Como posso me acalmar durante uma situações em público? Quando vou ler algo, sinto falta de ar, uma

30 respostas
Como posso me acalmar durante uma situaçao em público? Quando vou ler algo, sinto falta de ar, uma tremedeira e sensação de que o coração vai sair pela boca, há jeitos de se acalmar antes dessa situação?
Existem técnicas que auxiliam a propiciar um relaxamento nessas situações. Antes, seria interessante compreender quais pensamentos surgem nesse momento. Alguns exemplos de pensamentos: "aquela pessoa está me olhando e me julgando" "não vou conseguir falar bem" "vão achar que não sei ler, não sou inteligente ou não sei o conteúdo", entre outros pensamentos que podem aparecer. Pensamentos assim podem por consequência causar emoções como a ansiedade e fazem com que o indivíduo evite situações como você relatou (ler em público). Procure um psicólogo!

Acredito que você esteja tendo a experiência de estar ansioso nessas situações. Algumas pessoas sentem um nível muito alto de ansiedade, o que chamamos de ansiedade social (quando relacionado a situações sociais ou de desempenho), no seu caso, seria importante uma avaliação com psicólogo especializado ou psiquiatra para avaliação e tratamento.
Existem algumas técnicas de respiração que auxiliam no controle da ansiedade minimamente para que se consiga entrar alternativas eficazes para lidar com a origem da ansiedade. Importante também fazer o acompanhamento psicológico para compreender quais os principais estímulos ansiogênicos, qual a frequência e a intensidade dessas situações. Desta forma você poderá inicialmente aceitar seu quadro de saúde para que assim possa obter controle sobre ele.
O ideal é que esse acompanhamento seja feito antes da situação estressora.. entender quais são seus gatilhos, seus limites e possíveis traumas dessas situações, bem como exercitar a oratória e seus pensamentos em relação à exposição.

Na psicoterapia você pode aprender a controlar a ansiedade e a administrar seus sentimentos, suas sensações, pra poder passar pelo desconforto de falar em público.

Recomendo começar sua psicoterapia o quanto antes, pra entender mais sobre você e sobre esses eventos que te afligem

