Como procurar um psicologo inicialmente? Tem algum profissional da área que faça diagnóstico? Um pro
20 respostas
Como procurar um psicologo inicialmente? Tem algum profissional da área que faça diagnóstico? Um profissional que identifique o que devo tratar diante das minhas queixas (trauma, fobia, ansiedade, depressão, comportamento) e apresente quais abordagens disponíveis.
Sim. Os psicólogos clínicos estão aptos a fazer psicodiagnosticos. Se você tem dúvidas sobre qual encaminhamento dar ao seu caso, procure um psicólogo clínico. Se precisar estou à disposição para orientações.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, os psicólogos clínicos fazem uma avaliação do quadro e sintomas apresentados, de acordo com a queixa, e indicará o melhor tratamento, através de orientações e técnicas terapêuticas.

Olá! Sim, os psicólogos clínicos estão aptos a realizar psicodiagóstico e indicar o tratamento mais adequado de acordo com a sua queixa e sintomas apresentados, assim como as abordagens, mas estas estão mais associadas com a sua identificação. Fico à disposição para orientar. Um abraço
Convidamo-lo para uma consulta: Telemedicina - R$ 100
Pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão Reservar uma consulta.

Ao procurar um Psicólogo, você pode pedir indicação de conhecidos que conheçam profissionais da área, entrar em contato, e perceber se você gosta de algum. A partir daí, ao se sentir acolhido no processo, o tratamento vai se desenvolvendo.

Por parte do Psicólogo, ele oferece sua proposta de trabalho, escuta e acolhimento nas primeira sessões e assim segue com o tratamento também.

Abraço!

Sugiro que procure um psicólogo clínico, com abordagem da Teoria Cognitiva Comportamental! Quando você sentir afinidade e segurança, o trabalho seguirá com leveza e naturalidade! Confie no sua intuição!!

Boa noite! Acredito que sua dúvida é se precisa passar em outro profissional de saúde antes? A resposta é sim e não,sim se for convênio médico e não se for particular poderá procurar por conta própria.Você pode procurar um psicólogo por conta própria através da internet e verificar o perfil profissional da pessoa,endereço,valores acessíveis para você.Como alguns colegas disseram você pode pedir indicações a conhecidos ou procurar referências,visitar perfis profissinais do psicólogo e também conversar com o mesmo através do telefone para tirar eventuais dúvidas antes da sessão.

Boa noite ! Durante a consulta psicólogica o psicólogo o ajudará a identificar o seu diagnóstico e assim traçar um objetivo para o tratamento. Marque um horário e conversamos melhor .

Qualquer Psicólogo Clínico poderá fazer uma avaliação do seu problema e tratá-lo ou encaminha-lo a outro profissional dependendo do seu caso. Grande Abraço.

Olá! O diagnóstico pode ser feito pelo próprio psicólogo de acordo com o que é trazido pelo paciente. Quanto a sua procura por psicólogo, há diferentes caminhos para chegar até um profissional, desde indicação de conhecidos ou pesquisas na internet, por exemplo. Ao entrar em contato com um profissional e agendar um encontro inicial é importante que você experimente se abrir francamente, e avalie o que sentiu nesses primeiros encontros, se você sentiu-se seguro, num ambiente confortável, firme e acolhedor para que você possa iniciar seu processo de cuidado e autoconhecimento. Eu trabalho sobre uma perspectiva que marca sessões iniciais para que possamos nos conhecer e avaliar em conjunto se esse é o trabalho terapêutico que faz sentido nessa busca de cuidado e, tendo identificado uma demanda de análise, se eu poderia ser a pessoa que te acompanhará neste caminho. É um trabalho delicado, recomendo que procure profissionais que possam não só identificar um possivel diagnóstico, como também compreender como um todo seus sintomas e sua forma de se relacionar.
Abraço!

Olá, tudo bem? O especialista que você procura é o Psicólogo Clínico, os mesmos estão aptos para um psicodiagnóstico, na primeira consulta geralmente é conversado sobre suas queixas, dores, desconfortos, percorrendo pelos pilares da religião, família, trabalho e amigos. E juntamente com você, o psicólogo vai traçar o caminho para alcançar objetivo do seu tratamento, e encaminhar para outros especialistas caso seja necessário. Espero ter auxiliado. Me coloco a disposição!

Sim, o psicólogo clínico pode ajudar bastante nesse processo, mas é importante informar que o diagnóstico deve ser pensando com bastante cuidado, já que é necessário escutar do paciente quais as queixas e demandas que ele traz.

Oie! Incialmente realizamos uma anamnese, que é uma entrevista clínica em que são coletados sintomas, história clínica e de vida e outros dados importantes para a realização de um diagnóstico e o planejamento do tratamento.

