessivo Compulsivo pode se desenvolver de maneiras diferentes para diferentes pessoas, mas se caracteriza por envolver uma combinação de pensamentos intrusivos e comportamentos compulsivos que interferem significativamente na vida diária da pessoa. Em alguns casos, pode começar de forma súbita, onde a pessoa percebe repentinamente a presença de pensamentos intrusivos e indesejáveis, acompanhados de comportamentos compulsivos para lidar com esses pensamentos. Isso pode acontecer após um evento estressante ou traumático, desencadeando os sintomas de forma mais importante. Com o tempo, esses comportamentos compulsivos podem se tornar mais frequentes e intensos, e a pessoa passa a percebe-los como também o grande sofrimento na luta para controlá-los. Procure fazer Terapia Cognitivo Comportamental que oferece um tratamento com muita efetividade. Sempre à disposição.
O TOC muitas vezes se apresenta como um tango incansável entre a ansiedade e a mente. Pensamentos intrusivos, como convidados indesejados, surgem "do nada", mexendo com o sistema de crenças do indivíduo. Traumas do passado, medos desmedidos e situações que despertaram vulnerabilidade podem ser os maestros dessa sinfonia perturbadora.

Para lidar com a angústia desses pensamentos inoportunos, a pessoa com TOC cria regras rígidas, como um manual de conduta para a mente. Mas, ironicamente, essa tentativa de controle gera ainda mais sofrimento e limita a rotina. É como se, a cada passo, o medo e suas consequências construíssem muros invisíveis, aprisionando a liberdade individual.

Quanto mais tempo o TOC reina sem tratamento, mais forte ele se torna, tecendo uma teia cada vez mais complexa de limitações. A boa notícia é que existe um antídoto poderoso para essa aflição: a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). Considerada o padrão ouro no tratamento do TOC, a TCC ajuda a desvendar os mecanismos por trás dos pensamentos intrusivos e das compulsões, guiando o indivíduo no processo de retomar o controle da própria vida.

Se você se identifica com os sintomas do TOC, não espere o tempo tecer sua teia de sofrimento. Procure ajuda de um psicólogo especializado em TCC. Juntos, é possivel reescrever essa a história, transformando a angústia em leveza e a obsessão em liberdade.
Em geral, o TOC dá seus primeiros sinais através dos pensamentos intrusivos que podem surgir inicialmente de modo mais sutil. A ansiedade e a angústia comuns ao TOC começam a surgir quando a pessoa se dá conta de que não tem controle sobre esses pensamentos, que podem muitas vezes ir na direção contrária de sua ética pessoal e social bem como de seus princípios. Isso pode gerar culpa e aumentar a angústia e ansiedade ainda mais. À medida que os pensamentos aumentam a pessoa se sente mais vulnerável, mais angustiada e desconfortável com a situação. E importante buscar ajuda especializada. Estou à disposição caso queria agendar uma consulta.
Olá, geralmente o TOC acontece de maneira crescente, não repentinamente. O que pode acontecer é a pessoa não perceber no início e se dar conta de repente, quando já está mais grave.
É um transtorno altamente tratável, especialmente pela Terapia Cognitivo-comportamental. E na segunda etapa do tratamento é importante verificar a origem da anseidade que está gerando o TOC, pois se tratar apenas os sintomas do TOC, essa ansiedade irá se manifestar de outras formas.
Se precisar de tratamento, estou à disposição
Te convidamos para uma consulta: Tratamento da ansiedade - R$ 200

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!