;)
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 170
Tem a técnica de respiração diafragmática que pode te ajudar com esses sintomas físicos da ansiedade, você pode utilizar aplicativo chamado RESPIRE que pode te auxiliar na prática do exercício da respiração diafragmática, mas seria muito importante se você realizasse uma avaliação com psicólogo para avaliar se faz necessário você realizar um tratamento. Espero que esse comentário tenha te ajudado. .
Olá! Bem-vindo!
Que pergunta boa! Então, precisamos compreender primeiramente estes sintomas e porque eles existem no seu contexto porque é único. Compreender a função do que vem ocorrendo para poder entender como acontece. A partir daí trazer a consciência o seu modelo de funcionamento e trazer em conjunto uma solução. Acho que ajudei.
Olá! Em psicoterapia é possível entender o motivo de tamanho sofrimento, além de simular situações parecidas. Como falamos de planejar ações, é possível perceber o que incomoda e a forma de se sair da situação, como se fosse um ensaio. Querer a atuação que você considere perfeita pode ser um agravante... Cobrança exagerada costuma ser a grande vilã... Perceber que existem possibilidades, por outro lado, deixa tudo mais leve. Exemplo, gaguejar na leitura de palavras desconhecidas, tossir porque secou a garganta no meio da leitura, entre outras, são situações previsíveis. Aí vale pensar em ler em voz alta em casa, antes e apresentar, para que não fique desconhecido... e deixar uma garrafinha de água por perto. Preparo, percebe? Mas nem sempre podemos prever todas as possibilidades. Além disso, levar a vida com bom humor também pode ajudar. Quem nunca tropeçou antes de entrar num salão? Fico à disposição. Até mais!
Olá, tudo bem? Antes de qualquer coisa saiba que é absolutamente comum que pessoas fiquem mais ansiosas que o seu habitual quando precisam se apresentar em público. Artistas experientes, por exemplo, relatam que sempre sentem aquele "frio na barriga" toda vez que vão se apresentar. No seu caso, percebe-se que essa ansiedade é maior. E como os colegas bem falaram, existem técnicas e maneiras de tentar baixar os níveis de ansiedade. Minha dica é que você treine essa leitura, por exemplo. Isso fará com que você se sinta mais preparado para esse momento. Espero ter contribuído com sua questão. Fique bem.
Olá! Pelo que você descreve, o que está acontecendo é um aumento de seu nível de ansiedade frente tais acontecimentos. Essa reação por si só é normal, mostra que o seu sistema emocional está funcionando. O que precisamos observar é a intensidade e o grau de prejuízo que isso lhe traz. Há pelo menos três coisas que você pode fazer: A primeira é compreender que é apenas ansiedade, e que logo ela vai passar. A segunda, prestar atenção e adequar sua respiração; em outras palavras, provavelmente você estará respirando de maneira rápida e curta, e o que deve fazer é respirar lenta e pausadamente. Você pode se focar em inspirar o ar em 3 segundos, segurar por outros 3 segundos e soltar contando até seis. Faça isso por no mínimo 3 minutos e sua ansiedade irá reduzir. A terceira coisa a ser feita é procurar observar o que está passando pela sua cabeça, que tipo de pensamentos e se eles estão lhe ajudando ou não. Monitorando essas questões, você consegue controlar sua ansiedade. Entre em contato caso tenha ficado alguma dúvida.
Boa noite! Seria importante entender que pensamentos, interpretações estas tendo diante dessaps situações em público. O que estas identificando como ameaçador para ter essa reação de ansiedade.
Por outro lado, temos várias técnicas para te ajudar com isso. Procura por exemplo o vídeo ACALME-SE na Internet.
Espero ter ajudado.
Fico a disposição
Olá, boa tarde.
Acredito que seja importante você procurar um psicólogo que realize o treino das habilidades sociais para melhor compreensão do caso.
Psicoterapia cognitivo comportamental
Olá!! Seria interessante buscar ajuda profissional, na psicoterapia será possível identificar as causas de tanto desconforto e sofrimento e assim traçar maneiras de lidar melhor com o que lhe acontecendo.
Bom dia !! Ocorre com muitas pessoas quando expostas publicamente a exporem as sua opiniões ou mesmo a lerem algum texto em público tenham sintomas de ansiedade As suas avaliações , interpretações de que possam não estarem bem sendo avaliadas podem produzir esses sintomas Uma terapia seria de muita utilidade Cursos de oratória também podem serem úteis
Olá! Algumas técnicas de relaxamento e respiração poderiam ser treinadas para serem usadas nesses momentos. Mas, seria importante o acompanhamento com um profissional da psicologia para entender quais os gatilhos que são ativados, e quais pensamentos e emoções são gerados, pois você tem um funcionamento que se repete, todas as vezes que esses padrões são ativados. Cuide-se. Abraço.
Olá! É possível, sim, acalmar-se em público, principalmente tendo consciência do momento em que se está ficando desestabilizado emocionalmente. Em um processo psicoterapêutico, você poderá desenvolver habilidades de foco na situação, técnicas de respiração, técnicas de mindfulness, entre outras. O mais importante é iniciar o processo psicoterapêutico para compreender melhor as variáveis que influenciam nesse processo de ansiedade. Cuide-se bem!
Lidar com questões de ansiedade envolve olhar para sua vida de maneira ampla. Envolve cuidar de aspectos da saúde física, como ter uma rotina de exercícios físicos. Envolve cuidar do seu sono e alimentação. E envolve também tentar entender a "mensagem" que sua ansiedade está transmitindo. Nossos sentimentos, por mais difíceis que sejam, tem sempre uma sabedoria sobre como estamos levando nossa vida. Porém, a curto prazo, para te ajudar a suavizar essas emoções, experimenta pesquisar sobre a respiração diafragmática. Pratique ela com frequência até aprender e assim poderá usar em um momento de crise.
Olá. Sim. É importante descobrir o que essas situações significam de modo particular para ti e assim poder ressignificar esses momentos. Recomento terapia psicanalítica.

Olá, primeiramente é importante compreender o que está sentindo, quais são os gatilhos para construir um planejamento de enfrentamento mais assertivo. A terapia auxilia neste processo de entendimento e treinamento de habilidades. Enquanto não tem acesso a atendimento, tente técnicas de respiração, e também ensaios sobre o que gostaria de falar, o que é importante apresentar naquele momento, desta forma estará mais seguro! Espero ter ajudado, fico à disposição!
No momento o mais importante é encontrar um suporte para você começar a dar conta de tudo isso. A terapia pode te entregar vários recursos para você conseguir melhorar essas questões e ressignificar os pensamentos que surgem nesse momento. Deixo uma frase de presente para você: Apaixone-se pelo caminho (no sentindo de que a vida é um processo e de conseguimos sim, mudar nossos pensamentos, sentimentos e comportamento).
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 200
Vamos para a técnica e algumas considerações.

* Técnica simples é manter foco na respiração, inspirar profundamente e quando soltar o ar, imaginar que está apagando velas com o ar que sai, repita isso pelo tempo necessário, sempre com respirações longas.