Se for algo que demande mais informações pode ser realizada um avaliação psicológica ou neuropsicológica que além de dados qualitativos são também registrados dados por meio de testes psicológicos projetivos e psicométricos, aí se tem um resultado mais preciso de psicodiagnóstico.

Uma abordagem bacana é a Terapia Cognitivo-Comportamental que já utiliza o diagnóstico como foco para o tratamento.

A procura por um psicólogo pode ocorrer por indicação de outro profissional (ex.: médico, nutricionista, dentista, etc) ou por uma demanda espontânea do próprio paciente. Esse último caso ocorre geralmente quando nos damos conta de algum sintoma como os que você comentou, de que algo na vida não vai bem ou ainda simplesmente porque desejamos melhorias. A partir disso, para escolher o profissional psicologo de modo mais seguro você pode buscar indicações de pessoas e profissionais em quem confia ou pode buscar referências na Internet (o site do Doctoralia é uma ótima ferramenta para isso). Uma dica importante é verificar o currículo do profissional para verificar se esta bem capacitado para prestar o serviço que você busca. Isso me leva à sua segunda questão: a princípio, todo psicólogo tem formação para fazer um diagnóstico de transtornos mentais, mas os mais capacitados em fazer isso são os psicologos clínicos, que correspondea uma especialização na área da Psicologia. O diagnóstico é geralmente baseado em uma anamnese, que é um tipo de entrevista que fazemos para investigar o que esta ocorrendo e alguns fatores associados. Outra possibilidade bacana é fazer o diagnóstico usando um instrumento de avaliação padronizado como as entrevistas estruturadas (ex.: SCID e MINI) que são baseadas nos critérios dos manuais diagnosticos oficiais e também são usadas em estudos cientificos nacionais e internacionais. Seguindo à identificação do diagnóstico e de como os problemas afetam a vida da pessoa, serão apresentadas as possibilidades de tratamento para que você tenha condições de decidir, a partir do seu perfil e das evidências de eficácia, qual a melhor opção para você.
Espero que tenha ajudado. Fico à disposição e na torcida para que você encontre o que busca. Abraços

Olá! Bom dia
Se você busca atendimento pelo convênio vai precisar de um encaminhamento médico, mas se for particular você pode buscar o psicólogo por conta própria. O psicólogo clínico está apto a fazer psicodiagnóstico e a te orientar no processo da psicoterapia. Qualquer dúvida pode entrar em contato comigo.

Olá! Pela sua descrição das queixas, o profissional mais adequado é realmente o psicólogo clínico, que está apto a realizar diagnósticos. Ele te apresentará uma proposta de psicoterapia para poder te ajudar e dará início ao tratamento, desde que você se sinta à vontade e tenha gostado da proposta, de como ela funciona e do psicólogo.

Olá! Psicólogos clínicos estão aptos a fazer psicodiagnóstico e identificar se há necessidade de tratamento com outros profissionais da saúde. Para saber sobre abordagens e métodos de trabalho, o site Doctoralia te ajuda a entender o perfil de cada profissional e suas especificações de trabalho. Pesquise por aqui perfis de psicólogos e leia a página de apresentação, pois assim poderá entender melhor o manejo clínico. Espero ter ajudado.

Olá! Um Psicólogo clínico pode realizar um psicodiagnóstico, porém é importante saber que na primeira consulta é realizada uma sessão para conhecer sua queixa, exploração e compreensão do seu mundo vivencial e para saber sobre o melhor caminho do seu tratamento ou encaminha-lo(a) a outro profissional em caso de abordagens que melhor se adequem.

Entre em contato com um psicólogo da sua região, agende um horário e inicie as sessões, ele saberá conduzir as suas queixas de maneira que você se sinta a vontade para falar tudo o que lhe incomoda e depois de algumas sessões ele será capaz de identificar qual área você realmente precise trabalhar de imediato e outras áreas que virão em segundo plano. Você vai ver como se sentirá mais tranquila para se abrir e falar de suas angústias.

Olá. Procure um psicólogo da sua cidade ou online. Atendimentos online funcionam bem também. O próprio psicólogo pode fazer um diagnóstico e dar encaminhamentos ao seu problema. Não tenha medo de procurar o profissional. Atenciosamente

Para tratamento dessas patologias descritas, te aconselho a procurar a Terapia Cognitivo Comportamental.

Especialistas

Aline Saramago Sahione

Aline Saramago Sahione

Psicólogo, Terapeuta complementar

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Ana Larissa Marques Perissini

Ana Larissa Marques Perissini

Psicólogo, Sexólogo

São José do Rio Preto

Andressa Mara Netto

Andressa Mara Netto

Psicólogo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2 perguntas sobre Primeira consulta psicólogo - conversa inicial

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.