Como procurar um psicologo inicialmente? Tem algum profissional da área que faça diagnóstico? Um pro

26 respostas
Como procurar um psicologo inicialmente? Tem algum profissional da área que faça diagnóstico? Um profissional que identifique o que devo tratar diante das minhas queixas (trauma, fobia, ansiedade, depressão, comportamento) e apresente quais abordagens disponíveis.
Sim, os psicólogos clínicos fazem uma avaliação do quadro e sintomas apresentados, de acordo com a queixa, e indicará o melhor tratamento, através de orientações e técnicas terapêuticas.

Olá! Sim, os psicólogos clínicos estão aptos a realizar psicodiagóstico e indicar o tratamento mais adequado de acordo com a sua queixa e sintomas apresentados, assim como as abordagens, mas estas estão mais associadas com a sua identificação. Fico à disposição para orientar. Um abraço
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Ao procurar um Psicólogo, você pode pedir indicação de conhecidos que conheçam profissionais da área, entrar em contato, e perceber se você gosta de algum. A partir daí, ao se sentir acolhido no processo, o tratamento vai se desenvolvendo.

Por parte do Psicólogo, ele oferece sua proposta de trabalho, escuta e acolhimento nas primeira sessões e assim segue com o tratamento também.

Abraço!
Sugiro que procure um psicólogo clínico, com abordagem da Teoria Cognitiva Comportamental! Quando você sentir afinidade e segurança, o trabalho seguirá com leveza e naturalidade! Confie no sua intuição!!
Boa noite! Acredito que sua dúvida é se precisa passar em outro profissional de saúde antes? A resposta é sim e não,sim se for convênio médico e não se for particular poderá procurar por conta própria.Você pode procurar um psicólogo por conta própria através da internet e verificar o perfil profissional da pessoa,endereço,valores acessíveis para você.Como alguns colegas disseram você pode pedir indicações a conhecidos ou procurar referências,visitar perfis profissinais do psicólogo e também conversar com o mesmo através do telefone para tirar eventuais dúvidas antes da sessão.
Boa noite ! Durante a consulta psicólogica o psicólogo o ajudará a identificar o seu diagnóstico e assim traçar um objetivo para o tratamento. Marque um horário e conversamos melhor .
Qualquer Psicólogo Clínico poderá fazer uma avaliação do seu problema e tratá-lo ou encaminha-lo a outro profissional dependendo do seu caso. Grande Abraço.
Olá! O diagnóstico pode ser feito pelo próprio psicólogo de acordo com o que é trazido pelo paciente. Quanto a sua procura por psicólogo, há diferentes caminhos para chegar até um profissional, desde indicação de conhecidos ou pesquisas na internet, por exemplo. Ao entrar em contato com um profissional e agendar um encontro inicial é importante que você experimente se abrir francamente, e avalie o que sentiu nesses primeiros encontros, se você sentiu-se seguro, num ambiente confortável, firme e acolhedor para que você possa iniciar seu processo de cuidado e autoconhecimento. Eu trabalho sobre uma perspectiva que marca sessões iniciais para que possamos nos conhecer e avaliar em conjunto se esse é o trabalho terapêutico que faz sentido nessa busca de cuidado e, tendo identificado uma demanda de análise, se eu poderia ser a pessoa que te acompanhará neste caminho. É um trabalho delicado, recomendo que procure profissionais que possam não só identificar um possivel diagnóstico, como também compreender como um todo seus sintomas e sua forma de se relacionar.
Abraço!
Olá, tudo bem? O especialista que você procura é o Psicólogo Clínico, os mesmos estão aptos para um psicodiagnóstico, na primeira consulta geralmente é conversado sobre suas queixas, dores, desconfortos, percorrendo pelos pilares da religião, família, trabalho e amigos. E juntamente com você, o psicólogo vai traçar o caminho para alcançar objetivo do seu tratamento, e encaminhar para outros especialistas caso seja necessário. Espero ter auxiliado. Me coloco a disposição!
Sim, o psicólogo clínico pode ajudar bastante nesse processo, mas é importante informar que o diagnóstico deve ser pensando com bastante cuidado, já que é necessário escutar do paciente quais as queixas e demandas que ele traz.
Oie! Incialmente realizamos uma anamnese, que é uma entrevista clínica em que são coletados sintomas, história clínica e de vida e outros dados importantes para a realização de um diagnóstico e o planejamento do tratamento.

Se for algo que demande mais informações pode ser realizada um avaliação psicológica ou neuropsicológica que além de dados qualitativos são também registrados dados por meio de testes psicológicos projetivos e psicométricos, aí se tem um resultado mais preciso de psicodiagnóstico.