* Considerações: crise de ansiedade com intensidade que pode levar à síndrome do Pânico é uma das experiências mais angustiantes, mas essa sensação terrível sempre vai passar, e saber o que fazer enquanto não passa, pode te ajudar a não transformar essa situação em algo pior do que já é.

* Medicação pode ajudar, mas não ajudam a tratar a causa. É tipo remédio para gripe, nenhum ataca o vírus, apenas atenuam síntomas.

* A psicoterapia pode auxiliar na descoberta do que levou a esses sintomas, mas não espere que seja um processo lindo e fácil pois o trabalho terapêutico exige muita coragem por parte do paciente.

* Por último, sempre gosto de ressaltar que inúmeros pacientes já foram fazer um check up completo no coração após uma crise e nunca houve um especialista que encontrou danos no coração desses pacientes. Apesar da sensação ser de que existe algo muito errado com seu corpo, desconheço, na literatura, alguém que tenha morrido de ataque de ansiedade.

* Se desejar saber mais, fica super confortável para escrever. Abraço!
Olá, existem algumas técnicas que possam te oferecer maior controle dessas situações, porém indico que procure inicialmente um psicoterapeuta, para descobrirem juntos o que pode estar te causando e de onde vem essa possível ansiedade e crises em momentos de tensão, pois através de um tratamento adequado o profissional pode também te passar algumas técnicas para auxilio nesses momentos. Espero ter ajudado, qualquer dúvida estarei à disposição.
Estude o conteúdo que você irá tratar. Ter segurança é muito importante nesses casos. Depois, ensaie a apresentação na frente do espelho e tente imaginar algumas perguntas que o público poderia te fazer.
Psicoterapia, esporte, arte, remédio, ioga, relacionamentos sociais. Boa sorte.
Na terapia cognitiva comportamental, além de analisar as crenças que estão te levando para tal ansiedade e angústia, também fazemos treino de assertividade e de situações que geram nervosismo para o paciente.

Um das técnicas é ensinar o paciente a ler de forma lenta e focada (assim evita que a mente devaneia para pensamentos fóbicos) e a respirar de forma lenta durante a leitura. Também é interessante ter um papel para fazer pequenas anotações ou desenhos (para dissipar a ansiedade para o papel) ou ter algo para apertar/manipular na mão. Por fim, caso o paciente possa, andar ao ler ajuda a dissipar a ansiedade.

Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Bom dia, como vai? Imagino que seja muito difícil para você ter que lidar com todas essas questões. Existem sim estratégias que podemos utilizar nesses momentos para aliviar os sintomas. No entanto o mais interessante seria entender o porque se sente dessa forma, para que então possamos eliminar isso de vez da sua vida. As estratégias são temporárias e o sentimento vai voltar, no entanto com o acompanhamento psicológico, podemos excluir todos os sentimentos. Fico a disposição para falar mais sobre ok?!
Te convidamos para uma consulta: Atendimento online em psicoterapia - R$ 100
Nesse caso seria importante você buscar um profissional de psicologia, pois sua ansiedade está ligada ao fato de que algo ruim pode acontecer, porém isso são apenas suposições e não fatos. O seu sentimento é de sua fragilidade pode estar exposta, mas se você pensar que todos nós podemos errar e que se começar a mudar a interpretação que faz das situações, analisando as vantagens e desvantagens de falar em público, verá que os seus pensamentos acabam distorcendo a realidade do que realmente tem chance de acontecer, através de técnicas conseguimos fazer mudanças nesse sentido, tanto para a sua comunicação, ansiedade, medo, angústia para que tenha uma vida mais leve e emocionalmente saudável.
Olá! Para melhor e diminuir esses sintomas (que imagino sejam de desconforto) antes de situações públicas, experimente técnicas de respiração lenta e profunda e práticas de relaxamento corporal. Não deixe de buscar uma ajuda profissional, como um psicólogo. Durante o tratamento psicológico você aprenderá técnicas de autoconhecimento, gerenciamento de emoções e superação do desconforto que podem ser valiosos para seu bem estar. Estou à disposição para lhe acompanhar no seu processo de superação e conquista pessoal.
Isso pode ser ansiedade de desempenho social. Sim ,existe tratamento. Procure um terapeuta da linha cognitivo comportamental para te ajudar.
Olá. De forma generalista, exercícios de respiração e afirmações para você mesma que te tragam calma. Entretanto, para encontrar ferramentar assertivas para você é preciso uma investigação com mais detalhes. Procure um profissional da psicologia. Abraço.