Como os metais pesados interferem no sistema nervoso?

2 respostas
Como os metais pesados interferem no sistema nervoso?
Prof. Luiz Querino de Araujo Caldas
Alergista, Médico do trabalho
Niterói
O colega Gustavo tem razao , particularmente no caso da exposicao aguda. Entretanto, o problema maior reside na intoxicacao cronica, insidiosa e irreversivel , na maioria dos casos

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Gustavo Medeiros
Neurologista
Rio de Janeiro
Dependendo do metal (arsênico, chumbo, etc), os sintomas variam, mas no geral, dentro da Neurologia, as principais áreas afetadas são os núcleos da base no cérebro (que participam da modulação de movimentos, gerando sintomas como tremores e abalos musculares), os nervos periféricos (por vezes gerando fraqueza de braços e/ou pernas, formigamentos, dores ou ardências pelo corpo, atrofias de músuclos, etc) e, por vezes, o encéfalo como um todo (causando estados confusionais, etc). Outros órgãos de outros sistemas tamém podem ser afetados (fígado, pele, rins, etc).

Se há alguma preocupação por exposição conhecida, a consulta médica pode esclarecer as principais possibilidades pelos sintomas, e a detecção dos níveis desses metais ou de suas consequências para o metabolismo do corpo pode se realizada em exames de urina, amostras de cabelo (mineralograma capilar), exames dos nervos (eletroneuromiografia) ou imagens do cérebro (como ressonância), entre outros.

Espero ter ajudado!

Especialistas

Victor Bhering Neto

Victor Bhering Neto

Médico do trabalho

Conselheiro Lafaiete

Alexandre Zatera

Alexandre Zatera

Médico do trabalho, Psiquiatra, Médico perito

Canoinhas

Francisco Monteiro

Francisco Monteiro

Médico do trabalho

Fortaleza

Guilherme Gehring

Guilherme Gehring

Médico do trabalho, Médico perito

Botucatu

Glauco Andre Saraiva

Glauco Andre Saraiva

Neurocirurgião, Neurologista

Novo Hamburgo

Aristides Cunha Neto

Aristides Cunha Neto

Médico do trabalho

Mogi das Cruzes

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 15 perguntas sobre Intoxicação Do Sistema Nervoso Por Metais Pesados
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.