Uma abordagem bacana é a Terapia Cognitivo-Comportamental que já utiliza o diagnóstico como foco para o tratamento.
A procura por um psicólogo pode ocorrer por indicação de outro profissional (ex.: médico, nutricionista, dentista, etc) ou por uma demanda espontânea do próprio paciente. Esse último caso ocorre geralmente quando nos damos conta de algum sintoma como os que você comentou, de que algo na vida não vai bem ou ainda simplesmente porque desejamos melhorias. A partir disso, para escolher o profissional psicologo de modo mais seguro você pode buscar indicações de pessoas e profissionais em quem confia ou pode buscar referências na Internet (o site do Doctoralia é uma ótima ferramenta para isso). Uma dica importante é verificar o currículo do profissional para verificar se esta bem capacitado para prestar o serviço que você busca. Isso me leva à sua segunda questão: a princípio, todo psicólogo tem formação para fazer um diagnóstico de transtornos mentais, mas os mais capacitados em fazer isso são os psicologos clínicos, que correspondea uma especialização na área da Psicologia. O diagnóstico é geralmente baseado em uma anamnese, que é um tipo de entrevista que fazemos para investigar o que esta ocorrendo e alguns fatores associados. Outra possibilidade bacana é fazer o diagnóstico usando um instrumento de avaliação padronizado como as entrevistas estruturadas (ex.: SCID e MINI) que são baseadas nos critérios dos manuais diagnosticos oficiais e também são usadas em estudos cientificos nacionais e internacionais. Seguindo à identificação do diagnóstico e de como os problemas afetam a vida da pessoa, serão apresentadas as possibilidades de tratamento para que você tenha condições de decidir, a partir do seu perfil e das evidências de eficácia, qual a melhor opção para você.
Espero que tenha ajudado. Fico à disposição e na torcida para que você encontre o que busca. Abraços
Olá! Bom dia
Se você busca atendimento pelo convênio vai precisar de um encaminhamento médico, mas se for particular você pode buscar o psicólogo por conta própria. O psicólogo clínico está apto a fazer psicodiagnóstico e a te orientar no processo da psicoterapia. Qualquer dúvida pode entrar em contato comigo.
Olá! Pela sua descrição das queixas, o profissional mais adequado é realmente o psicólogo clínico, que está apto a realizar diagnósticos. Ele te apresentará uma proposta de psicoterapia para poder te ajudar e dará início ao tratamento, desde que você se sinta à vontade e tenha gostado da proposta, de como ela funciona e do psicólogo.
Olá! Psicólogos clínicos estão aptos a fazer psicodiagnóstico e identificar se há necessidade de tratamento com outros profissionais da saúde. Para saber sobre abordagens e métodos de trabalho, o site Doctoralia te ajuda a entender o perfil de cada profissional e suas especificações de trabalho. Pesquise por aqui perfis de psicólogos e leia a página de apresentação, pois assim poderá entender melhor o manejo clínico. Espero ter ajudado.
Olá! Um Psicólogo clínico pode realizar um psicodiagnóstico, porém é importante saber que na primeira consulta é realizada uma sessão para conhecer sua queixa, exploração e compreensão do seu mundo vivencial e para saber sobre o melhor caminho do seu tratamento ou encaminha-lo(a) a outro profissional em caso de abordagens que melhor se adequem.
Entre em contato com um psicólogo da sua região, agende um horário e inicie as sessões, ele saberá conduzir as suas queixas de maneira que você se sinta a vontade para falar tudo o que lhe incomoda e depois de algumas sessões ele será capaz de identificar qual área você realmente precise trabalhar de imediato e outras áreas que virão em segundo plano. Você vai ver como se sentirá mais tranquila para se abrir e falar de suas angústias.
Olá. Procure um psicólogo da sua cidade ou online. Atendimentos online funcionam bem também. O próprio psicólogo pode fazer um diagnóstico e dar encaminhamentos ao seu problema. Não tenha medo de procurar o profissional. Atenciosamente
Para tratamento dessas patologias descritas, te aconselho a procurar a Terapia Cognitivo Comportamental.
Tenho certeza que nesta plataforma é possível encontrar bons profissionais que poderão te ajudar. Como escolher? Pense, analise e SINTA. Cofie que encontrar a melhor pessoa para você! se necessário marque um primeiro horário com mais de um psicólogo. Boa sorte em sua escolha! ;)
Olá! Sim, psicologos são capacitados para realizar diagnóstico. Busque acompanhamento de um psicólogo clínico, pesquise qual profissional você se identifica e agende sua sessão. Encontro-me a disposição!
Olá! Um psicólogo(a) clínico pode te ajudar. Procure aqui no doctoralia um profissional da sua região ou a disponibilidade de um atendimento online. Fico à disposição, um abraço!
Olá! Qualquer psicólogo clínico consegue lhe auxiliar.
Em qualquer abordagem, contamos com ferramentas e técnicas para lidar com todo tipo de fenômeno psicológico. Assim, certifique-se de encontrar algum profissional com o qual você se sinta bem e acolhido.
Para saber melhor de cada abordagem, eu sugiro que você entre em contato com alguns profissionais e peça pra explicarem o método de cada um, não existe um profissional que te indique qual abordagem seguir, pois isso acaba sendo muito individual, depende da sua identificação.
Entre em contato com um psicólogo que você sinta confiança, importante você sentir-se seguro , pois o principal para dar certo o tratamento, é a relação entre vocês. Ao encontrá-lo leve essas dúvidas a ele. Para saber sobre abordagens e métodos de trabalho, o site Doctoralia te ajuda a entender o perfil de cada profissional e suas especificações de trabalho. Pesquise na plataforma o que melhor se encaixa ao que você busca. Espero ter ajudado!
Olá. O psicólogo é apto a fazer psicodiagnótico, porém não são todos os profissionais que o fazem. Se é importante para você, deve perguntar ao profissional antes da primeira sessão. Penso que para procurar um psicólogo, o mais importante é ter sentido afinidade com o profissional. Você pode pedir indicações ou procurar na plataforma e fazer conversa inicial sem compromisso. Abraço.